quinta-feira, 31 de março de 2016

MPRN denuncia prefeito por crime de desobediência


Prefeito de Grossos não atendeu a requisições do Ministério Público Estadual de dados técnicos indispensáveis para a propositura de ação civil pública e foi denunciado pela prática de ilícito penal

O Ministério Público Estadual, por seu Procurador-Geral de Justiça Adjunto, ofereceu denúncia à Justiça contra o prefeito de Grossos, José Maurício Filho, que incorreu em crime por desobediência à requisição de informações pela Instituição.

O gestor municipal não atendeu à requisição do MPRN, dificultando o ajuizamento de ação civil, e foi denunciado com base no ilícito penal tipificado no art. 10 da Lei nº 7.347/85, que dispõe sobre a desobediência à requisição do Ministério Público Estadual de dados indispensáveis ao ajuizamento de ações civis públicas. O tipo penal se sintoniza com importância do Ministério Público na defesa dos interesses da sociedade.
O prefeito de Grossos, segundo a denúncia, desde janeiro do ano passado até a presente data, omitiu informações requisitadas pelo MPRN para apurar eventuais irregularidades na execução de despesas de energia elétrica, em 2014 e 2015 pelo Município.
O representante ministerial da 1ª Promotoria de Justiça de Areia Branca requisitou, por meio dos ofícios nº 35/2015, de janeiro de 2015, e nº 171/2015, de 30 de março do mesmo ano, a remessa de informações, no entanto, o denunciado, mesmo tendo sido impetrado pelo MPRN mandado de segurança para a obtenção da documentação requisitada (MS nº 0101000-41.2015.8.20.0113) não atendeu integralmente a requisição ministerial nem apresentou justificativa.
Como o prefeito de Grossos, José Maurício Filho, de forma deliberada e contumaz não atendeu as requisições do MPRN, pelo período superior a um ano, impedindo o ajuizamento de ação para a defesa do patrimônio público do Município, foi oferecida a denúncia contra o gestor.
A pena prevista no art. 10 da Lei nº 7.437/1985 é de reclusão de uma três anos, mais multa de 10 a 1.000 ORTNs.

Fonte:http://www.mprn.mp.br/

Motores do Desenvolvimento tem nova edição no próximo dia 4

A primeira edição de 2016 do seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte acontece na próxima segunda-feira, 4, a partir das 8h. O evento ocorre no Hotel Holiday Inn, localizado na Avenida Senador Salgado Filho, 1906, Lagoa Nova, e tem como tema Comércio e Serviços do RN: Qual o Futuro da Base da Nossa Economia?

Realizado desde 2008, o seminário tem na programação de sua 26º edição a realização de quatro palestras e dois debates. Entre os expositores tem destaque o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro, e o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, Gilberto Amaral.

As inscrições são gratuitas e realizadas por meio dos telefones 4006-6120 ou 4006-6121. O evento é uma realização conjunta entre Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio), Tribuna do Norte, RG Salamanca, Federação da Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e Ministério Público.


Fonte:http://www.sistemas.ufrn.br/

Balde de margarina é usado para atender bebê com suspeita de H1N1

Um bebê com menos de 1 mês de vida deu entrada nesta quarta-feira (30) na UPA da Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, com suspeita de ter contraído a gripe H1N1. Sem estrutura suficiente para atender a criança, a equipe médica improvisou: um balde de margarina foi usado como uma espécie de capacete no lugar onde deveria estar um CPAP (sigla em inglês para Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas), equipamento comumente empregado para tratar distúrbios respiratórios. Este ano, no estado, uma adolescente de 15 anos morreu por causa da doença.
O secretário ainda falou sobre a falta de UTI pediátrica na capital potiguar. "O leito de terapia intensiva pediátrico é mais dramático que o adulto porque só temos o Hospital Infantil Varela Santiago, o Maria Alice Fernandes e o Walfredo Gurgel. Sabemos que a criança precisa muito menos de UTI do que o adulto, mas o número de leitos para crianças é precaríssimo, tanto no público quanto no privado", disse.Agora, o bebê está entubado na UPA em ventilação mecânica. Em entrevista ao Bom Dia RN nesta quinta-feira (31), o secretário municipal de Saúde informou que não houve irregularidade na medida tomada pela equipe médica, apesar de não ser o recomendado. "Foi uma medida salvadora naquele momento, para dar o mínimo de estabilidade para a criança. Apesar de ser feia, a estrutura que foi montada funciona. Ela, provavelmente, usou isso até a criança ir para a entubação. Ela fez isso para dar o suporte, agiu corretamente. Nós não recomendamos fazer isso, mas é uma medida salvadora", explicou Luiz Roberto Fonseca.A médica que fez o atendimento preferiu não se identificar, mas explicou que o brecém-nascido precisava ficar internado em uma UTI. "Fizemos contatos com os hospitais de Natal e não tinha vaga em lugar nenhum. A criança começou a agravar aqui na UPA e a gente tá sem recurso", disse. Ela resolveu isolar o bebê em uma sala da pediatria para evitar o contato com outros pacientes. "Fizeram improvisado mesmo. Não tinha outra coisa na hora para colocar, só conseguiram agora quando foi liberado um", disse o pai do bebê. “É muito, muito triste. Muito angustiante”, disse a mãe, visivelmente abalada com a situação (veja vídeo acima).
H1N1 no RN
Nesta quarta-feira (30), a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou a primeira morte por H1N1 no estado em 2016. Foi uma adolescente de 15 anos, natural do município de Lagoa Nova. A garota deu entrada no hospital no dia 27 de fevereiro e faleceu em 10 de março.

A Sesap informou que 9 casos da doença foram notificados este ano. Destes, houve duas confirmações. Um deles é o caso da adolescente que morreu. O outro, é de uma menina de 2 anos que mora em Natal e cujo quadro evoluiu para a cura. Nesta caso específico, apesar de já ser tratado pela Sasap como confirmado, ainda não foi notificado porque a criança foi atendida por um hospital particular que não informou a secretaria sobre a doença na época em que a criança foi tratada. Até o momento, o mês com mais casos informados foi março, com 4 das 9 notificações formalizadas até agora.
Segundo a Sesap, há uma redução de 78% nas notificações durante o mesmo período em 2015. No ano passado, foram 41 notificações. Porém, apenas um caso foi confirmado e não houve mortes.
Como improviso, balde de margarina foi usado como uma espécie de redoma (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Como improviso, balde de margarina foi usado como uma espécie de redoma (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)


Fonte: G1RN

FESTA DA PADROEIRA DE GOIANINHA 2016


A Prefeitura de Goianinha, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, torna pública a recomendação do MP/RN para a não realização das atividades de cunho social, desta edição da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres.
Vale ressaltar que a programação religiosa, que foi iniciada no último domingo (27/03), segue até a próxima segunda-feira (04/04). A decisão de não realização se aplica somente às apresentações dos grupos musicais em praça pública.
Segue abaixo trechos da nota enviada pelo MP/RN ao gestor municipal.








FONTE:https://www.facebook.com/PrefeituradeGoianinha/photos/pcb.994994667260844/994993337260977/?type=3&theater

PGR denuncia 7 políticos do PP por corrupção e ocultação de bens na Lava Jato

A PGR (Procuradoria Geral da República) denunciou nesta quarta-feira (30) ao Supremo Tribunal Federal, na Operação Lava Jato, um grupo de sete políticos do PP por corrupção e ocultação de bens, sendo cinco atuais deputados federais e dois ex-deputados.
É a primeira denúncia da Lava Jato que abarca um número tão grande de parlamentares, todos ligados ao PP, legenda que recebia propina da diretoria de Abastecimento da Petrobras, de acordo com as investigações e delações premiadas.
Neste caso, ocorre em um momento no qual o PP negocia com a presidente Dilma Rousseff um aumento na sua participação no governo, em uma tentativa de evitar o impeachment.
Os denunciados foram os deputados Arthur Lira (PP-AL), Mário Negromonte Júnior (PP-BA), Luiz Fernando Faria (PP-MG), José Otávio Germano (PP-RS) e Roberto Britto (PP-BA), além dos ex-deputados Mário Negromonte (ex-PP-BA, também ex-ministro das Cidades) e João Alberto Pizzolatti (PP-SC).
Todos eram investigados sob suspeita de terem sido beneficiados com recursos desviados da Petrobras e, publicamente, já negaram essas acusações. A denúncia está sob sigilo.
No caso de Negromonte Júnior, além das acusações de corrupção passiva e ocultação de bens, ele também é acusado de embaraço à investigação, por depoimentos que apontaram ameaças ao ex-deputado do PP Luiz Argôlo para que não fizesse delação premiada.
Em relação a Arthur Lira, é a segunda denúncia dele na Lava Jato. Ele já foi denunciado juntamente ao seu pai, senador Benedito de Lira (PP-AL), sob suspeita de se beneficiar de repasses ilícitos da UTC relacionados às obras da Petrobras, além de ter sido flagrado em visitas ao escritório do doleiro Alberto Youssef em São Paulo para, segundo a PGR, buscar dinheiro.
Na semana passada, a Polícia Federal finalizou inquérito sobre o ex-deputado e outros investigados na Lava Jato e indicou que eles praticaram crimes de corrupção passiva, de dinheiro e formação de quadrilha.
De acordo com a Polícia Federal, a conclusão baseou-se no resultado de buscas e apreensões em imóveis, relatórios de inteligência, depoimentos e provas documentais.
Essa é a oitava denúncia da Lava Jato no Supremo. Até agora, são 27 pessoas denunciadas.


Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/

Suspeito é morto e dois presos após assalto a Correios em Montanhas, RN

Agência foi alvo de assaltantes na manhã desta quarta (Foto: Montanhas em Ação)
Agência foi alvo de assaltantes na manhã desta
quarta (Foto: Montanhas em Ação)
Um homem foi morto e dois presos na manhã desta quarta-feira (30) após uma troca de tiros com a polícia na cidade de Pedro Velho, distante 80 quilômetros de Natal. Segundo a PM, os três são suspeitos de terem assaltado a agência dos Correios em Montanhas.
Segundo o cabo Daniel Lima, do destacamento de Nova Cruz, o confronto aconteceu por volta das 8h30. "Os três homens chegaram em um Fiat Uno branco, invadiram o prédio e roubaram a agência dos Correios de Montanhas. Em seguida, o trio fugiu. A PM da cidade avisou aos policiais de Pedro Velho, que montaram uma barreira na entrada do município", relatou.
A PM ainda afirmou que o dinheiro levado da agência foi recuperado e três armas apreendidas com os suspeitosJá em Pedro Velho, houve a troca de tiros. Um suspeito morreu e os outros dois foram presos. Um dos presos, baleado, foi socorrido para o hospital da cidade. O suspeito que morreu ainda não foi identificado.

Fonte:http://g1.globo.com/

Educação e PAC são áreas mais afetadas por novo corte no Orçamento

O Ministério da Educação e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram as áreas mais afetadas pelo corte adicional de R$ 21,2 bilhões anunciado na semana passada pelo governo. O Diário Oficial da União publicou hoje (30), em edição extraordinária, o detalhamento do novo contingenciamento (bloqueio de verbas) por órgão público.
Segundo o novo decreto de programação orçamentária, o Ministério da Educação perdeu R$ 4,27 bilhões. O limite de despesas discricionárias (não obrigatórias) foi reduzido de R$ 34,43 bilhões para R$ 30,16 bilhões. Em fevereiro, a pasta tinha sofrido contingenciamento de R$ 2,216 bilhões.
Em segundo lugar estão as despesas do PAC, que tiveram corte de R$ 3,21 bilhões, passando de R$ 26,49 bilhões para R$ 23,28 bilhões. Em fevereiro, os gastos com as obras do programa haviam sido reduzidos em R$ 4,23 bilhões
Completam a lista dos cortes os ministérios da Defesa, que teve o limite de gastos não obrigatórios reduzido em R$ 2,83 bilhões, da Saúde (R$ 2,37 bilhões), de Minas e Energia (2,15 bilhões), da Ciência e Tecnologia (R$ 1 bilhão), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (R$ 852 milhões) e da Fazenda (R$ 847 milhões).
Anunciado no último dia 22, o contingenciamento adicional foi necessário para fazer o governo cumprir a meta de superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública – de R$ 24 bilhões para o Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) estipulada no Orçamento deste ano. Somado ao corte de R$ 23,4 bilhões anunciados em fevereiro, o bloqueio total de verbas chega a R$ 44,6 bilhões.
Por causa da dificuldade em cumprir a meta fiscal mesmo com os novos cortes, o governo enviou na segunda-feira (28) ao Congresso projeto para alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias e permitir um déficit primário de R$ 96,7 bilhões em 2016. O resultado negativo poderá chegar a R$ 102,7 bilhões com a renegociação da dívida dos estados e do Distrito Federal com a União.

Edição: Fábio Massalli


Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/

domingo, 27 de março de 2016

Conheça: Buzina: de brinquedo a droga deste carnaval


As famosas buzinas do barulho são vendidas livremente em lojas. E embora os avisos do rótulo avisem do risco, elas são inaladas porque produzem alucinação semelhante ao lança-perfume e o barulho do sino no ouvido é o reflexo do coração batendo, o que causa paradas respiratórias e muitos jovens morrem. A comunidade serve como um apelo para que o produto deixe de ser comercializado. 

Esse testemunho acima foi retirado da comunidade "Eu Amo Buzina", dentro do site de relacionamentos Orkut - absolutamente popular entre a juventude do Brasil e se refere à morte de uma jornalista de 25 anos, durante o carnaval do ano passado, em São Paulo. O testemunho vai na contramão de dezenas de outros comentários de adolescentes, no mesmo site, que exaltam abertamente os efeitos alucinógenos, relaxantes ou desinibidores provocados pela inalação dos gases (butano e propano) que compõem essas buzinas - vendidas livremente no comércio, inclusive em lojas de brinquedos. São aquelas latinhas de metal com uma corneta em cima, inicialmente utilizadas como instrumento de sonorização de barcos, mas que se popularizaram (como efeito sonoro) em estádios de futebol, bailes de formatura e, claro, no carnaval. 

Mas uma cena inusitada tem sido flagrada nas prévias do carnaval de Pernambuco: jovens utilizando a buzina com a corneta voltada para o nariz ou a boca - inalando os gases - tal como fazem com drogas como o lança-perfume e o loló. E a ligação com essas drogas é realmente direta. Os efeitos relatados pelos usuários são os mesmos. Os riscos - alertados por médicos e químicos - também. E há um terceiro e (talvez mais decisivo) elo: a forte repressão da polícia fez o lança-perfume sumir do "mercado". 

"Quando a polícia quer proibir alguma coisa de verdade, consegue. Foi o que aconteceu com a lança, que é um produto industrializado. O loló qualquer um pode fabricar e a buzina é legalizada", contou um usuário recifense de 31 anos, que relata o que sentiu ao inalar os gases da buzina: "O efeito é igual ao do lança-perfume. Apesar de já ter cheirado, sou contra e também sou contrário à venda. A idéia de cheirar uma buzina é muito louca e ninguém sabe qual o mal que os gases existentes nela podem provocar", conclui o folião, que admitiu já ter tido experiência com outros tipos de drogas. O pesquisador do Serviço de Toxicologia de Pernambuco, da UFPE, Arquimedes Fernandes Monteiro de Melo, explica o mal que a inalação dos gases butano e propano pode causar: "É a droga da moda. Todo carnaval, sempre inventam uma. Este ano, são essas buzinas. E esses gases causam riscos severos ao sistema cardiorrespiratório e ao sistema nervoso central. Se a pessoa tiver problemas no coração, pode ter uma morte súbita, explicou. Uma jovem do Recife, de 28 anos, que admitiu consumir a´droga lícita em festas de carnaval relatou que o cheiro e o efeito lembram o do lança-perfume, mas o barato é bem mais rápido. Fiquei um pouco anestesiada e com um zumbido no ouvido. O lado ruim é que a buzina provoca uma azia danada, mesmo no dia seguinte.


Autor: Fred Figueiroa 
OBID Fonte: Diário de Pernambuco-PE 

Garota de 18 anos morre após inalar gás de buzina durante festa em SP

Uma estudante de 18 anos morreu na madrugada deste sábado (26), em São José do Rio Preto (438 km de SP), depois de inalar gás de buzina durante um churrasco com amigos.
De acordo com a Polícia Civil, Maria Luiza Perez Perassolo estava na área de lazer do condomínio Village Dhamas quando passou mal e desmaiou após inalar o gás, que é facilmente encontrado e supostamente provoca efeitos alucinógenos.
O gás, que tem butano e propano (derivados do petróleo) e também é encontrado em dosagens distintas no isqueiro e no ar-condicionado, é expelido a uma temperatura que chega a -20 ºC, o que pode "queimar" o sistema respiratório.
Reprodução/Facebook
A estudante Maria Luiza Perez Perassolo, que morreu após inalar gás de buzina durante festa em SP
A estudante Maria Luiza Perez Perassolo, que morreu após inalar gás de buzina durante festa em SP
Segundo o boletim de ocorrência, uma equipe médica foi enviada ao local por volta das 2h50, mas a jovem morreu antes de chegar ao hospital. A suspeita é que tenha ocorrido uma parada cardiorrespiratória. O corpo foi encaminhado ao IML, que deve esclarecer as causas da morte em até 30 dias.
Amigos informaram à polícia que a estudante tinha ido momentos antes a um posto de gasolina próximo ao condomínio para comprar mais bebidas para o churrasco. A buzina teria sido adquirida no local. O frasco foi apreendido pela Polícia Civil para investigação.


Fonte: Folha.com

PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO CLEONALDO JR. PRESTIGIA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE VERA CRUZ



O pré-candidato a prefeito Cleonaldo Jr, prestigiou na noite deste sábado ( 26 )  a festa de emancipação política do município de Vera Cruz, rodeado de amigos, correligionários e da família, Cleonaldo Jr.  não arredou o pé da festa e aproveitou a noite para comemorar junto com o povo os 53 anos de história da cidade.

A todo tempo,  Cleonaldo Jr.  recebia cumprimentos das pessoas que vinham até a mesa onde ele estava para dizer que apoia a sua pré-candidatura a prefeito de Vera Cruz.  Em um dos momentos em que Cleonaldo andava em meio à multidão era  notável a receptividade das pessoas com o projeto político do mesmo.



do blog JoelRei

sexta-feira, 25 de março de 2016

CGU confirma negociações para acordo de leniência com Grupo Odebrecht


A Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou que está em negociações com a construtora Odebrecht para assinatura de um acordo de leniência. Em uma nota de poucas linhas, a CGU lembra que não costuma divulgar a relação das empresas com as quais negocia este tipo de acordo. No entanto, como a Odebrecht tornou a informação pública, a controladoria se limitou a confirmar a negociação.

"No caso da Odebrecht, após divulgação realizada pela empresa, a CGU confirma que está em fase de negociação do acordo de leniência". A nota divulgada ontem (24) ressalta porém que, em razão do sigilo imposto pelo artigo que trata do tema (Lei n° 12.846/2013), "a Controladoria encontra-se impedida de comentar sobre detalhes da operação que ainda está em curso”.
Na última terça-feira (22), a Odebrecht informou que todos os executivos da empreiteira concordaram em fechar com a Controladoria a delação premiada – quando pessoas investigadas concordam em colaborar com as investigações informando o que sabem e, em contrapartida, obtêm benefício da redução da pena.
“As avaliações e reflexões levadas a efeito por nossos acionistas e executivos levaram a Odebrecht a decidir por uma colaboração definitiva com as investigações da Operação Lava Jato. A empresa, que identificou a necessidade de implantar melhorias em suas práticas, vem mantendo contato com as autoridades com o objetivo de colaborar com as investigações, além da iniciativa de leniência já adotada em dezembro junto à Controladoria Geral da União”, diz a nota.
Diferentemente da delação premiada, que é uma ação individual, o acordo de leniência é firmado entre uma empresa que decide colaborar com as investigações e a Justiça. Para o acrodo, é necessário que a empresa confesse participação nos atos ilícitos, pague pelos prejuízos causados e dê informações que ajudem nas investigações.
A decisão da construtora de fechar acordo de leniência com a CGU aconteceu logo após a deflagração da 26ª fase da Operação Lava Jato, quando os investigadores descobriram a existência dentro da empresa um “braço”, que atuava de forma profissional e articulada com o único objetivo de distribuir propinas a partidos e políticos. Na ocasião foi descoberta uma planilha com anotações de doações feitas ao longo dos últimos anos há cerca de 200 políticos de 24 partidos.

FONTE: AGENCIA BRASIL

domingo, 20 de março de 2016

SALGADENSE LANÇA SEU SEGUNDO LIVRO, CONHEÇA!!

Nascido no sítio Catolé em Lagoa salgada-rn Antonio Peixoto da Silva, lança o seu segundo livro,nós que fazemos o blog http://alexmangasalgadense.blogspot.com.br/ ficamos muito feliz porque sabemos como é importante, O livro é uma das maiores invenções que o homem tem acesso, por meio do livro são transmitidos conhecimentos, culturas de diversos povos e a história do homem não só é preservada como também transmitida de geração para geração.
Bons livros transmitem conhecimento ou saberes. O conhecimento humano deve muito aos livros que permitiu que uma geração mostrasse a geração futura o que ela aprendeu, seus testes, pesquisas e resultados bem sucedidos de trabalhos feitos por homens de sua época. Quando lemos bons livros estamos nós interagindo e abstraindo o conhecimento de outras pessoas sobre os mais diversos assuntos. 
 A leitura também é prazerosa especialmente quando escolhemos bons livros para ler, o prazer da leitura está no fato de que muitos livros nos leva a viver a história ou local sobre o qual o livro foi escrito. Não é simplesmente uma leitura, mas é um convite a uma viagem junto com o autor. Naturalmente que bons autores fazer isso e levam de fato seus leitores a viver aquilo ou pelo menos parte daquilo que ele mesmo viveu.
Vamos valorizar vocês podem comprar o livro em http://www.clubedeautores.com.br/ e boa leitura.

SOBRE OS LIVROS

Trato da importância de não interrupção na união familiar, e bem como também da importância de não se pensar apenas em si mesmo desde a juventude, a própria velhice, e sobretudo alerto e incentivo, de forma muito clara, sobre a importância de se ser uma pessoa razoavelmente politizada, e assim, ser alguém preocupado com as coisas da política em si, como um todo, aliás, e cito ainda a laicidade como sendo algo assim muito importante, e por que não dizer, indispensável, a ser praticado por cada individuo cotidianamente.
A história ela se passa no Sítio Catolé, Sítio esse pertencente a cidade de Lagoa Salgada/RN, Natal, a capital Potiguar e aqui mesmo, na própria capital Paulista aonde eu mora já a mais de vinte anos. A mesma abrange um período de tempo que vai do ano de 1971, ano em que eu nasci lá no Sítio Catolé/RN, aos dias atuais, ou quase atuais, isto é, a maio de 2015.



Se você já está cansado de tudo, ou até desesperançado mesmo, por exemplo, que não vale mais a pena votar, e que o nosso país não tem mais jeito, e que é corrupção que não acaba mais do Oiapoque ao Chuí, e que essa polarização política entre o PT versus o PSDB, plantado por alguns formadores de opinião, a meu juízo, equivocadamente na cabeça da sociedade brasileira, não tem sido muito saudável para o nosso próprio país. Devido a forma como isso foi e vem sendo colocado por alguns destes tais! Sistemáticamente. De forma muito clara, simples e objetiva, aqui neste meu livro eu sugiro várias ações a sociedade brasileira, todas elas de baixíssimo custo, do ponto de vista operacional propriamente dito, ações estas que se levadas a cabo, cabalmente, certamente que acabarão ou poderão sim acabar por nos tirar de vez em algum momento, futuro, desse atual estado de coisa nada bom! Do ponto de vista atual. Enfim, é dentro deste contexto geral, entre outros assuntos mais, por exemplo, dados de pesquisas divulgadas pelo instituto brasileiro de geografia e estatística(IBGE), sobre a população idosa existente em nosso próprio país, tanto a atual, como a futura, certo? Pois é exatamente dentro deste aponhado de dados e fatos, diversificados, que eu desenvolvi parte do conteúdo existente neste meu modesto livro. Por quê? Porque nele tem muito mais.



VENDE-SE SÍTIO COM 64 MIL COVAS (21 HECTARES)

Ótima localização na grande natal a 15 minutos Monte Alegre e 10 minutos de Vera Cruz são 02 casas, 01 pátio de vaquejada, 21 hectares (ou 64 mil covas) poço, incluímos 18 cabeças de gado, um cavalo e uma égua. Acessórios como carroças, forrageiras, tudo inclusos. Preço a combinar pelo WhatsApp ou fone 98715-0116.

Sítio/chácara

Sítio/chácara

Sítio/chácara

Sítio/chácara

Sítio/chácara

Sítio/chácara

sábado, 19 de março de 2016

Em mensagem, Cunha cita repasse de R$ 5 milhões a Michel Temer

Conteúdo da reportagem pertence ao site:http://www1.folha.uol.com.br

O vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, participam do congresso do PMDB em Brasília (DF)






O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reuniu indícios de que o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), recebeu R$ 5 milhões do dono da OAS, José Adelmário Pinheiro, o Leo Pinheiro, um dos empreiteiros condenados em decorrência do escândalo da Petrobras.
A informação sobre o suposto pagamento a Temer está em uma das manifestações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, que fundamentou as buscas da Operação Catilinárias, deflagrada na última terça-feira (15).
A menção ao pagamento está em uma troca de mensagens entre Pinheiro e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em que o deputado reclama que o empreiteiro pagou a Temer e deixou "inadvertidamente adiado" o repasse a outros líderes peemedebistas.
"Eduardo Cunha cobrou Leo Pinheiro por ter pago, de uma vez, para Michel Temer a quantia de R$ 5 milhões, tendo adiado os compromissos com a 'turma'", afirmou Janot, conforme a reprodução feita no documento assinado por Teori.
Na sequência da troca de mensagens, via Whatsapp, Pinheiro pediu a Cunha "cuidado com a análise para não mostrar a quantidade de pagamentos dos amigos".
A conversa estava armazenada no celular do dono da OAS, apreendido em 2014.
Em resposta à Folha, o vice-presidente enviou extrato de cinco doações da OAS ao PMDB declaradas à Justiça Eleitoral entre maio e setembro de 2014, totalizando valor semelhante ao citado por Pinheiro, ou R$ 5,2 milhões (leia abaixo).
A troca de mensagens entre Cunha e o empreiteiro, contudo, indica que os R$ 5 milhões foram repassados de uma só vez.
As circunstâncias do pagamento –se foi doação oficial ao partido, caixa dois ou propina –e a data da troca de mensagens são mantidas em segredo pela PGR.
No documento que está nos autos da Catilinárias, que corre em segredo de Justiça, Cunha é descrito como uma espécie de despachante dos interesses da OAS junto ao governo federal, a bancos estatais e a fundos de pensão, mantendo uma relação estreita com Pinheiro, à época o principal executivo da empreiteira.
O documento não diz expressamente que o suposto pagamento de R$ 5 milhões a Temer era propina, mas a menção ao vice-presidente aparece em um contexto geral de pagamento de suborno a peemedebistas.
Em trecho adiante, quando menciona uma operação financeira de compra de títulos lançados pela OAS por bancos públicos, a Procuradoria aponta ingerência de Cunha para favorecer a empreiteira, "mediante o pagamento de vantagem indevida aos responsáveis pelas indicações políticas, inclusive mediante doações oficiais".
A Folha apurou que membros da PGR consideram suspeita a citação aos R$ 5 milhões por Cunha e avaliam haver indícios de ser propina.
'A TURMA'
A Catilinárias atingiu a cúpula do PMDB nesta semana com policiais federais fazendo buscas nas casas de Cunha e de aliados do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), entre outros.
Na interpretação do procurador-geral da República, a "turma" mencionada por Cunha incluía alguns expoentes do PMDB da Câmara, como Henrique Alves, que já presidiu a Casa e hoje é ministro, e o ex-deputado e ex-ministro Geddel Vieira Lima (BA).
Geddel foi derrotado na disputa baiana para o Senado em 2014. Foi substituído na Câmara por seu irmão Lúcio Vieira Lima –hoje, um dos mais próximos aliados de Temer e um dos vetores da bancada peemedebista favorável ao impeachment de Dilma Rousseff.
Alves, ministro do Turismo, também foi alvo das buscas da Polícia Federal na última terça (15).
Preso preventivamente em 2014, Pinheiro foi condenado a 16 anos e quatro meses de prisão em primeira instância, por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Cabe ainda recurso à decisão judicial.
OUTRO LADO
O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), negou nesta sexta-feira (18) ter se beneficiado com o recebimento de qualquer recurso de origem ilícita.
Segundo sua assessoria de imprensa, o diretório nacional do PMDB recebeu, em 2014, um montante total de R$ 5,2 milhões da construtora OAS.
O valor é parecido ao citado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e reproduzido pelo ministro do Supremo Teori Zavascki na manifestação que embasou a Operação Catilinárias.
A assessoria do vice-presidente destacou que o montante foi declarado nas prestações de contas do partido enviadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e não houve nenhuma ilegalidade na operação.
"Não há nenhum problema em relação a isso e tudo ocorreu com absoluta transparência", diz a assessoria de imprensa.
As doações foram feitas em cinco parcelas pagas entre os meses de maio e setembro de 2014, conforme documento enviado pela assessoria do vice-presidente.
Procurado pela reportagem, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, não quis se manifestar. A Folha não conseguiu falar com os advogados dele.
A defesa de Leo Pinheiro também não quis fazer comentários.
Questionado sobre a referência a seu nome como parte da "turma" do PMDB para a qual teriam sido cobrados pagamentos de Leo Pinheiro, o ministro Henrique Eduardo Alves (Turismo) se limitou a dizer que "a OAS foi uma das colaboradoras oficiais da campanha do PMDB em 2014".
Outro citado, o ex-ministro e ex-deputado Geddel Vieira Lima disse que nunca precisou de Eduardo Cunha "ou quem quer que fosse" para intermediar doações de campanha" para ele.
"Sempre mantive relação com o empresariado baiano. O Leo Pinheiro, como o Marcelo Odebrecht, são meus amigos. Não ia precisar de intermediário", disse Geddel, que disputou o Senado pela Bahia em 2014.
A PGR (Procuradoria-Geral da República) se recusou a fazer comentários sobre as mensagens que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) trocou com Pinheiro.
A procuradoria também não respondeu se abriu ou não inquérito contra Michel Temer em razão da citação de seu nome na conversa entre o empreiteiro e o presidente da Câmara.
A assessoria de Janot afirma que ele não vai se manifestar porque os autos da Operação Catilinárias correm em segredo de Justiça.





Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1721131-em-mensagem-cunha-cita-repasse-de-r-5-milhoes-a-michel-temer.shtml

A mãe mais jovem da história da medicina

Lina Medina, uma peruana nascida em 27 de Setembro de 1933, é conhecida mundialmente por ter dado a luz a um filho precocemente, com apenas cinco anos de idade. Por este fato, Lina Medina é a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina.
Nascida e criada no distrito de Ticrapo, localizado na região Huancavelica, Lina vivia em condições precárias em uma aldeia andina juntamente com sua família. Os pais da garota ao detectarem um aumento anormal em seu abdômen, resolveram levá-la a um curandeiro da vila. Seu pai Tiburcio Medina procurou imediatamente os xamãs da vila (os curandeiros) que faziam rituais xamânicos, do quais invocavam espíritos da natureza para ajudar o povo da vila. Porém os xamãs descartaram que houvesse superstições da localidade, como a possibilidade da menina abrigar em sua barriga uma cobra (Apu), que iria crescer a até matá-la. Recomendaram então, que os pais a levassem a um hospital.
Lina Medina , com cinco anos e meio de idade e sete meses e meio de gravidez. Foto: autor desconhecido.
Lina Medina , com cinco anos e meio de idade e sete meses e meio de gravidez. Foto: autor desconhecido.
Os pais de Lina Medina, bastante assustados imaginavam que sua filha pudesse estar com um tumor maligno e temiam pela morte dela. Seguindo a recomendação dos xamãs da vila, a menina foi encaminhada a um hospital mais próximo localizado na cidade de Pisco. Para a surpresa dos pais, Lina Medina felizmente não estava com nenhum tumor, porém estava grávida, para o espanto de todos. O médico Gerardo Lozada levou a garota até Lima, capital do Peru, para que o diagnóstico pudesse ser comprovado mais uma vez, por outros especialistas.
Em 14 de maio de 1939, um mês depois da descoberta da gravidez de Lina Medina, ela deu à luz a um menino saudável de 2,7 quilogramas. O parto foi realizado pelos médicos Dr. Lozada e Dr. Busalleu que fizeram uma cesariana, opção de parto escolhida pelo fato da pélvis de Lina ser bem pequena, ou seja, impossível a realização de um parto normal. Lina colocou o nome do seu filho de Gerardo, em homenagem ao Dr. Gerardo Lozada.
Lina Medina teve um desenvolvimento sexual precoce. Com apenas oito meses de idade, a garota apresentava sinais de maturidade sexual e já havia tido sua primeira menstruação. Porém sua mentalidade era de uma criança normal de cinco anos de idade. Após o nascimento de seu filho, Lina preferia brincar de boneca em vez de ficar com seu bebê, que era alimentado por uma enfermeira.
O garoto foi criado pelo irmão de Lina Medina e levado a acreditar que sua mãe era sua irmã. Somente quando Gerardo chegou à puberdade descobriu que Lina era sua mãe. Porém, nunca soube quem era seu pai. Infelizmente Gerard morreu com apenas 40 anos de idade, devido a uma doença na medula óssea. O mistério de quem poderia ser o pai de Gerard ainda prevalece e Lina Medina se nega a falar do assunto.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lina_Medina
http://br.taringa.net/posts/info/11891/Menina-de-5-anos_A-m%C3%A3e-mais-jovem-da-hist%C3%B3ria_.html
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=909

Fonte:http://www.infoescola.com/biografias/lina-medina/

A misteriosa base que a China está construindo na Patagônia argentina

A base chinesa tem uma poderosa antena de 35 metros para pesquisa em 'espaço profundo' (Foto: CONAE)A base chinesa tem uma poderosa antena de 35 metros para pesquisa em 'espaço profundo' (Foto: CONAE)
Protagonizado pela China, o mais novo capítulo da corrida espacial internacional se desenrola em um dos pontos mais remotos da América do Sul: a Patagônia argentina.
Depois de um polêmico acordo com o país sul-americano, o gigante asiático está construindo sua terceira e "mais moderna estação interplanetária e a primeira fora de seu próprio território" em Paraje de Quintuco, na província de Neuquén, no coração da região.
A base é parte do Programa Nacional da China de Exploração da Lua e Marte.
A chamada "Estação Espacial Distante" deve começar a operar no final de 2016, de acordo com o cronograma oficial.
Mas a instalação da base, que inclui uma poderosa antena de 35 metros para pesquisas do "espaço profundo", está cercada de polêmica, mistério e suspeitas.
O principal questionamento está relacionado a seu possível uso militar e à existência de cláusulas secretas no contrato bilateral que permitiu sua construção.
As autoridades espaciais argentinas desmentiram à BBC Mundo que tais cláusulas existam. No entanto, o novo presidente do país, Mauricio Macri, havia prometido revelá-las.
Como é possível que não haja cláusulas secretas se o presidente prometeu revelá-las?
"Não sei quem informou ao presidente que existem anexos secretos, porque eles não existem. Isto é uma grande falácia", afirmou Félix Menicocci, secretário-geral da Comissão Nacional Aeroespacial (Conae) da Argentina, à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.
Mas a existência dos anexos secretos é considerada fato não apenas pelo presidente Macri como também por analistas e jornalistas que investigaram o assunto, além de dirigentes locais.
Segundo o jornalista do La Nación Martin Dinatale, o inquietante, nesse caso, é que "a base depende do Exército Popular chinês, diferentemente de uma estação espacial parecida construída por intermédio de acordos com a União Europeia na província de Mendoza, mais ao norte, cuja contraparte é uma entidade civil".
O analista político Rosendo Fraga, diretor da consultoria Nueva Mayoría, afirma que "para a China, o satélite é do Exército, não importa o uso que se dá a ele. E o uso militar desta informação, se existe, é incontrolável".
Alguns analistas garantem que a base 'depende do Exército Popular Chinês' e que o uso militar da informação obtida pela base 'é incontrolável' (Foto: CONAE)Alguns analistas garantem que a base 'depende do Exército Popular Chinês' e que o uso militar da informação obtida pela base 'é incontrolável' (Foto: CONAE)
'Fins pacíficos'
No entanto, a mera possibilidade de um uso militar já é rejeitada pelo funcionário da Conae.
Félix Menicocci mostrou à BBC Mundo uma Carta de Compromisso de 20 de fevereiro de 2014, pela qual a empresa estatal chinesa Lançamento de Segurança e Controle de Satélites (CLTC) afirma que os objetivos da estação espacial são "totalmente civis e ela não será operada por pessoal militar".
A polêmica é que estes "fins pacíficos" não estão especificados no acordo original das duas entidades espaciais, firmado no ano de 2012.
Neste acordo também se nega o uso militar das instalações, além de incluir um artigo de confidencialidade de equipes, atividades e programas.
"Por que Quintuco, no coração da Patagônia e não a Groenlândia? Há alguma razão para essa localização? Infelizmente a base continua cheia de perguntas", disse Horacio Quiroga, prefeito de Neuquén, uma das vozes críticas desde o início do projeto.
"Foi escolhido este lugar desértico de Neuquén porque era necessário um local plano em um território parecido a uma bacia, com relevo montanhoso ao redor, que sirva para bloquear qualquer interferência", disse Menicocci, justificando a localização da estação espacial em uma área de 200 hectares e com uma zona de exclusão de frequências de rádio de cerca de cem quilômetros, segundo estabelecem os acordos.
"Precisa ser um lugar com comunicações com rotas e fibra ótica, mas também isolado", acrescentou.
50 anos
Outro ponto polêmico é que os convênios bilaterais estabelecem um comodato ou cessão dos terrenos e isenções impositivas durante 50 anos para as "instalações de rastreamento terrestre, comando e aquisição de dados", cujo custo inicial é de cerca de US$ 50 milhões (R$ 180 milhões).
Quiroga afirma que, a partir destes pontos do acordo, pode-se concluir que os chineses estarão ali por "pelo menos 50 anos".
"Dentro da base, no meu entendimento, não é a lei argentina que governa. De fato, é um lugar que é praticamente território chinês", disse.
Lua
O objetivo dos chineses é chegar à Lua.
A BBC Mundo perguntou ao funcionário aeroespacial argentino a razão de a China querer ir à Lua quando a maioria dos outros países parece fazer planos para Marte.
Menicocci explicou que os chineses foram os últimos a entrar na corrida espacial. Por isso, antes de tudo, precisam provar sua tecnologia e, em uma primeira fase, chegar à Lua.
Afirmam que estão interessados em obter na Lua o hélio 3, um combustível que serviria para continuar seus projetos para chegar até Marte. Mas não com viagens tripuladas, apenas missões robóticas, acrescentou Menicocci.
E, no que diz respeito à grande antena, Menicocci afirma que seu uso não é militar.
"Não serve para o uso militar, para seguir um míssil ou outro tipo de artefato militar. Além disso, temos equipamento para detectar transmissões não autorizadas", afirmou.
Neste ponto o jornalista Dinatale lembra que os "especialistas advertem que a antena pode ter um uso duplo, que visa a Lua ou o espaço, mas também interceptar satélites e eventualmente enviar informação vinculada com dados sensíveis de outros países".
E este fato gerou preocupações de adidos militares que levaram seus temores à chancelaria argentina.
Tensões
A questão da misteriosa base espacial chinesa na Patagônia é apenas um dos temas delicados que causam impacto na relação bilateral Argentina-China e tem o epicentro na Patagônia.
A esta pauta diplomática acaba se de juntar a questão do afundamento de um pesqueiro de bandeira chinesa, algo que levou Pequim a expressar "preocupação" mediante uma queixa formal.
"O comunicado implica uma escalada na tensão bilateral", afirmou o analista Rosendo Fraga.
A BBC Mundo entrou em contato com a chancelaria argentina que, por sua vez, está tentando abaixar o tom do assunto e, no momento, não têm uma resposta pública.
Fraga disse que a cautela do governo se enquadra na redefinição de sua relação com a China.
"A Argentina não decidiu que continua (com as obras) das represas com investimento milionário chinês em Santa Cruz ─ um acordo fechado pelo governo anterior ─ e, por sua vez, a China não renovou a conversão de divisas acordada para reforçar as reservas do Banco Central, como havia pedido a Argentina."
A promessa era que a base transformaria a Argentina em "parte do reduzido clube de países exploradores do Universo", mas o país terá apenas 10% do tempo de uso da antena.
E uma eventual revogação do contrato requer um aviso prévio de cinco anos.
Nos planos da China o tempo urge. No fim do ano, a China poderia lançar sua segunda missão à Lua, justamente quando a base argentina estiver totalmente operacional.

Fonte:Portal G1

Ministro do Esporte troca PRB pelo PROS e permanece no governo

O ministro do Esporte, George Hilton, anunciou hoje (18) sua desfiliação do PRB para continuar à frente da pasta. Ele informou que decidiu apoiar o governo da presidenta Dilma Rousseff por defender a "normalidade democrática e solidez das instituições nacionais". A mudança ocorreu após o partido confirmar a saída da base aliada do governo da presidenta Dilma Rousseff.


Brasília - O Ministro do Esporte, George Hilton, lança o programa Futebol Para Todos. O objetivo da ação é destinar recursos para estruturar e organizar campeonatos de futebol não profissionais, com times masculin
Em nota, George Hilton afirmou que ficará ao lado de Dilma  neste momento difícil do país        Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na quarta-feira (16), a legenda deixou a base do governo federal e declarou independência nas votações do Congresso Nacional. No início da noite desta sexta-feira, o ministro George Hilton informou que recebeu e aceitou convite para se filiar ao PROS. Ele e Dilma concordaram com a permanência no cargo, por entenderem também a importância de não haver descontinuidade nas preparações para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Por meio de nota à imprensa, o ministro afirmou que o momento é de se "desfazer conflitos" e "evitar injustiças". "Entendo que tal missão, nesses dias sombrios, implica em apoiar o governo da presidenta Dilma Rousseff, eleito pela maioria do povo brasileiro numa disputa limpa e regular. Atuarei com toda a minha capacidade e com todas as minhas forças para que o Brasil retome o caminho da serenidade, da paz e do desenvolvimento", acrescentou.
Mais cedo, o PRB havia divulgado um comunicado informando oficialmente que George Hilton já havia elaborado carta de demissão e entregue o cargo a Dilma. O presidente nacional do partido, Marcos Pereira, disse que as conversas estavam todas acertadas com o ministro para que ele desembarcasse do governo junto com a legenda, mas que, no fim da tarde, foi "surpreendido" com a notícia por meio da imprensa.
Marcos Pereira informou que checou suas mensagens e verificou que, às 18h36, George Hilton havia enviado a ele um email comunicando-o da decisão, agradecendo ao partido pela indicação e informando que ficaria ao lado de Dilma neste momento "difícil" para o país.

Fonte: Agencia Brasil

UFRN prevê novos cursos e mais vagas para Medicina no interior


Reitora UFRN (Foto: Caroline Holder/ G1)
Reitora Ângela Paiva petende ampliar número de
cursos na UFRN (Foto: Caroline Holder/ G1)
Oito novos cursos de graduação e mais 40 vagas para o curso de Medicina em Currais Novos. Essas são algumas ações a serem executadas pela gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) até 2019, para atender ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2010/2019) no que diz respeito à consolidação da interiorização do ensino público superior no estado, e ao Plano Nacional de Educação (PNE) no quesito expansão. O PNE estabelece que 33% dos jovens devem ter acesso à educação superior nos próximos 10 anos.

Para tanto, o campus Currais Novos passará por uma reestruturação, de maneira a ampliar os espaços físicos de salas de aula, novos laboratórios e bibliotecas. Os campi da UFRN em Caicó e Santa Cruz devem ganhar restaurantes universitários.
Desde a primeira gestão da reitora Ângela Maria Paiva Cruz, os campi da UFRN no interior passaram a ofertar ensino de pós-graduação, como o mestrado profissional em Geografia, em Letras Português, e em Saúde Coletiva. "Implementar a pós-graduação significa consolidar campus. Foi uma das ações mais impactantes do processo de expansão da universidade Federal no interior”, analisou a reitora em reunião com a área de planejamento.

Fonte: G1RN

domingo, 13 de março de 2016

Fórum analisa momento do sistema prisional no RN


Promotor Antônio Siqueira afirmou que não houve melhorias no sistema desde que foi decretado o estado de calamidade. "A situação se deteriorou", analisou
 
Os integrantes do Fórum Permanente de Discussão do Sistema Prisional estiveram reunidos nesta sexta-feira (11), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, para debater as 30 medidas necessárias de implementação no sistema prisional potiguar, que este mês completa um ano da entrega do documento ao Governo do Estado, e de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para viabilizar ações nesta área da segurança.
 
O 39º Promotor de Justiça, Antônio de Siqueira Cabral, que atua na tutela do sistema prisional no Estado, tratou junto aos representantes do Fórum e ao secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Cristiano Feitosa, de questionamentos acerca do sistema prisional do RN como, por exemplo, o sistema de cogestão nas unidades prisionais; sobre a contratação de Agentes Penitenciários; sobre a construção de novas vagas; sobre a reforma das unidades prisionais; sobre bloqueadores de celulares; sobre implantação de sistema de câmeras nas unidades prisionais com acompanhamento do CIOSP; sobre a reforma e transformação da Casa do Albergado em APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).
 
Ele afirmou que não houve melhorias no sistema desde que foi decretado o estado de calamidade. "A situação se deteriorou", analisou o promotor.  Para Antônio Siqueira, "o sistema está travado".
 
Durante o encontro, ficou estabelecida a criação de uma "força tarefa" composta por integrantes das instituições que vão participar das decisões dos problemas atuais do sistema prisional. A nomeação desse grupo será feita pelo secretário de Justiça e Cidadania. Além disso,  o secretário e integrantes do Fórum vão a Macau conhecer o modelo de funcionamento da APAC para viabilizar outras unidades no RN.
 
Outro assunto da reunião foi possibilidade de uma Parceria Público-Privada para reforma de alguns Centros de Detenção Provisória (CDP) no estado. "Segunda-feira (14) vamos ter uma audiência com o governador para 'destravar' algumas coisas que estão paradas", informou o promotor.
 
O Fórum se reuniu algumas vezes desde o ano passado tendo, inclusive, elaborado um diagnóstico dos problemas do sistema prisional do estado, entregue em audiência ao Governador do Estado, Robinson Faria. Em setembro passado, os integrantes divulgaram nota de repúdio para externar sua preocupação com a situação em que se encontrava o sistema prisional do Estado, que só se agravava por falta de investimentos e gestão deficitária.
 
Participaram da reunião, além do promotor e do secretário, a presidente do Sindicato de Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp/RN), Vilma Batista;  presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania, advogado Marcos Dionísio Medeiros Caldas; o juiz da 12ª Vara Criminal de Natal (Execuções Penais), Henrique Baltazar Vilar dos Santos, e representantes de outras instituições com assento no fórum, como Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Conselho Penitenciário do RN; Centro em Direitos Humanos da UFRN; Arquidiocese de Natal; Pastoral Carcerária; Movimento pela Paz; Federação Espírita do RN; Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy e a Secretaria de Juventude do RN.
 
O Fórum Permanente de Discussão do Sistema Prisional do Rio Grande do Norte é formado pelas seguintes instituições: MPRN (19ª Procuradoria de Justiça e 39ª Promotoria de Justiça de Natal); Ministério Público de Contas do RN; Poder Judiciário Estadual; Conselho Penitenciário do RN; Defensoria Pública Estadual; OAB/RN; Centro em Direitos Humanos da UFRN; Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania; Arquidiocese de Natal; Pastoral Carcerária; Movimento pela Paz; Federação Espírita do RN; e Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy.

com informações do MPRN