sábado, 19 de abril de 2014

Liberdade por Gabriel Chalita


Liberdade

Há um poema de Cecília Meireles, no Romanceiro da Inconfidência, que diz: "Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda".
Nascemos para a liberdade, mas permitimos, conscientes ou não, que correntes nos aprisionem. Correntes do preconceito, do medo, das escolhas erradas. Correntes do amor sem amor, da ausência de ideais, da vida sem vida.
No próximo dia 21 de abril, lembramos de Tiradentes e, com ele, dos inconfidentes. Homens que ousaram sonhar com a liberdade. Com uma nação em que cada um fosse respeitado. Com um Brasil para todos os brasileiros. Foram descobertos. Sofreram os horrores da tortura e da morte. Mas o ideal permaneceu. Não escolheram uma vida apática. Escolheram um tema para viver. O tema da liberdade.
Hoje, celebra-se a paixão de Cristo. Sua morte como uma prova de um amor pleno para que, no seu sacrifício, recuperássemos a capacidade de amar. Ele pediu ao Pai: "Se for possível, afaste de mim esse cálice (esse sofrimento), mas que seja feita a Tua vontade". Ele sofreu a dor do abandono. Além de ter sido traído por um de seus discípulos, foi abandonado pelos outros. Mesmo Pedro chega a negá-lo três vezes antes do galo cantar.
Mas Jesus fez o que fez por amor. E a morte não foi capaz de vencê-lo. No domingo de Páscoa, celebra-se a ressurreição de Cristo. Páscoa significa passagem. Passagem da morte para a vida, passagem da escravidão para a liberdade.
Que esses mistérios sagrados nos ajudem a ter atitudes de quem, mesmo não sabendo explicar a liberdade, não deixa de entendê-la. E de lutar por ela.
A luta é o motor da vida. É o combustível da juventude. Envelhece quem não tem um projeto, um sonho. Envelhece quem se deixa diminuir pelos preconceitos e pelos ódios tantos que vão se acumulando.
Quem quer, de fato, ser livre precisa compreender as lições do Amor, as lições do amar.
Por Gabriel Chalita (fonte: Diário de S. Paulo) | Data: 18/4/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário