Um terço dos bares e restaurantes de Porto Alegre não está preparado para a Copa do Mundo de 2014, segundo avaliação feita pela a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A pesquisa — que consultou apenas estabelecimentos com licença sanitária — constatou que 32,5% dos locais de alimentação na Capital não cumpriram pelo menos um dos requisitos mínimos: uso de água potável para manipulação de alimentos, abastecimento com água corrente e conexões com rede de esgoto.
O órgão não informou quais estabelecimentos estão nesta lista.
O maior número dos estabelecimentos avaliados (37,6%) apresentou apenas as condições sanitárias mínimas para a classificação na categoria C, ou seja, apresentaram falhas, mas ainda dentro do aceitável, segundo a agência. Apenas 3,9% dos bares e restaurantes avaliados foram enquadrados na categoria A — a nota mais alta da avaliação. O grupo B ficou com 26% das empresas.
No aeroporto Salgado Filho, 89% ficou na categoria B. Os outros 11% se dividiram igualmente entre os grupos A e C. Não houve estabelecimentos sem selo.
A cidade de Gramado, na serra gaúcha, por outro lado, apresentou um cenário bem diferente: todos os estabelecimentos ficaram na categoria A (77,2%) e B (22,8%). Em Pelotas, a avaliação ficou em 71% para a categoria B, 23% para a A, 4% para a C e apenas 2% não conseguiram o selo.
Nesse projeto, os serviços de alimentação passaram por uma inspeção inicial pela vigilância sanitária. Nessa fase, que durou de agosto de 2013 a fevereiro de 2014, os serviços foram avaliados e notificados sobre as mudanças que devem tomar para obterem melhor classificação. A lista definitiva sai em junho.
FONTE: ZERO HORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário