terça-feira, 1 de outubro de 2013

Carnatal 2013: micareta será acolhida, provisoriamente, no prolongamento da Prudente

Apesar da definição do novo local, sistemas de segurança e mobilidade ainda estão sendo discutidos. Foto: Divulgação
Apesar da definição do novo local, sistemas de segurança e mobilidade ainda estão sendo discutidos. Foto: Divulgação
Todas as incertezas que giravam em torno da realização da 23ª edição do Carnatal foram desfeitas na manhã desta terça-feira (1). Os diretores da Destaque Promoções, empresa responsável pela micareta, realizaram coletiva de imprensa para confirmar oficialmente a realização do evento, que acontecerá de 5 a 8 de dezembro. A grande novidade anunciada é a definição do local. Este ano, o Carnatal será realizado, provisoriamente, onde está sendo construído o novo prolongamento da avenida Prudente de Morais, no bairro de Emaús – área que pertence ao município de Parnamirim.
“Nós queremos agradecer à Prefeitura de Parnamirim e ao Governo do Estado, que continua apoiando a realização do evento e permitindo que ele possa ser realizado. O Carnatal está mais confirmado do que nunca. Nós já temos o licenciamento. Agora estamos dando sequência aos tramites burocráticos”, afirmou Gustavo Carvalho, um dos diretores da Destaque Promoções.
A Prefeitura do Natal vem reafirmando há alguns meses que seria inviável a realização do Carnatal neste ano no entorno da Arena das Dunas, devido as obras de mobilidade para a Copa do Mundo. Em função disso, a Destaque teve que recorrer a um espaço alternativo. Entretanto, o local definido causa estranheza na população por se tratar de uma área ainda não povoada, sem edificações ou comércio, passível a assaltos.
Sobre esse sentimento, Gustavo Carvalho garante que o sistema de segurança está sendo bem estudado. “Nós teremos um sistema de monitoramento de câmeras em toda área do evento e iremos proporcionar a segurança específica para os blocos e pipoca. Esse trabalho está sendo montado pela empresa Natal Segurança e temos um plano de ação já aprovado”, disse. Quanto a notificação à Polícia Militar, Carvalho reafirmou que o trâmite está sendo realizado.
Representando a Polícia Militar, o coronel Alarico Azevedo, comandante de policiamento metropolitano, disse que a população não terá o que temer quanto à segurança. “Estamos fazendo o planejamento e os estudos necessários. O policiamento esteve sempre presente nos anos do Carnatal e agora não será diferente. Teremos apenas que nos adaptar a área, que poderá exigir um número maior ou menor de efetivo. Mas não temos como garantir esse número agora”, afirmou. Nas últimas edições, a Polícia Militar trabalhou com um efetivo de aproximadamente 1,2 mil homens por dia.
O serviço de translado ao Carnatal deste ano contará com um suporte garantido através de parceria com cooperativas de táxi e com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, que organizará ônibus que cumprirão rota até a nova área. Mas para estacionamentos, ainda há uma indefinição. “Essa área não permite muitas condições de estacionamentos. Os estacionamentos irão existir em ruas circunvizinhas, mas a nossa sugestão é que se evite esse transtorno. É muito melhor chegar ao evento com tranquilidade e com os serviços que serão ofertados através do ‘Carnatáxi’ e do ‘Carnabus’”, enfatizou Gustavo Carvalho.
O circuito provisório do Carnatal foi pensado de forma a atender a demanda do folião, respeitar o calendário de eventos turísticos da cidade e honrar com as reservas de pacotes turísticos já programados por foliões de todo o país para Natal. “O evento não terá descontinuidade e a festa terá o mesmo brilho, alegria e nível de organização do circuito oficial do Largo do Arena das Dunas, em Lagoa Nova”, salientou Paulinho Freire, sócio da empresa promotora do evento. Em 2014, o evento voltará a contar com o suporte e a estrutura onde hoje está sendo erguida a Arena das Dunas.
Atrações
Estão confirmadas 10 atrações que percorrerão um circuito de 3 km de extensão, composto por um camarote temático, uma ala de arquibancadas para 2 mil pessoas, área com capacidade para montar até 100 camarotes particulares, uma ampla área de concentração para os foliões dos blocos (próximo a Emaús) e na dispersão, uma área de acolhimento para os foliões se divertirem aproveitando até o último minuto de cada dia de festa.
As vendas dos abadás, camarotes e arquibancadas começarão dia 10 de outubro, na Central do Carnatal, no Natal Shopping – empresa que também apóia a realização do evento. Na loja o folião poderá escolher participar dos eventos com as atrações já confirmadas: Asa de Águia, Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Saulo Fernandes, Ricardo Chaves, Tuca Fernandes, Psirico, Grafith, Léo Santana e Parangolé.
Estrutura
O camarote temático será uma atração à parte com DJ, atrações musicais, open bar, praça de alimentação, lounges temáticos e outras novidades. Os acessos ao local do evento serão estimulados para que sejam realizados com transporte público (ônibus e táxi, de Natal e Parnamirim) que terão linhas especiais chegando tanto pela avenida Xavantes, em Cidade Satélite, como pelo acesso via Emaús, onde há a concentração dos foliões e saída de todos os blocos do Carnatal.
Além do traslado especial para os foliões dentro do prolongamento da Prudente de Morais, são preocupações da Destaque Promoções pontos como segurança, postos de socorro médico, delegacia, postos de informação e amplo sistema de iluminação. Com a criação do circuito provisório do Carnatal para este ano, a Destaque Promoções fará maquetes eletrônicas para explicar uma série de detalhamentos do circuito. Em breve essas e outras informações estarão no site oficial do evento www.carnatal.com.br.
fonte: JHRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário