Já temendo que vire um elefante branco do Amazonas – ou seja, uma estrutura condenada ao abandono por falta de verba do estado – o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), já propõe a venda do estádio Arena da Amazônia, logo após a Copa do Mundo. O estádio, que vai sediar apenas quatro jogos do Mundial, acaba de ser construído a um custo estimado de US$ 670 milhões.
- Já propus isso ao governador (José Melo, do PROS), que vê com bons olhos. Manter será um desperdício – alertou, em entrevista a jornalistas brasileiros, depois de uma reunião com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, em Zurique.
Virgílio foi inicialmente contra a construção da Arena da Amazônia (ele defendia a renovação do antigo estádio). Mas o governo do estado, – um pouco estimulado pela Fifa -, segundo ele, optou pela construção.
- É…tem muito pouco futebol lá (no Amazonas). Eu defendi a remodelação do estádio (antigo) porque prezo muita essa coisa de poupar no custeio para sobrar para investimento e sou muito criterioso com essa questão do endividamento – comentou.
Agora que o estádio está pronto, disse, o melhor que tem para se fazer é vendê-lo “para se fazer uma limonada”, permitindo que o setor privado aproveite o local para outros eventos.
- Vende, pega este limão amargo e tenta fazer uma limonada, que pode ser adoçada (pelo setor privado, com outros eventos) – disse.
O prefeito admitiu que não tem ideia de qual será o custo final da Arena da Amazônia:
- Só vamos saber na hora de vender. Aí vamos ter a realidade: vale ou não vale isso? – disse.
O prefeito espera 80 mil turistas durante a Copa e disse que vai se reunir com o setor hoteleiro, além de representantes de bares e restaurantes, para alertar contra o que ele chamou de “mentalidade de Noé (Arca de Noé)”: que empresários locais abusem nos preços imaginando que esta será a grande e última oportunidade para ganhar dinheiro.
O prefeito terá nesta quinta-feira um encontro com a Federação Suíça de Futebol. a Suíça vai jogar em Manaus contra Honduras. E, como aconteceu com os ingleses, estão preocupados com o calor de Manaus. Além de Suíça e Honduras, a Arena da Amazônia vai receber três outros jogos da primeira fase do Mundial: Itália x Inglaterra, Camarões x Croácia e Estados Unidos x Portugal.
- Estamos prontos, 100% – garantiu Virgílio.
O Globo via BLOG DO BG
Nenhum comentário:
Postar um comentário