sábado, 26 de setembro de 2015

Bancários do RN decidem por greve ou não na próxima segunda(28)



Fonte:http://www.bancariosrn.com.br/

MP aponta indícios da participação de políticos em fraudes

Este conteúdo foi publicado pelo site da Tribuna do Norte


A decisão do desembargador Cornélio Alves em suspender o curso das investigações da Operação Dama de Espadas, conduzidas pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, confirmou a participação de políticos com mandatos no suposto esquema criminoso que desviou R$ 5,5 milhões da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Pela primeira vez, após a operação deflagrada mês passado, a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) assumiu, em nota encaminhada à imprensa na tarde de ontem (25), que foram identificados “indícios da participação de detentores de foro especial no curso das investigações” e “requereu o encaminhamento das provas ao Procurador Geral de Justiça”. No âmbito do MPRN, “detentores de foro especial” significa “pessoa no exercício de mandato eletivo”. Como a investigação é sobre fraudes cometidas no Legislativo, a relação mais lógica é que os indícios estejam relacionados a deputados estaduais e/ou ex-deputados da AL eleitos, no ano passado, para outros cargos. 
Magnus Nascimento
Desembargador  Cornélio Alves decidiu ontem suspender a investigação sobre esquema de fraudes na Assembleia para definir o foro responsável pela apuração da denúncia e pelo julgamento da açãoDesembargador Cornélio Alves decidiu ontem suspender a investigação sobre esquema de fraudes na Assembleia para definir o foro responsável pela apuração da denúncia e pelo julgamento da ação

O pedido de suspensão das investigações, protocolado pelas Procuradorias Geral do Estado e da Assembleia Legislativa foi deferido até que seja definido o foro responsável pelo julgamento da ação. A PGJ confirmou que irá recorrer da decisão judicial no prazo legal. O desembargador Cornélio Alves justifica que acata liminar “ante a concreta possibilidade de continuidade das investigações por autoridade não detentora de tal atribuição, bem como de imposição de novas medidas cautelares constritivas de direitos constitucionalmente protegidos, por Juízo absolutamente incompetente”. 

O procurador-geral do Estado, Francisco Wilkie, afirmou à TRIBUNA DO NORTE que a PGE foi provocada por ofício da mesa diretora da Assembleia Legistativa para atuar na defesa das prerrogativas do Poder Legislativo, tendo em vista que é “atribuição constitucional da Procuradoria a defesa de quaisquer dos poderes do Estado”. “Nos nos limitamos a pedir que a investigação, onde houver prerrogativa de foro privilegiado, seja conduzida pelo procurador-geral de Justiça, na preservação da competência do próprio Tribunal de Justiça”.  

“O interesse da PGE é que as investigações continuem e que os eventuais culpados respondam pelos seus crimes. Reconhecemos o trabalho e a legitimidade dos atos do Ministério Público, e é interesse da PGE que a investigação continue da forma mais rigorosa possível pelo órgão competente”, afirmou o procurador-geral do Estado. “Se fosse tese absurda, ou equivocada, a da PGE, não teria sido reconhecida nossa legitimidade e o Tribunal de Justiça não nos teria condedido liminar”, reforçou.

O procurador-geral do Estado disse que não há interesse de parar a investigação e que a “PGE não está atuando na defesa  pessoal de ninguém”. “A AL não tem personalidade jurídica própria, quem representa é a PGE”, completou o procurador-geral adjunto da PGE, João Carlos Coque. No pedido formulado à Justiça, assinado pela Procuradoria da Casa e pela PGE, é defendido que “toda e qualquer investigação de atos da Assembleia Legislativa implica em investigar deputado, pois a Casa é administrada pela Mesa, composta exclusivamente de Deputados”.

“Não foi decidido pela suspensão das investigações, como todos pensam, mas pela definição do Foro, do Juízo no qual a ação envolvendo os deputados estaduais tramitará”, disse o procurador-geral adjunto. A PGJ destacou que o Tribunal de Justiça já havia apreciado um pedido semelhante. O desembargador Ibanez Monteiro negou a suspensão e considerou que, “se eventualmente algum parlamentar entender que a prerrogativa de foro, da qual é detentor, não foi respeita, que busque individualmente as medidas administrativas ou judiciais que entender cabíveis”. 

Na decisão,  Ibanez entendeu que “a discussão acerca da prerrogativa de foro de Deputados Estaduais não caracteriza potencial afronta ao funcionamento, à autonomia ou à independência” do Poder Legislativo e negou o pedido inicial da Procuradoria da AL. Sobre as duas decisões - a de Ibanez Monteiro negando o pedido da AL; e a de Cornélio Alves favorável à suspensão das investigações – uma fonte da TRIBUNA DO NORTE com trânsito no Judiciário esclareceu o caso. Havendo dois juízes igualmente competentes para uma mesma matéria, aquele que primeiro conhecer a causa fica prevento para ela. Prevenção, basicamente, seria a fixação de competência pela antecedência de conhecimento da causa. 

Os procuradores da AL já haviam ingressado com o pedido alegando que havia investigação de deputados estaduais e que, ou a investigação deveria ser conduzida pela PGJ ou extraída dos autos. O novo pedido foi protocolado sem fazer relação de dependência ao processo anterior, apreciado pelo desembargador Ibanez Monteiro, sendo novamente distribuído para outro desembargador.

Em nota, a PGJ criticou a PGE argumentando que “seria desejável, sim, ao Estado, através da Procuradoria Geral do Estado, perfilar como vítima do ataque ao erário, inclusive apurando eventual dano ao patrimônio público no âmbito administrativo, função que se insere em suas atribuições institucionais”. A nota da PGJ foi encerrada com a defesa de que a atitude da Procuradoria da AL e do Estado causa “um evidente prejuízo ao desbaratamento dos crimes praticados por pessoas que não estão submetidas à competência criminal do Tribunal de Justiça e que ensejaram grave dano ao erário.

O coordenador do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco/RN), Carlos José Cavalcanti de Lima, assinou nota na qual afirmou que “na atual conjuntura, de sentimento nacional de combate à corrupção e conclamação da população e das instituições democráticas para a luta contra os desvios de recursos públicos, a Advocacia Pública Estadual, através da Procuradoria Geral do Estado e da Procuradoria Geral da Assembleia, produz uma página triste dessa luta, fazendo a defesa privada de interesses das pessoas que supostamente, à luz dos argumentos publicizados, causaram lesão ao patrimônio dos entes cuja defesa incumbe a esses órgãos”.  

Bando armado invade Serra Negra do Norte e explodem caixas


Banco de Serra Negra do Norte
Está no Blog de Sidney Silva
Um grupo criminoso fortemente armado invadiu a cidade de Serra Negra do Norte, na madrugada deste sábado (26), por volta das 2hs40min e estouraram dois caixas eletrônicos da agência bancária do Bradesco, localizado em frente à Praça Senador Dinarte Mariz.
Os bandidos, segundo relatos de populares realizaram cerca de quatro explosões nos terminais bancários. Alguns homens foram espalhados na cidade em pontos estratégicos, inclusive, na frente do Destacamento Policial, que fica localizado na entrada da cidade (acesso para o estado da Paraíba), na BR 427. A outra parte estourou o banco.
Os policiais foram avisados do estava acontecendo no banco por um popular, mas, já estavam cercados pelo bando e nada puderam fazer. Muitos tiros foram efetuados contra o prédio da PM e na rua onde está o banco.
Depois dos estouros dos caixas, o bando fugiu em direção ao estado da Paraíba. Um dos carros usados foi deixado para trás. Eles incendiaram o veículo Fiat Uno de cor prata e placas EBZ-6820 de São Paulo, na estrada de acesso a Pombal/PB.


EXTRAÍDO DO Blog do BG

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Câmara eleva para 75 anos aposentadoria compulsória dos servidores públicos

Imagem divulgaação
A Câmara dos Deputados aprovou hoje (23) projeto de lei do Senado que regulamenta a aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade. Atualmente, a aposentadoria compulsória para os servidores públicos ocorre aos 70 anos. Pela proposta, a idade passa para 75 anos no caso dos servidores públicos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O projeto de lei complementar foi aprovado por 355 votos a favor e 32 contra.
O projeto decorreu da Emenda Constitucional 88/2015 (Emenda da Bengala), que aumentou de 70 para 75 anos a idade limite para aposentadoria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos demais tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU).
O texto voltará para nova apreciação dos senadores, uma vez que foi modificado pelos deputados na votação de hoje. Antes da votação do texto do Senado, os deputados aprovaram duas emendas que haviam sido acatadas pelo relator da proposta, deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ).
As emendas acatadas pelo relator foram aprovadas por 338 votos. Uma delas revoga dispositivo da legislação para permitir ao policial, servidor público, se aposentar compulsoriamente aos 75 anos de idade. Atualmente, esses servidores se aposentam aos 65 anos. A outra emenda aprovada prevê uma transição para a aplicação da aposentadoria compulsória para os servidores do corpo diplomático.

Fonte:Agencia Brasil

Central dos Correios será oportunidade para empresários do RN exportarem mercadorias

Segundo o diretor regional dos Correios, José Alberto Brito, central de cargas no Rio Grande do Norte será a quarta instalada no país.

A instalação de uma central de conexões de cargas para operação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, tem gerado grande expectativa com a possibilidade de elevar a capacidade de circulação de pequenas encomendas na região.

O diretor regional dos Correios, José Alberto Brito, afirmou que o o projeto está praticamente concluído, necessitando apenas a formalização com a concessionária. “Do ponto de vista financeiro e administrativo está tudo resolvido e a gente está apenas aguardando uma decisão de assinatura do contrato para construção do armazém, da operação do armazém com o consórcio Inframerica”, disse.


Brito explicou como funcionará o hub dos Correios no estado. “O consórcio constrói o armazém e ele será coordenado pelos Correios e funcionará no Aeroporto de São Gonçalo”.
Segundo o diretor, este será o quarto centro internacional no país e servirá para otimizar o serviço fora do eixo das regiões Sul e Sudeste. “Existe uma [central] no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Aqui no Rio Grande do Norte será a quarta unidade dos Correios no Brasil. Isso é muito importante. Nós vamos internalizar toda a parte de carga internacional procedente do exterior que vem para o Norte-Nordeste e parte do Centro-Oeste”, comentou José.
ENT-H3

Para ele, a instalação do armazém no estado possibilita ao empresário potiguar exportar seus produtos com menor custo.

“Nós vamos ocupar uma malha logística que hoje está ociosa no sentido de retorno. A região Norte e Nordeste é importadora. O grande ponto é que a economia do Rio Grande do Norte vai ser impactada. Porque os aviões que trarão a carga internacional voltarão para suas origens e é a grande oportunidade para as empresas exportadoras do RN usarem o retorno. Porque é um retorno já compensado pela carga que os Correios usam na importação. Então nós teremos uma grande oportunidade para os empresários que querem exportar a partir do RN”, detalhou.
O diretor dos Correios acredita ainda que a instalação da central pode contribuir para que o estado seja escolhido para sediar outro hub que vem sendo pleiteado. “O hub da Latam surgiu até depois e eu tenho certeza que alguma informação a respeito dessa decisão estratégica dos Correios para o Aeroporto de São Gonçalo provavelmente vai ter um peso na decisão que a presidente da TAM vai tomar”, comentou.
Para o diretor, a previsão é que a construção da central seja iniciada no início do próximo ano. “A expectativa é que esse contrato seja assinado até o final do ano, nos próximos 90 dias. A construção do armazém será de 8 a 12 meses. No final do ano que vem eu creio que nós estaremos com esse armazém esperando”, espera José Alberto.

Fonte: No minuto

Presidente do América cogita ‘prêmio’ ao Salgueiro-PE por vitória na Série C

Por Ayrton Freire
Hermano esperava uma classificação mais tranquila (Foto: Alberto Leandro)
Hermano esperava uma classificação mais tranquila (Foto: Alberto Leandro)
É grande o clima de expectativa no América às vésperas de definir seu futuro na Série C do Campeonato Brasileiro. Sem depender apenas de si para avançar para a fase de mata-mata da competição, o presidente do clube, Hermano Morais, cogita premiar o Salgueiro-PE em caso de vitória sobre Confiança-SE, no próximo domingo (27).
O “prêmio” surge como uma das alternativas americanas para assegurar a sua classificação para as quartas de final da disputa, já que o time precisa precisa superar o Botafogo-PB, na Arena das Dunas, no próximo domingo e torcer para que os pernambucanos batam os Confiança-SE, no mesmo dia.
A combinação garantiria a vaga alvirrubra na próxima fase. Apesar de demonstrar confiança na classificação, Hermano não consegue esconder a preocupação. O dirigente, inclusive, confirma a intenção de premiar o time de Pernambuco, no caso da equipe alvirrubra avançar para a fase eliminatória a partir de um resultado positivo do Salgueiro.

“Estamos trabalhando em várias frentes. Eles (Salgueiro) enfrentam dificuldades. Se vencerem e nos classificarmos, vamos reconhecer este esforço. Acho mais que justo que encontremos uma maneira de premia-los”, ressalta o mandatário.
Depois da derrota por 1 a 0 para o Confiança na última segunda-feira (21), em Aracaju. O time americano perdeu sua vaga no G4 do Grupo A, após nove rodadas, para o próprio Confiança que tomou a quarta colocação da tabela da Série C, com 28 pontos, deixando o Alvirrubro uma posição abaixo com dois pontos a menos.
Hermano Morais confessa que não contava com o drama na última rodada da fase de grupos da terceira divisão nacional e convoca a torcida para a partida mais importante do clube na atual temporada.
“Nós esperávamos uma classificação mais tranquila, mas continuamos confiantes. Aproveito a oportunidade para convocar a torcida americana. É importante que o torcedor não fique em casa”, comentou o presidente que fez questão de lembrar-se do quanto o Salgueiro incomodou o América nesta Série C.
Jogo duro
O Salgueiro não facilitou para o América na competição em disputa. Os dois encontros entre as equipes este ano terminaram empatados. Contudo, o time rubro tem a Arena das Dunas como trunfo para desequilibrar o retrospecto recente de duelos.
Nas oito partidas disputadas pelo time americano no estádio potiguar nesta Série C, em apenas dois jogos não conseguiu a vitória – um deles justamente contra os pernambucanos no empate por 2 a 2. O outro, contra o Fortaleza, numa igualdade sem gols.
Agora, o América torce para que a equipe do interior de Pernambuco, que já dificultou a vida americana, faça diferente e vença o Confiança. Depois de ter aprontado com o Alvirrubro, Hermano Morais destaca que os adversários “fizeram grandes jogos e podem vencer”.
América e Botafogo, na Arena das Dunas, e Salgueiro e Confiança, no estádio Cornélio de Barros, acontecem no mesmo horário, às 19 horas, deste domingo.

Fonte: No minuto

Dilma oferece Saúde a PMDB e Chioro dá sua saída como certa

O ministro Arthur Chioro, que busca financiamento à SaúdeO ministro da Saúde, Arthur Chioro, reuniu nesta terça-feira (22) sua equipe de secretários da pasta para falar de sua saída do cargo. O encontro foi realizado no mesmo dia em que o Palácio do Planalto informou ao ministro que seu posto seria oferecido ao PMDB na reforma administrativa realizada pelo governo federal.
Nesta quarta-feira (23), a presidente Dilma Rousseff informou à cúpula nacional do PMDB que colocará no comando do Ministério da Saúde um dos deputados federais indicados pelo partido. O nome que conta com maior simpatia da petista, segundo auxiliares e assessores, é o de Manoel Júnior (PB).
Segundo relatos, o ministro já dá como certa sua saída do cargo. Em conversas reservadas, ele tem dito que, mesmo que o PMDB não assuma a pasta, ele não pretende permanecer nela, já que se sentiu rifado pelo governo federal.
A entrega da pasta para o PMDB foi costurada no último fim de semana pelo Palácio do Planalto. A ideia inicial era colocar no posto um nome que fosse indicado do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB). A intenção, no entanto, não teve respaldo da bancada do partido na Câmara dos Deputados, o que levou o governo federal a pedir indicações aos parlamentares peemedebistas.
Ao contrário da Câmara, a bancada do PMDB no Senado ainda não deu sinalizações mais claras sobre os nomes que pode indicar a Dilma. O líder da sigla na Casa, Eunício Oliveira (CE), afirmou que a bancada não tem nenhum pedido específico por algum cargo e que está satisfeita com as pastas que comanda.
"Na questão do Senado, nós que defendemos aqui todo o tempo cortes de ministérios e do Orçamento, nós não tínhamos ali nenhum modelo a apresentar e nenhuma reivindicação adicional a fazer ao que já existe de participação do PMDB", afirmou Eunício.
O senador se reuniu com Dilma pela manhã e deve voltar a encontrá-la no fim da tarde. "Ela está fechando cenário e disse que até o final da tarde nos chamará para apresentar o que vai ficar definido", disse.
A presidente teve encontros com parlamentares e com ministros da sigla no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, para definir o espaço da legenda na nova configuração da Esplanada dos Ministérios.
Na sequência, a petista se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a cúpula nacional do PT: o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e os ministros petistas Aloizio Mercadante (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Relações Institucionais), Edinho Silva (Comunicação Social) e Jaques Wagner (Defesa).
A expectativa é de que a presidente anuncie quarta (23) ou quinta-feira (24) a nova configuração da Esplanada dos Ministérios. 

Fonte: Folha.com

MPF recomenda que Caern suspenda venda de água a “pipeiros” em Caicó

pipaequador
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MP/RN) em Caicó enviaram uma recomendação à Caern para que a companhia suspenda a venda avulsa de água nos pontos de captação localizados na cidade e direcione todo volume para a rede pública de abastecimento. Hoje a venda avulsa ocorre sem controle sobre quantidade ou destinação, geralmente a donos de carros-pipa, e parte chega a ser revendida à população que sofre com o rodízio no abastecimento da Caern.
Conforme a recomendação conjunta, a venda para esses compradores particulares deverá ser suspensa enquanto a concessionária não for capaz de atender suficientemente a rede doméstica de usuários. O pedido leva em conta a prioridade que deve ser dada ao consumo humano, na utilização da água, e a situação atual dos principais reservatórios do estado, cujos volumes se encontram muito abaixo do normal.
O documento encaminhado à Direção, à Gerência Regional e à chefia do escritório da Caern em Caicó estabelece um prazo de dois úteis, a contar de seu recebimento, para que os representantes da companhia informem as medidas adotadas. O Ministério Público quer a suspensão da vigência de parte da Resolução 05/2013-D, no trecho que autoriza a venda de água avulsa para particulares.
Uma vistoria realizada pelo procurador da República Bruno Lamenha, que assina a recomendação junto com o representante da 3ª Promotoria de Justiça de Caicó, constatou que a venda avulsa de água a particulares é feita sem limite da quantidade e independente da destinação. Essa água, comprada pelos “pipeiros”, chega a ser revendida a moradores que estão sem abastecimento direto da Caern, por preços até dez vezes maior.

Fonte;Robson Pires

Dólar fecha a R$ 4,14, e bate novo recorde histórico


CPnTM0CUwAEnlqZEm mais um dia de nervosismo, o Banco Central (BC) entrou vendendo US$ 4 bilhões no mercado de câmbio para segurar a cotação do dólar comercial, que atingiu R$ 4,152 no início da tarde desta quarta-feira, um novo recorde desde o início do Plano Real. A autoridade monetária primeiro colocou em leilão US$ 2 bilhões, às 15h, o que fez com que a divisa se afastasse um pouco das máximas. Outro leilão de igual volume foi negociado na sequência. Ainda assim, a divisa terminou o pregão com alta relevante, cotada a R$ 4,143 na compra e a R$ 4,145 na venda, alta de 2,24% ante o real. Já a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), nos minutos finais de negociação, registrava queda de 1,70%, aos 45.477 pontos.



Fonte: Blog do BG

Trio suspeito de desviar R$ 500 mil em mercadorias é preso

Três homens suspeitos de executar um esquema de desvio de mercadorias compradas pela internet foram presos na tarde desta terça-feira (22). De acordo com a Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV), o trio agia durante o translado da entrega dos produtos.
Os homens foram identificados como Francisco Sildomar Pereira de Araújo, de 39 anos, gerente gerente de logística de uma empresa de entregas e acusado de gerir o esquema; Alex Bernardo da Silva, de 34 anos, motorista da referida empresa; e Priscila Anália Costa Silva, de 31 anos, funcionária da mesma empresa de entregas.
Divulgação
Trio roubava mercadorias durante o transporteTrio roubava mercadorias durante o transporte

As investigações começaram após uma denúncia da empresa de entrega após sucessivas reclamações de clientes. Segundo a polícia, o esquema acontecia há cerca de seis meses e os produtos preferidos dos criminosos eram smartphones e tablets. De acordo com um levantamento, as mercadorias desviadas estão avaliadas em aproximadamente R$ 500 mil.

O trio agia durante o trânsito das mercadorias, do aeroporto ao local de entrega. Francisco Sildomar, sabendo o tipo de produto que estava sendo transportado, retirava cerca de dois a três produtos dos lotes e substituía por equipamentos diversos, como mouses e joysticks, deixando, às vezes, as caixas vazias.

Francisco e Alex foram presos em flagrante em São Gonçalo do Amarante ontem enquanto executavam a alteração das mercadorias. Na residência do acusado, os policiais civis apreenderam, ainda, um revolver, calibre 38, a quantia de R$ 3 mil, além de diversos produtos provenientes do esquema de subtração das mercadorias.  

Conduzidos a especializada o trio, Francisco Sildomar, Alex Bernardo e Priscila Anália, foram autuados por formação de quadrilha. Além disso, Francisco e Alex responderão também por furto qualificado e apenas Alex foi autuado por posse ilegal de arma.

Fonte: tribuna do Norte

NOVIDADES NA POLÍTICA DE LAGOA DANTAS BLOGUEIRO E RADIALISTA PRETENDE SER CANDIDATO EM 2016


O blogueiro e radialista do município de Lagoa Dantas, mais conhecido como Santiago Falcão filiou-se ao PMN, e hoje fala como pre-candidato a vereador, muito conhecido na cidade e respeitado pelas suas atitudes o blogueiro se diz preparado para enfrentar mais este desafio, assim continuar ajudando seu município e sua comunidade. 

È preciso que todos participem, todos tem o direito de votar e ser votado.
Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.
As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático. (in princípios da democracia)

Chapa de oposição está fechada em Serrinha para as eleições de 2016 e família Do Carmo pode ir rachada


4
A chapa da oposição já está quase formada no município de Serrinha para as eleições de 2016. As articulações nos bastidores davam conta da aproximação do vereador Deda Terto com o ex-prefeito Manoel do Carmo. Pois é, o martelo foi batido.
O próprio Deda Terto, pré-candidato a prefeito, em contato com o Blog Os Amigos da Onça, confirmou a informação de que o acerto já foi fechado para Manoel indicar o vice da chapa. Agora só falta definir qual será o nome a preencher a vaga.
Deda afirmou que não vai interferir na escolha e acatará o nome indicado por Manoel.
Todavia o acordo não agradou a toda família Do Carmo.  Isso porque o vereador Rodrigo do Carmo, neto de Manoel, sugeriu o nome de sua mãe para ser vice de Deda, no entanto, o patriarca da família não aprovou a proposta e descartou essa possibilidade. Com isso, Rodrigo declarou que não seguirá a orientação da família e poderá se aliar ao grupo político liderado pelo atual prefeito Fabiano de Souza.
Fonte:bloggdofalcao.blogspot.com.br

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Ingressos para shows da Festa do Boi já estão sendo vendidos

A venda de ingressos para a Arena de Shows na Festa do Boi começou no fim de semana.
Os shows acontecem nos dias 10, 16 e 17 de outubro.Os pontos de venda são loja da Vivo no Midway, e Alecrim Presentes, no Norte Shopping e Shopping Parnamirim.
Dia 10 de outubro (sábado) , a abertura dos shows terá Aviões do Forró, Harmonia do Samba, Luan Estilizado e Chicabana.
No dia 16 (sexta-feira) tem Henrique e Juliano, Dorgival Dantas, Mano Walter e Solteirões do Forró.
Para o encerramento, 17 de outubro (sábado), tem a Banda Calypso, Bonde do Brasil, Calcinha Preta e Mara Pavanelly.


Thaisa Galvão

Americana vira destaque até na CNN ao colher tomate no formato de pato

A americana Marie Davidek virou destaque até na rede de TV CNN após colher um tomate com um formato curioso. Marie, que mora em Mt. Morris Township, em Michigan (EUA), quase não acreditou quando encontrou em sua horta um tomate parecido com um pato.
"Eu pensei: 'isso é um pouco estranho'. Ele parece com um pato", disse Marie Davidek, que retirou o tomate do pé e mostrou para seu marido, Bob. "É difícil de acreditar que ele cresceu desse jeito", afirmou Bob. Assista ao vídeo publicado pela CNN no YouTube.
 Marie Davidek colheu tomate que lembra o formato de um pato (Foto: Reprodução/YouTube/CNN)Marie Davidek colheu tomate que lembra o formato de um pato (Foto: Reprodução/YouTube/CNN)
'É difícil de acreditar que ele cresceu desse jeito', disse Bob Davidek (Foto: Reprodução/YouTube/CNN)'É difícil de acreditar que ele cresceu desse jeito', disse Bob Davidek (Foto: Reprodução/YouTube/CNN)
  • Fonte: Portal G1 

Luzes entre nuvens, na Costa Rica, foram confundidas com apocalipse e deixou multidão apavorada


102Muitas pessoas ficaram assustadas quando testemunharam um possível ‘apocalipse’.Na verdade, o evento era um show de luzes que se formaram entre nuvens, no céu de Costa Rica.
O espetáculo, ocorrido na capital de San Jose, ocorreu no Dia da Independência do país. O fenômeno incrível chegou a ser interpretado, pela multidão assustada, como ‘um sinal de Deus’.
O costarriquenho Joey Petit, disse à ABC News, que ele e sua família estavam jogando ao ar livre quando seu filho de 11 anos de idade, Ariel, notou as formações estranhas nas nuvens. “Ele imediatamente pegou a câmera e começou a tirar fotos e filmar. Estávamos espantados. Nós não tínhamos ideia do que era e nunca tínhamos visto algo parecido”, revelou. Outra residente local, Jessie Montealegre, acrescentou: “Foi de tirar o fôlego. Foi realmente como um sinal de Deus”.
102-1O especialista Gavin Pretor-Pinney disse ao Mail Online: “Trata-se de uma nuvem pileus, que acontece quando se inicia uma grande nuvem carregada, de tempestade. Ela cresce em altitudes maiores e pode encontrar ventos que a empurram, agindo como um obstáculo. Isso pode causar a formação de cristais de gelo e gotas de água, causando o lindo efeito iridescente. Não é uma nuvem comum de se ver”.

Jornal Ciência via Blog do BG

Em greve, funcionários dos Correios fazem assembleia e protesto no Centro

Rio - Em greve desde a última terça-feira, funcionários dos Correios realizam nesta segunda-feira uma grande assembleia. Um grupo de aproximadamente 100 pessoas está reunido nesta manhã, em frente ao prédio da empresa, na Cidade Nova, Centro do Rio. Segundo o sindicato que representa a categoria, o Sintect -RJ, o ato reúne trabalhadores vindos de vários municípios fluminenses.
Além da assembleia, está previsto um cortejo fúnebre para representar a direção dos Correios. Na próxima sexta-feira, funcionários e empresa terão uma audiência de conciliação, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). "Esta é a hora da categoria estar mais unida e mobilizada do que nunca", afirmou o Ronaldo Martins, presidente do sindicato.
Policiais do 5º BPM (Praça Harmonia) acompanham a manifestação, que segue pacífica até o momento.
Fonte e foto:http://odia.ig.com.br/

Juiz Sérgio Moro condena Vaccari, Duque e mais oito réus da Lava Jato


O juiz Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato na Justiça Federal, condenou dez pessoas por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras. Entre elas estão o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, condenado a 15 anos e quatro meses de reclusão, e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, que recebeu pena de 20 anos e oito meses de reclusão. Ambos foram condenados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Pelos mesmos crimes, também foram condenados o ex-executivo da empresa Toyo Setal Augusto Ribeiro de Mendonça Neto (a 16 anos e oito meses de reclusão); o ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro José Barusco Filho; Mario Frederico de Mendonça Goes (ambos condenados a 18 anos e quatro meses), apontado como operador do esquema; o ex-consultor da Toyo Setal Júlio Gerin de Almeida Camargo (12 anos); o operador Adir Assad e os responsáveis por parte dos pagamentos de propina Sônia Mariza Branco e Dario Teixeira Alves Júnior (cada um dos três condenados a nove anos e dez meses de reclusão).
O doleiro Alberto Youssef foi condenado a nove anos e dois meses de reclusão. Na sentença, o juiz Sérgio Moro disse reconhecer a “continuidade delitiva” do acusado na prática dos crimes de lavagem de dinheiro.Essas condenações são decorrentes da ação penal que teve origem na décima fase da Lava Jato.

Fonte: Agencia Brasil

Bandidos fortemente armados explodem caixa eletrônico do BB na madrugada desta segunda (21) em Tangará


Cerca de 10 Bandidos fortemente armados explodiram por volta das 3:30 desta madrugada de segunda-feira (21), um caixa eletrônico do Banco do Brasil na cidade de Tangará, (foto ao lado Robson Freitas). Segundo informações de uma das vítimas, a ação foi rápida. 

Os bandidos chegaram em uma caminhonet, tipo Frontier prata de placas não anotadas e renderam todas as pessoas que passavam pelo local. Após explodirem o terminal os bandidos sairão da agência atirando e empreenderam fuga pela BR 226 em direção a Serra Caiada.

Segundo a PM nos informou, foram encontradas no local cápsulas de calibre 12, 380, 9mm e .40. Ainda segundo testemunhas e a própria PM os bandidos ainda deram rajada de metralhadora. Vários motoristas tiveram os pneus dos seus veículos furados devido a grampos jogados pelos bandidos durante a fuga

Fonte: O Paralelo

sábado, 19 de setembro de 2015

Inscrições seguem até domingo

Termina às 23h59 deste domingo (20) o prazo de inscrição para o processo seletivo simplificado para contratação temporária para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O edital foi publicado no Diário Oficial do Município do último dia 15 e estabelece a contratação temporária de 950 profissionais a para a rede de atenção à saúde do município do Natal nos níveis médio/técnico e superior. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet.
Ana Silva
Os 950 contratados vão reforçar efetivo nas unidades de saúdeOs 950 contratados vão reforçar efetivo nas unidades de saúde

A contratação será temporária, por até um ano, admitindo apenas uma prorrogação, em casos excepcionais, devidamente justificada pelo secretário municipal de Saúde, desde que o prazo total não exceda dois anos ou até a nomeação dos novos servidores provenientes do concurso público, nos termos da Lei nº 6.396, de 09 de julho de 2013.

Para se inscrever o interessado deve entrar no site da Prefeitura Municipal do Natal e preencher a ficha de inscrição, que deverá ser encaminhada, juntamente com documento de identificação (RG) e  os comprovantes de formação, experiência profissional e qualificação, todos digitalizados,  para o e-mail dgtes.sms@natal.rn.gov.br, até às 23h59min do próximo dia 20.

O processo seletivo simplificado será constituído de Avaliação Curricular referente aos últimos cinco anos. A remuneração para os cargos de nível superior será de R$ 3.424,03, para uma carga horária de 40 horas semanas, com exceção das vagas destinadas ao médico clínico que é de R$ 1.712,02, com carga horária de 20 horas. Para os cargos de nível médio, a remuneração varia de R$ 998,68 a R$ 1.414,45.

A análise curricular deve acontecer de 21 a 25 de setembro e o resultado final do processo seletivo deve ser divulgado no site da Prefeitura de Natal no dia 1o de outubro. Mais informações podem ser obtidas tele telefone (84) 3232.7234.

Quadro de vagas950 profissionais serão contratados
Cargos:
Assistente Social     (20)
Farmacêutico Bioquímico     (22)
Cirurgião Dentista     (45)
Enfermeiro     (190)
Farmacêutico     (25) 
Fisioterapeuta     (6)
Educador Físico     (2)
Médico Clínico     (49)
Nutricionista     (12)
Psicólogo     (16)
Agente Administrativo     (50)
Auxiliar de Consultório Dentário     (40)
Auxiliar de Farmácia       (20)
Técnico de Enfermagem   (390) 
Técnico de Laboratório  (26)
Técnico de Radiologia   (35)
Técnico de Informática   (2)

Fonte:Tribuna do Norte

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

STF proíbe doações de empresas para campanhas eleitorais e partidos

Por 8 votos a 3, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (17) que é inconstitucional o financiamento de empresas para campanhas eleitorais e partidos.
BRASILIA, DF, BRASIL, 17-09-2015, 15h00: Sessão plenária do STF. O ministro Ricardo Lewandowski preside a sessão. O STF retoma o julgamento sobre a incostitucionalidade de doação de empresas para campanhas políticas, que havia sido paralizado por um pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes e tem como relator o ministro Luiz Fux. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
A decisão tem potencial impacto nas disputas eleitorais, uma vez que as empresas são os maiores doadores de políticos e partidos, e já terá validade a partir das eleições municipais de 2016.
O entendimento do Supremo deve ser usado pela presidente Dilma Rousseff para vetar a lei aprovada pelo Congresso na semana passada e que permite doações de empresas para partidos políticos, no limite de até R$ 20 milhões. Em meio à crise política, Dilma é pressionada por aliados a dar aval ao texto. A petista tem até o dia 30 para avaliar o projeto.
Atualmente, a lei permite a doação de empresas e fixa o limite em até 2% do faturamento bruto do ano anterior ao da eleição.
Nas eleições de 2014, mais de 70% do dinheiro arrecadado pelos partidos e candidatos veio de empresas. A ação que questiona a legalidade das doações foi apresentada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e começou a ser julgada em 2013, sendo interrompida por duas vezes.
A maioria dos ministros seguiu o voto do relator do caso, ministro Luiz Fux, defendendo que as contribuições de empresas desequilibram o jogo político, ferindo o principio da isonomia.
Votaram nesse sentido os ministros: Rosa Weber, Cármen Lúcia, Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, além do ministro aposentado Joaquim Barbosa.
O ministro Luís Roberto Barroso votou pela inconstitucionalidade da legislação atual, mas disse em seu voto que cabe ao Congresso definir se as empresas podem ou não participar do processo eleitoral, impondo restrições para inibir abusos e corrupção.
Em outra frente, os ministros Teori Zavascki, Gilmar Mendes e Celso de Mello votaram pela manutenção do financiamento privado sob o argumento de que o problema não é o uso dos repasses de empresas, mas o abuso e a falta de regras.
Ficou decidido ainda que fica mantida a atual previsão para que pessoas físicas possam fazer doações para campanhas até o limite de 10% dos rendimentos.
CARTAS MARCADAS
Na sessão desta quarta, Rosa Weber argumentou que o atual modelo não pode ser mantido e que a corrida eleitoral deve ser marcada pela igualdade de chances entre os candidatos. "É de rigor concluir que a influência do poder econômico culmina em transformar o processo eleitoral em jogo político de cartas marcadas e o processo eleitoral em odiosa pantomima, que faz do eleitor um fantoche", afirmou.
Cármen Lúcia afirmou que as doações empresarial tem uma influência que contraria o espírito democrático e isonômico fixado pela Constituição para as eleições. "Há uma influência que eu considero contrária à Constituição, é essa influência que desiguala não apenas os candidatos, mas desiguala até dentro dos partidos.
Aquele que detém maior soma de recursos, é aquele que tem melhores contatos com empresas e representa esses interesses, e não o interesse de todo o povo, que seria o interesse legitimo", disse.
Para o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, esse tipo de contrição representa disparidade de armas.
Favorável às doações, Teori Zavascki fez um complemento em seu voto e propôs limites para as doações privadas, propondo que uma empresa que doasse para um determinado partido ou candidato ficasse impedida de fazer repasses para os adversários.
Entre as restrições levantadas pelo ministro também estava proibição para empresas, de todos os setores, com contratos com administração pública não poderem doar para campanhas e ainda que empresa que doasse não poderia fechar contrato com a administração pública até o fim do mandato.
"A Constituição não condena a mera presença do capital empresarial nas eleições, reprova o abuso do poder econômico, seja qual for sua origem. Vedar [às doações] fecharia portas para eventuais propostas legislativas para presença mais comedida do capital no financiamento político. Estaria o STF se comprometendo com imprevisíveis consequências de um modelo público", Teori.
Gilmar Mendes e Celso de Mello acompanharam o voto colocado por Teori.
"Entendo que não contraria a Constituição o reconhecimento da possibilidade de pessoas jurídicas de direito privado contribuírem mediante doações para partidos políticos e candidatos, desde que sob sistema de efetivo controle que impeça o abuso do poder econômico", afirmou Celso. 


FONTE:http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/09/1683012-stf-proibe-doacoes-de-empresas-para-campanhas-eleitorais-e-partidos.shtml

Calor aumenta infestação de cupins; saiba como proteger sua casa

Os cupins não representam uma ameaça à saúde humana, mas podem colocar a saúde financeira em risco ao danificarem telhados e estruturas de madeira.
O problema fica ainda pior com o começo da primavera e os dias mais quentes, quando os insetos se proliferam. Nessa época, é comum ver "siriris" ou "aleluias" voando ao redor de lâmpadas. São machos em busca de novas colônias.
"Cupins são problema em qualquer cidade", afirma João Justi, biólogo do Instituto Biológico do Estado de São Paulo. Na capital paulista, as espécies mais comuns são a Coptotermes gestroi, chamada de cupim subterrâneo, e a Cryptotermes brevis, conhecida como cupim de madeira seca.
Justi explica que a infestação desses insetos em árvores e edificações é grave por causa da natureza dos cupins: eles se escondem da luz, ficando sempre ocultos. Quando o dano se torna perceptível, é porque já atingiu um nível alarmante.
Jefferson Coppola/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 04-03-2011: Cupinzeiro de "Coptotermes formosanus" encontrado em prédio de São Paulo. O objeto pertence a Randy Baldresca, da empresa Biópolis (Centro de Controle de Pragas Urbanas). A empresa é graduada no Cietec, órgão do IPT (Instituto de Pesquisa e Tecnologia da USP (Universidade de São Paulo). Endereço: Av. Prof Lineu Preste, 2242 - USP). (foto de Jefferson Coppola/Folhapress/REVISTA)
Cupinzeiro encontrado em prédio de São Paulo, que pertence a Randy Baldresca, da empresa Biópolis
Os cupins não fazem distinção entre construções novas ou antigas. "Casas com um ou dois anos têm a mesma chance de serem infestadas do que as mais velhas", conta Justi.
Algo que facilita a aproximação desses insetos é o costume de se enterrar restos de madeira e papel durante a construção de uma edificação. "Esse material pode servir de alimento para cupins, o que facilita a infestação do prédio", alerta o biólogo.
COMO SE PROTEGER
"Uma dica bacana é sempre usar madeira tratada e optar pelos tipos mais resistentes", conta a designer de interiores Natália Meyer, que também recomenda a instalação de telas nas janelas.
Outra orientação é vistoriar o ambiente em busca de sinais da presença desses insetos, como: acúmulo de fezes, que são grânulos brancos ou escuros, pequenos túneis construídos em locais úmidos e longe da luz e danos em partes escondidas do mobiliário ou da estrutura das construções, como armários embutidos e telhado.
Se os sinais apontarem para infestação de cupins, o Instituto Biológico realiza a identificação da espécie (serviço que custa R$ 45), elabora laudos de infestação e indica o tratamento necessário, a ser feito por empresas especializadas. O valor do laudo de infestação depende do tamanho da área vistoriada.
As amostras de insetos devem ser encaminhadas para o Laboratório de Triagem Vegetal da instituição, na av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana.

FONTE:http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/2015/09/1682669-calor-aumenta-infestacao-de-cupins-saiba-como-proteger-sua-casa.shtml

Bolsonaro é condenado a indenizar Maria do Rosário por ofensa sobre estupro

Em dezembro do ano passado, deputado declarou que não a estupraria porque ela "não merece". Juíza determinou indenização de 10.000 reais

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi condenado a indenizar a deputada Maria do Rosário em 10.000 reais por danos morais. Foto: Divulgação
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi condenado a indenizar a deputada Maria do Rosário em 10.000 reais por danos morais. Foto: Divulgação
O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi condenado a indenizar em 10.000 reais a colega Maria do Rosário (PT-RS) por danos morais pelo ataque inaceitável proferido contra a parlamentar da tribuna da Câmara em dezembro do ano passado. A juíza Tatiana Dias da Silva, da 18ª Vara Cível de Brasília, determinou, no dia 20 de agosto, que Bolsonaro pague a quantia e se retrate publicamente por ter dito a Maria do Rosário que não a estupraria porque ela “não merece”.
No dia seguinte à declaração, o deputado reiterou a frase grotesca ao jornal Zero Hora e completou: “Ela não merece [ser estuprada] porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia. Não faz meu gênero. Jamais a estupraria”, disse.
Ainda há possibilidade de recurso e outra ação está em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado por quebra de decoro parlamentar.
No processo da primeira instância, a deputada relatou discursos do colega na tribuna da Câmara e um vídeo no Youtube com falas que classifica como “injuriosas”. Maria do Rosário disse que a conduta de Bolsonaro lhe rendeu uma “exposição vexatória”, inclusive com outras ameaças em redes sociais.
Já Bolsonaro contestou. Disse que não é passível de responsabilidade civil, em decorrência da imunidade parlamentar, e que sua conduta não causou danos indenizáveis à deputada.
Fonte:http://jornaldehoje.com.br/bolsonaro-e-condenado-indenizar-maria-rosario-por-ofensa-sobre-estupro/