sábado, 28 de março de 2015

Presidente do Sindforte sofre atentado

Presidente do Sindforte sofre atentado
O SindForte/RN, em nome de toda a diretoria e associados, vem tornar público o atentado sofrido pelo sindicalista, Tertuliano Santiago, presidente do SindForte, na última quinta-feira, 19 de março de 2015, às 22 horas, na rotatória do prolongamento da Prudente de Morais com Av. Xavante, em Cidade Satélite.
“Sai da p… desse sindicato que isso vai levá-lo à morte”, com essas palavras um dos 4 homens que estavam em duas motos, ameaçou de morte o companheiro Santiago.
Não bastasse o espiral de violência em que o Estado do Rio Grande do Norte vê-se em envolvido, que agora, ameaça a se alastrar para o movimento sindical, esta ameaça não foi só contra nosso Presidente, mas sim, contra todo aquele que luta honestamente, toda a política sindical potiguar, isto não iremos permitir.
Acreditando nas Leis que regem o país e os cidadãos de bem, vamos sim, continuar nossa luta contra pelegos, mal sindicalistas, a classe patronal e daremos suporte e apoio aos companheiros de outros estados que nos solicitarem, não vamos nos acovardar diante do atentado, diante da chantagem que há muito prevalecia.
O SindForte, tem ciência de suas atribuições constituídas, e nelas, na força da união de seus sindicalizados, acreditando na gloriosa Policia Militar, Civil e Polícia Federal, que logo colocará atrás das grades os autores e mentores intelectuais do atentando.
Daqui, da nossa trincheira fincada em cada um dos que fazem parte do SindForte, não arredaremos pé na luta contra os que querem a todo custo roubar, violar, aterrorizar e humilhar nossa categorias, estamos unidos mais do que nunca, no propósito dias melhores para os vigilantes do estado e, para isso é preciso enfrentar covardes, que não tem coragem de enfrentar nosso sindicato num diálogo, olho no olho, na luta justa, no bom combate, se escondem utilizando meios e medidas escusos, métodos usados por terroristas medrosos, poltrões. Saiam do anonimato!

Musico é executado no RN

Foto/Reprodução
Um jovem foi morto atingido por vários disparos de arma de fogo no centro da cidade de Caraúbas, região Oeste do estado. O crime ocorreu no centro da cidade, onde a vítima identificada como Bruno Sales, de 32 anos, conhecido por Bruninho Manteiga, foi alvejado com oito disparos e morreu no local.
Segundo a polícia local, dois indivíduos em uma motocicleta se aproximaram e o garupa desceu efetuando quatro disparos contra o músico, que mesmo atingido tentou fugir, porém, o autor dos disparos voltou a subir na moto e nas proximidades do Supermercado Queiroz, efetuou novamente mais quatro tiros contra a vítima.
Bruninho Manteiga ainda foi socorrido por populares para o Hospital Regional Aguinaldo Pereira da Silva, mais não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da unidade hospitalar. Ninguém soube informar o motivo do crime. A vítima era músico percussionista da banda Amaré Do Brasil.
A polícia da 3ª Companhia de Polícia Militar de Caraúbas encontra-se em diligências, porém até o fechamento desta matéria ninguém havia sido encontrado. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, que tem a frente, o Delegado Dr. Erick Gomes.
Fonte: Fim da Linha

Suspeitos de assalto a correios de São Miguel colidem carro durante fuga

A polícia está realizando buscas na tentativa de prender um homem suspeito de assaltar os correios da cidade de São Miguel do Gostoso, município localizado no litoral Norte do Estado. Depois do crime o homem e uma comparsa fugiram usando um veículo roubado, mas acabaram colidindo o carro em um poste na estrada. De acordo com a polícia a mulher ainda não identificada, se feriu e acabou presa.
Várias viaturas da região estão em diligências, assim como aeronaves da Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal que realizam sobrevoos em toda BR 101 Norte. Informações também repassadas pela polícia dão conta que o suspeito em fuga está em uma motocicleta. A mulher presa foi conduzida ao pronto socorro e em seguida a delegacia da cidade de Touros

fonte: Portal BO

quarta-feira, 25 de março de 2015

Piloto estava preso fora da cabine quando avião da Germanwings caiu, diz 'NYT'

 Um militar envolvido na investigação sobre a queda do Airbus A320 da Germanwings nos Alpes franceses afirmou nesta quarta-feira que um dos pilotos deixou a cabine antes de o avião perder altitude. E não conseguiu voltar ao cockpit. A informação surgiu a partir de dados do registro de voz.
"O homem do lado de fora está batendo na porta, sem resposta. E então, ele começa a bater com mais força, ainda sem conseguir uma resposta. A resposta nunca vem", disse a fonte, segundo o jornal The New York Times. "Dá pra ouvir que ele está tentando derrubar a porta".
Na descrição feita pela fonte do jornal americano, na parte inicial do voo entre Barcelona, na Espanha, e Dusseldorf, na Alemanha, é possível ouvir uma conversa "tranquila" entre os pilotos. Até o momento em que o áudio indica que um dos pilotos deixa a cabine e não consegue entrar novamente.
"Ainda não sabemos por que um deles saiu. Mas o que é certo é que, no final do voo, o outro piloto estava sozinho e não abriu a porta", disse o investigador.
fonte:Veja online

Especialista Erick Pereira elogia barreira à criação de partidos políticos

Advogado analisa mudança na política: “Fortalece o sistema partidário, dificultando esse oportunismo que se criou no Brasil”

utgu8gff7g
O especialista em Direito Eleitoral e advogado Erick Pereira concorda com as novas regras sancionadas pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira, que dificultam a criação e fusão de partidos. Proposta pelo PMDB, com vistas a atingir a refundação do PL, a lei proíbe no caso de fusão ou incorporação, que os votos dos partidos fundidos obtidos na última eleição geral para deputado sejam somados para fins de arrecadação do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao horário eleitoral na TV e no rádio.
Para Pereira, a nova norma “fortalece o sistema partidário, dificultando esse oportunismo que se criou no Brasil para as janelas para mudança, onde se fragilizou a fidelidade partidária. Agora com essa ação, nós voltamos no sistema brasileiro o fortalecimento da autonomia dos partidos”, frisou o advogado.
Quanto à aprovação, pelo Senado, da proposta que acaba com as coligações eleitorais nas disputas por cargos proporcionais (deputados federais, estaduais e distritais), Erick Pereira sustenta ser de boa intenção, mas não tem compromisso republicano e não deve passar na Câmara dos Deputados.
Após a aprovação no Senado, a matéria segue agora para tramitação na Câmara dos Deputados. “Acho que dificilmente passa. Não tem interesse, não há consenso”, diz o advogado, acrescentando que existem peculiaridades locais que os políticos costumam priorizar, o que dificulta a aprovação da matéria.
“A proposta tem boas intenções, porém não tem compromisso republicano, de amadurecimento deste debate. Os deputados estão pensando muito ainda nas peculiaridades locais. Isso dificulta o avanço da matéria na Câmara”, frisou.
Sobre a reforma política ser feita de forma fatiada, segundo Erick, é ruim, porque necessita de uma discussão conjuntural. “Fatiada não é a melhor forma. Não se pode apenas discutir coligações sem se discutir o voto distrital, por exemplo. É preciso discutir o coeficiente e debater o voto distrital, debater como um todo”.

JHRN

Agência dos Correios de Ceará-Mirim é assaltada

AC-CearaMirim2
Imagen extraida de; http://190rn.com/agencia-dos-correios-de-ceara-mirim-e-assaltada/
A agência dos correios da cidade de Ceará-Mirim, região metropolitana de Natal, foi alvo de mais uma ação criminosa no fim da tarde desta quara-feira, 25.
De acordo com testemunhas que estavam dentro da unidade, cerca de 40 pessoas foram surpreendidas por cinco elementos que armados e muito calmos anunciaram o assalto. Uma guarnição da Guarda Municipal chegou a passar na frente da unidade, mas não desconfiou da situação.
Os criminosos conseguiram levar o dinheiro e fugir com destino ignorado. A Polícia Militar segue em diligencias na tentativa de localizar os criminosos.

Portal 190RN

ROCAM: suspeito de praticar assaltos é preso com carro clonado

20150325165851 (1)
Policiais Militares da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas, ROCAM, conseguiram prender na noite de hoje, 25, um suspeito de praticar vários assaltos e arrastões na Zona Oeste de Natal.
20150325165851
O soldado Irles, disse ao 190rn que a guarnição já vinha atenta a um veículo prata que estava praticando assaltos. “Quando passamos na Rua Serra do Mel, no conjunto Satélite, vimos uma moça colando rapidamente vários produtos dentro de um caminhão. Ao perceber nossa presença ela se escondeu e chamou nossa atenção. Voltamos e encontramos o veículo e o suspeito”, disse.

A PM encontrou com Claúdio Rodrigues de Macedo Junior,  31 anos, um veículo topo Focus clonado, várias chaves de carros, joias, celulares, balança de precisão, relógios e vários produtos que podem ser de arrastões.
O suspeito foi conduzido a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal e ficará a disposição da justiça.

portal 190

segunda-feira, 23 de março de 2015

NATAL A BUSCA CONTINUA...


Foto: José Aldenir
Foto: José Aldenir
Roberto Campello
Roberto_campello1@yahoo.com.br
Há dois dias uma força tarefa envolvendo o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) têm trabalhado na busca pelo corpo de Kleberson do Nascimento, 37 anos, que foi sugado por uma tubulação durante as chuvas que caíram em Mãe Luiza, na zona Leste de Natal, na manhã do último sábado (21). O resgate foi suspenso no início da noite de ontem e retomado na manhã de hoje (23). Uma sonda da Caern deve ser utilizada para auxiliar no resgate ainda na tarde desta segunda-feira, caso não chova mais.
Kleberson do Nascimento, mais conhecido como Nénem, foi sugado quando tentava desobstruir a passagem de uma boca de lobo, na Rua Atalaia, paralela a Avenida Guanabara. Com as fortes chuvas, a rua estava alagada e o acúmulo de lixo na entrada da boca de lobo impedia que a água escoasse. Ao tentar desobstruir, ele foi sugado pela tubulação de cerca de 50 centímetros de diâmetro. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que Kleberson tentava desobstruir e desapareceu subitamente.
O diretor da Defesa Civil de Natal, Eugênio Soares, conta que Kleberson do Nascimento desapareceu por volta das 11h30 do sábado. Quando o Corpo de Bombeiros chegou no local, pouco mais de meia hora depois, comunicou a família de que a possibilidade de ele estar vivo era muito remota, uma vez que o tubo tem quase 60 metros e o ser humano não conseguiria ficar sem respirar esse tempo todo. Além disso, a chuva constante dificultaria a sobrevivência. “Ele deve ter morrido 10 a 15 minutos, no máximo, depois que caiu”, afirma.
Foto: José Aldenir
Foto: José Aldenir
O diretor da Defesa Civil de Natal, Eugênio Soares, explicou no início da manhã desta segunda-feira que o corpo de Kleberson do Nascimento deveria estar no trecho que compreende do ponto que ele caiu, na Rua Atalaia até o Ponto de Visita (PV), caixa de concreto onde a água é canalizada e segue para outras tubulações de maior diâmetro, com 60 metros. “Todas as outras possibilidades já foram esgotadas. Ontem um mergulhador do Corpo de Bombeiros entregou em três PVs, com toda segurança”.
67i3522
“A Defesa Civil não trabalha com resgate de corpos, mas para dar uma resposta à sociedade, estamos trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros, dando total suporte, estrutura e a empresa também está nos ajudando. Tudo que é possível está sendo feito, mas com segurança. Todas as ações são calculadas e discutidas”, explica o diretor da Defesa Civil. Eugênio Soares lembra que a área onde aconteceu o incidente está interditada com risco de desabamento.
O capitão Marcos Miranda, do Corpo de Bombeiros, disse que o ambiente confinado é a maior dificuldade para se encontrar o corpo de vítima. “Algumas tubulações permitem que o bombeiros entre, mas é uma situação muito delicada e perigosa, pois há risco de contaminação, uma vez que nessas tubulações não corre apenas águas pluviais, mas esgotos também. Entendemos a dor da família, mas trabalhamos com um protocolo de segurança”, afirma o capitão do Corpo de Bombeiros. Na tarde do domingo, o Corpo de Bombeiros descartou qualquer possibilidade de o corpo de Kleberson do Nascimento ter ido para o mar.
8o785oo544
“Tudo aconteceu em um piscar de olhos. A nossa recomendação é que não se faça procedimentos como este, porque águas de chuva, principalmente torrencial como foi nesse fim de semana, tem a força de arrastar uma pessoa. Em um ambiente de obras tudo é possível, por isso o cuidado é redobrado”, afirma.
7i6i433
“Só queremos dar um enterro digno a ele”
A irmã de Kleberson do Nascimento, Maria de Lourdes do Nascimento, acompanhou durante esses dois dias o trabalho de busca pelo corpo do irmão. Ela disse já ter certeza de que ele está morto. “Só queremos da um enterro digno a nosso irmão. Está sendo muito difícil, muito angustiante para todos nós. Espero que ele não tenha sofrido muito”, conta a irmã de Kleberson, Maria de Lourdes.
Ela conta que Kleberson sempre foi um homem de bem e que constantemente ajudava a comunidade. “Ele era um homem alegre, feliz e ajudava a todos. Ele morreu tentando ajudar as pessoas, porque ele não morava ali. Aquele problema não tinha nada a ver com ele, mas como ele não aguentava ver alguém sofrendo e não ajudar, ele foi lá e morreu”. Desempregado, Kleberson deixa cinco filhos.
Dicas de segurança para dia de fortes chuvas
Em virtude das fortes chuvas deste sábado (21), o Corpo de Bombeiros do RN (CBM-RN), orienta que a população evite sair de casa se não houver grande necessidade. Caso seja inevitável deixar a residência, é importante estar atento a algumas dicas, como circular de carro com os faróis acesos; evitar passar por lugares alagados; não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas de córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contrair graves doenças, como hepatite e leptospirose. Já os moradores das regiões de risco – morros e encostas – devem procurar por locais seguros para se abrigar. Em caso de emergência, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.
Em casa:
» Se possível, ponha a salvo seus bens, mas lembre-se que algumas inundações se apresentam repentinamente. Nesses casos, o mais importante é proteger a sua vida e de seus familiares. Encaminhe-se imediatamente para um lugar seguro (partes mais altas da cidade);
» Ao primeiro sinal de chuva forte, deixe móveis e eletrodomésticos fora do alcance da água. Desligue equipamentos elétricos e eletrônicos, e feche os registros do gás e da água;
» Acompanhe o noticiário local pelo rádio e fique atento às mensagens de esclarecimento ou alarmes;
» E o mais importante: mantenha a calma para que possa tomar as providências necessárias. O pânico só piora a sua situação e de quem está à sua volta.
Nas ruas:
» Evite, ao máximo, estar em áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta, podem causar acidentes graves;
» Ao encontrar-se em ruas alagadas, procure se proteger o máximo possível para evitar o contato com a água. Use calçados ou improvise com sacos plásticos uma proteção para as pernas;
» Evite cruzar pontes onde o nível do rio subiu;
» Não se abrigue embaixo de árvores e se mantenha distante de postes;
» Não se aproxime de cercas de arame.
Dentro dos carros:
» Aos primeiros sinais de alagamento procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar;
» Ande devagar, aumente a distância do veículo da frente e não feche os cruzamentos;
» Sintonize seu rádio no noticiário local e procure informações sobre as áreas alagadas;
» Evite áreas alagadas. As poças podem esconder crateras. Se for inevitável, ao atravessá-las, mantenha aceleração contínua em primeira marcha, pois em hipótese alguma a água pode entrar pelo cano de descarga do carro.



Confira abaixo o vídeo que mostra Kleberson sendo levado pelas águas para tubulação

Fotos: Cedidas/Sandro Pimentel
Fotos: Cedidas/Sandro Pimentel
Desde ontem, as buscas pelo corpo de Kleberson do Nascimento, 33 anos, não resultaram em êxito. Ele foi sugado durante uma enxurrada na tarde deste sábado, pela tubulação de drenagem das obras do bairro Mãe Luiza, zona Leste de Natal.
Por volta das 13h30, o procedimento de busca foi suspenso pelo mergulhador do Corpo de Bombeiros, devido às chuvas. O profissional pretendia entrar na tubulação, a fim de resgatar o corpo da vítima.
De acordo com o vereador Sandro Pimental (PSOL), que passou cerca de 10 horas no local, acompanhando as tentativas de resgate da vítima, somente por volta do meio dia de hoje, é que o Corpo de Bombeiros teve acesso a planta da rua, para poder iniciar o resgate. “Até então, nenhum representante da empresa esteve no local. Atenção prefeito, uma obra de mais de R$ 7 milhões e meio sem fiscalização ? Cadê a sua equipe? Já sei, o bairro é de pobre, entendi”, criticou no facebook.
76oo4444
Por volta das 13h30, segundo o vereador, o procedimento de busca foi suspenso pelo mergulhador do Corpo de Bombeiros, devido às chuvas. O profissional pretendia entrar na tubulação, a fim de resgatar o corpo da vítima.
Kleberson foi sugado durante uma enxurrada na tarde deste sábado, pela tubulação de drenagem das obras do bairro Mãe Luiza em Natal. O acidente ocorreu na rua Atalaia, próximo à rua Guanabara. A vítima tentava com outro amigo desobstruir o bueiro, que estava com lixo. Infelizmente, ele acabou sendo sugado com a força da água das chuvas, após mergulhar para retirar o entulho.
Compartilha

Chuva de 237,8 mm destrói estrada e deixa alunos sem aula em Angicos

A-
A cidade de Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte, registrou 237,8 milímetros de chuva durante o final de semana. Os dados são da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). Segundo o meteorologista do órgão, Gilmar Bistrot, a chuva prevista para todo o  mês de março no município era de 152 milímetros. Com o valor bem acima do esperado, açudes da região transbordaram e uma ponte que dá acesso à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) foi destruída.
Társila Cavalcante/Blog Angicos NotíciasEstrada não aguentou força da chuva e cedeu em Angicos; alunos da Ufersa tiveram aulas suspensasEstrada não aguentou força da chuva e cedeu em Angicos; alunos da Ufersa tiveram aulas suspensas

A Emparn ainda contabiliza o quantitativo de chuvas no interior do estado deste a sexta-feira (20) até o domingo (22), contudo, foram registradas grandes precipitações em todas as regiões do RN. Angicos, por exemplo, até o dia 16 de março havia registrado chuvas inferiores a 50mm de média. Contudo, o fim de semana foi de muita água em todas as cidades da região.
Blog Angicos NotíciasAçude José Teodoro, no centro de Angicos, sangrou com a a forte chuva deste final de semanaAçude José Teodoro, no centro de Angicos, sangrou com a a forte chuva deste final de semana

"Em Angicos foram 237,8 mm, porém, as demais cidades da região registraram chuvas que variam entre 80 e 100 milímetros", disse Gilmar Bistrot. Três açudes da cidade romperam na região. Em Fernando Pedroza, cidade vizinha a Angicos, foram registrados 85 mm, por exemplo.

Tubulação rompe, destrói estrada e deixa alunos sem aula
Na estrada que dá acesso à Ufersa de Angicos, uma tubulação não aguentou a força das chuvas e rompeu, o que causou a destruição da pista. Com isso, todas as aulas foram suspensas até que o trecho da rodovia, que é estadual, seja restaurado. Uma equipe do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) foi até o local para dar início aos trabalhos.
Blog Angicos NotíciasChuva destruiu tubulação que passa por estrada na cidade de Angicos, na região Central do RNChuva destruiu tubulação que passa por estrada na cidade de Angicos, na região Central do RN

Mais cedo, moradores da região registraram quando a tubulação rompeu. Imagens do blog "Angicos Notícias" mostram a parte de baixo da estrada destruída pela força da água, ainda antes de ceder. Durante a noite, o asfalto caiu de um lado a outro da via.

Semana continuará com chuvas
Segundo o site Climatempo, a previsão de é de chuvas desta segunda-feira (23) até a quarta (25) em todas as regiões.

Ex-prefeito de Macau, Flávio Veras, é preso por corrupção e desvio de dinheiro

De acordo com as denúncias, o grupo contratou, sem licitação, 27 bandas para o Carnaval de 2011, promovido pela Prefeitura de Macau, cujo valor gasto somente com tais contratações totalizaram R$ 2,7 milhões

DSCN1045
Cerca de dois anos depois de cumprir mandados de busca e apreensão na casa do ex-prefeito e, até bem pouco tempo, secretário-chefe do gabinete civil de Macau, Flávio Veras, membros do Ministério Público do RN e da Polícia Militar voltaram ao local nas primeiras horas da manhã de hoje. A diferença é que, desta vez, o objetivo não era recolher documentos e evidências que ligassem Flávio Veras ao esquema de desvio de recursos por meio da contratação superfaturada de bandas para as festas da cidade. Desta vez, o objetivo foi levar o ex-prefeito preso por esse mesmo motivo. E eles conseguiram.
Segundo o Grupo de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPRN, “a prisão foi decretada para garantir a ordem pública e a conveniência da instrução criminal de forma a coibir a reiteração da prática criminosa de desvio de dinheiro público da Prefeitura de Macau, prática esta que continuava se perpetrando na atualidade, mesmo com todas as ações cíveis, criminais e eleitorais já ajuizadas em desfavor de Flávio Vieira Veras, a consagrar atitude de desdém aos poderes constituídos”.
Os integrantes do MPRN e da Polícia Militar afirmaram que Flávio Veras não resistiu à prisão e foi conduzido para um centro de detenção provisória de Natal (qual, porém, ainda não havia sido revelado). A prisão preventiva ocorre pouco mais de um mês depois dele ser oficialmente denunciado por envolvimento nesse desvio de recursos, apontado pela primeira vez em 2013, na Operação Máscara Negra, do mesmo Ministério Público do RN.
Segundo apurado pelo MP, Flávio Vieira Veras seria o grande mentor e articulador dos esquemas criminosos de desvio de dinheiro público do Município de Macau estando no topo da cadeia, por ter exercido o cargo de prefeito durante dois mandatos (2005/2008 e 2009/2012) e ter influência direta na atual administração municipal. Seria ele também o principal responsável pelas contratações das bandas que tocaram durante a sua gestão e que tocaram nos anos de 2013, 2014 e no carnaval deste ano.
Essas irregularidades foram denunciadas no dia 13 de fevereiro, a sexta-feira véspera de carnaval, Flávio Veras foi denunciado pelos crimes tipificados como peculato, crime de responsabilidade, fraude a licitação e organização criminosa. As penas podem chegar a vinte anos de prisão após o trânsito em julgado do caso.
Nada de novo para o ex-prefeito, que já foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a prisão por compra de votos. O processo, que já não cabe recursos, no entanto, vem tendo sua sentença protelada por seguidos embargos declaratórios interpostos pela defesa do ex-prefeito.
Sobra a Máscara Negra, o Ministério Público do RN apontou que, “após minuciosa apuração, ficou comprovado o superfaturamento e consequente desvio de R$ 1,2 milhão dos cofres públicos realizado através de prévios acertos entre servidores públicos, chefiados pelo ex-prefeito Flávio Veras e os empresários que intermediavam as contratações”.
DSCN1044
Além de Flávio Veras, foram denunciados também os empresários Alex Padang, Júnior Grafith (que também é vereador de Natal), e outras sete pessoas, entre agentes de bandas e funcionários públicos.
É importante lembrar que as investigações já haviam apontado que o grupo formado por 10 acusados desviou mais de R$ 1,2 milhão no Carnaval de 2011 em contratações de bandas, sem licitação, com valores superfaturados. As denúncias oferecidas são decorrentes das investigações que deram origem à Operação Máscara Negra, realizada em 2013, que deu cumprimento a 53 mandados de busca e apreensões e 14 mandados de prisões temporárias em Macau e Guamaré.
De acordo com as denúncias, o grupo contratou, sem licitação, 27 bandas para o Carnaval de 2011, promovido pela Prefeitura de Macau, cujo valor gasto somente com tais contratações totalizaram R$ 2,7 milhões. “Nas ações penais, foram descritos os fatos criminosos praticados pelo grupo contra a administração pública. Entre os crimes tipificados estão peculato, crime de responsabilidade do ex-prefeito, fraude a licitação e organização criminosa. As penas podem chegar a vinte anos de prisão”, acrescentou o MPRN na época.
DSCN1042
Justiça proíbe acesso de denunciados à sede da Prefeitura e veta contratação de bandas envolvidas
Além da prisão preventiva do ex-prefeito de Macau, a decisão suspendeu da função pública o atual Chefe de Gabinete da Prefeitura de Macau/RN, Francisco de Assis Guimarães, bem como decretou a suspensão parcial do exercício da atividade econômica de Alex Sandro Ferreira de Melo (Alex Padang), Janine Santos de Melo, Leonardo Martins de Medeiros, Francisco Jocélio Oliveira de Barros, Jose Romildo da Cunha, Cristiano Gomes de Lima Júnior (Junior Grafith) e Francisco Edson Ribeiro da Silva, determinando que todos eles, bem como as empresas Grupo Musical Cavaleiros do Forró Ltda., Banda Deixe de Brincadeira Ltda., Forró da Pegação Edições Musicais Ltda., F J. Oliveira de Barros ME, Ranielson Guimarães da Cunha ME, J. R. da Cunha ME, M.S. Marques ME, Banda Grafith Produções e Promoções Artísiticas Ltda ME, Flavia Gomes Barbosa e Oliveira ME e Darlan Mora Silva ME, em nome próprio (ou através de procurações) ou por intermédio de qualquer pessoa física ou jurídica, restem impedidos de participar de procedimento licitatório e firmar contrato com pessoa jurídica de direito público, sendo tal medida informada especialmente ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Municípios de Macau e Guamaré.
Foi determinada, ainda, a proibição de acesso e frequência das pessoas acima citadas, incluindo Francisco Gaspar da Silva Paraíba Cabral, à sede ou qualquer outra dependência da Prefeitura do município, com informação à Prefeitura de Macau e as polícias civil e militar, que serão responsáveis pela fiscalização.
Tais medidas são decorrentes das investigações que deram origem à Operação Máscara Negra, realizada em 2013, que deu cumprimento de 53 mandados de busca e apreensões e 14 mandados de prisões temporárias expedidos pela comarca de Macau, o que já redundou, até o presente momento, no oferecimento de 13 denúncias.
DSCN1039
Condenado e acusado, Flávio Veras foi secretário-chefe da atual gestão
É importante lembrar que Francisco de Assis Guimarães, não foi o primeiro que o Ministério Público do RN pediu para que fosse afastado do cargo de chefe de Gabinete do Município de Macau. Antes, o MPRN também já havia solicitado ao prefeito Kerginaldo Pinto, do PMDB, que tirasse do cargo o ex-prefeito Flávio Veras, que até bem pouco tempo o ocupava, mesmo tendo condenações na Justiça Eleitoral e sendo investigado por desvio de recursos do Executivo municipal.
Não foi por acaso que Kerginaldo nomeou Flávio Veras e resistiu certo tempo em tira-lo do cargo. Ex-funcionário de Flávio, Kerginaldo Pinto foi candidato a prefeito pela primeira vez em 2012, com o apoio de Flávio Veras, então chefe do Executivo Municipal. Os dois, inclusive, foram até condenados pela Justiça Eleitoral no ano passado, por suposta utilização da máquina pública em benefício eleitoral – o caso ainda aguarda julgamento na segunda instância, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
E essa não foi nem a primeira condenação de Flávio Veras na Justiça Eleitoral. O ex-prefeito tem também uma condenação a prisão por compra de votos. O processo já nem cabe mais recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas tem o cumprimento de sua sentença adiado por seguidos embargos declaratórios movidos pela defesa do ex-prefeito.
Além dessa condenação no TSE, o Ministério Público do RN se utilizou da investigação da Máscara Negra para dizer que o ex-prefeito deveria sair da chefia do Gabinete da atual gestão. Em 2013, apesar de não ser oficialmente denunciado, Flávio Veras já tinha a casa alvo de um mandado de busca a apreensão, com o objetivo de levantar documentos e informações para embasar a investigação sobre o superfaturamento de bandas.

JHRN

Seminário do PSOL discute direitos humanos e segurança em Angicos


"Direitos Humanos e Segurança Pública: diálogos possíveis”. Esse foi o tema do I Seminário Angicos em Debate que é uma promoção do Diretório local do PSOL em parceria com a Fundação Lauro Campos.  A atividade que reuniu mais de 40 pessoas de vários setores da sociedade angicana ocorreu na tarde deste sábado (21) na Escola Estadual José Rufino e serviu para a formulação de propostas para o programa político do partido assim como o aprofundamento das discussões em torno da problemática da segurança.

O evento foi dirigido pela acadêmica de UFERSA, Bárbara Ruane, que está a frente da Secretaria de Direitos Humanos do PSOL em Angicos. O acadêmico da UNP Neto Monteiro e o professor da UFERSA, Marcos Vinicius, ambos militantes do PSOL, fizeram parte da mesa de abertura do evento e saudaram os presentes frisando a importância do debate. “Nosso partido quer o dialogo aberto com a sociedade” – resumiu Neto Monteiro.

Na mesa do debate estiveram o Cabo Ramos Costa da reserva da Política Militar, o soldado e presidente da ONG CHIELD, Félix, e o historiador e diretor de Instituto de Estudos Estratégicos do Rio Grande do Norte (IEE-RN), Modesto Neto. Os representantes da policia falaram dos problemas da segurança no Brasil, no Rio Grande do Norte e na cidade. Ambos repudiaram a formação da PM baseada na violência que “visa quebrar o policial no quartel para que ele quebre os outros na rua” como frisou o Cabo Ramos Costa. Por sua vez, Félix frisou ser a favor da desmilitarização da polícia militar e apresentou número de ocorrências na cidade.

Reconhecendo o policial como um trabalhador precarizado, Modesto neto não poupou duras criticas ao Estado e a formação “para exterminar” da policia militar. “Quando o policial mata um jovem, negro e pobre na favela, o Estado puxa o gatilho junto”. O historiador defendeu “um novo modelo de segurança” onde haja salário digno, condições de trabalho e formação humana para a policia, mas também um sistema carcerário que “não seja um inferno e respeite os direitos fundamentais”. Localmente Modesto propôs a instalação da Guarda Municipal Cidadã e a instituição de um Observatório da Violência na UFERSA.


Após a explanação inicial da mesa foi seguido de um longo e intenso debate sobre as questões levantadas. Doze intervenções foram feitas e várias propostas apresentadas como a instituição do Conselho de Segurança, monitoramento por câmeras e iluminação nos bairro mais afastados do centro. Os estudantes universitários e todos os presentes foram certificados pela Fundação Lauro Campos. Este foi o primeiro seminário de outros que se seguiram em outras áreas temáticas como saúde e educação.

Em Brejinho Bandido troca tiro com a policia é morto,após assalto




 foto cedida
Em Brejinho na região agreste,um policial militar a paisana foi vítima de assalto na manhã desta segunda feira 23, e reagiu baleando o suspeito. O policial que não quis se identificar disse que foi abordado pelo assaltante nas proximidades da praça central da cidade.

 foto cedida 
Ao reagir ao assalto, o policial sacou a pistola e o assaltante buscou abrigo e começou a atirar contra o Policial. A Polícia Militar que realizava o patrulhamento no local também participou da troca de tiros e atingiu o meliante.

O assaltante foi atingido no tórax e socorrido para hospital Municipal pelos próprios policiais, mas não resistiu e chegou a óbito. O Homem baleado não tinha documentos e estava de posse de uma pistola calibre 380.

XUA DO AGRESTE

domingo, 22 de março de 2015

Convidamos todos funcionários municipais de educação de Lagoa salgada-RN





Local: Escola Municipal Presidente Café Filho
Data: 24/03/2015
Hora: 17:00

Reunião com coordenadores do SINTE/RN com ampla pauta, participe!

sábado, 21 de março de 2015

Festa de emancipação politica de Brejinho é neste sábado

Homens morrem asfixiados dentro de cacimbão no interior do RN


Tragédia na manhã deste sábado, 21, na Zona rural de Messias Targino. Dois homens que trabalhavam em um cacimbão no sítio de um vereador da cidade morreram, ao que tudo indica, após terem contato com a fumaça de um motor bomba.
O primeiro a passar mal foi um homem identificado apenas como Mazinho. Seu companheiro, por nome de Marcondes, ao ver o amigo passar mal dentro do cacimbão, entrou para socorrê-lo, mas também acabou vindo a óbito.
Com informações Focoelho e Portal NCO


Blog do BG: http://blogdobg.com.br#ixzz3V3Y62VVB