O pleito deste domingo é consequência da cassação dos mandatos do prefeito e vice, respectivamente, Leonardo Oliveira (PT) e Josimar Lopes (PSB), que foram destituídos de seus cargos pela prática de crime eleitoral. .
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), através da 29ª Zona Eleitoral, realiza hoje eleições suplementares na cidade de Ipanguaçu. Disputam a vaga de prefeito e vice-prefeito o candidato Francisco Geraldo de Paula Lopes (PT), que é presidente da Câmara e está no exercício do Executivo desde a cassação do eleito em 2012 que tem como vice Valderedo Bertoldo (PPS). Do lado oposto está a candidata a prefeita Maria Izamar, que terá como candidata a vice Francisca Edinalva.
O pleito deste domingo é consequência da cassação dos mandatos do prefeito e vice, respectivamente, Leonardo Oliveira (PT) e Josimar Lopes (PSB). Os dois, mais a vereadora Luzineide Cavalcante (PSD), foram destituídos de seus cargos condenados pela prática de crime eleitoral. A decisão foi tomada em primeira instância pela juíza Aline Daniele Belém Cordeiro Lucas, titular da 29ª Zona Eleitoral, sediada em Assu e, em seguida, corroborada pelo TRE/RN.
Para garantir a segurança durante o pleito suplementar, a Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social determinar a suspensão da venda e consumo de bebidas alcoólicas de qualquer espécie em locais públicos, bares, restaurantes e outros estabelecimentos afins, localizados no município de Ipanguaçu, no período compreendido entre 18 horas de ontem, dia 31 de maio, e 18 horas deste domingo, dia 1º de junho do ano em curso.
A Secretaria Estadual também autorizou o envio de reforço policial para a cidade. De acordo com informações da chefe de Cartório Ana Isabel Félix da Costa, a eleição contará com a segurança das Polícias Federal, Civil e Militar.
INDECISÃO
Assim como em Mossoró e em Francisco Dantas, em Ipanguaçu os eleitores chegam ao dia da votação sob instabilidade no que diz respeito ao registro de candidatos. A candidata Maria Izamar foi inscrita na eleição na tarde de ontem em substituição ao candidato José de Deus que teve recurso eleitoral rejeitado pelo TRE/RN. Por cinco votos a zero, o candidato teve seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Eleitoral.
O município de Ipanguaçu possui um eleitorado de 11.346 eleitores, dos quais 10.539 estão aptos a votar no pleito suplementar deste domingo. A chefe de cartório explica que o número de aptos a votar é menor visto que a cidade passou pelo processo de cadastramento biométrico e os demais eleitores que não estão aptos não participaram da Biometria no prazo hábil por isso estão proibidos de votar hoje.
A cidade pertence à 29ª Zona Eleitoral e conta com 36 seções eleitorais distribuídas em seis locais de votação. Os eleitores poderão exercer o seu direito de votar das 8 horas às 17 horas. O resultado será divulgado ao final da apuração ainda no início da noite de hoje.
A 29ª Zona Eleitoral, localizada em Assu, é responsável pelos municípios de Assu, Ipanguaçu, Itajá, Carnaubais e Porto do Mangue.
fonte: Gazeta do Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário