Vereadora apronta cumplicidade do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN com a Secretaria Estadual de Educação, por ambas entidades serem comandadas pelo mesmo partido
Por Allan Darlyson
A vereadora natalense Amanda Gurgel chamou atenção para a inércia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), que, até o momento, não encampou nenhuma reivindicação. De acordo com a parlamentar, isso se deve ao fato de o Partido dos Trabalhadores comandar tanto a Secretaria Estadual de Educação quanto o Sinte-RN. Amanda afirmou que a posição de cumplicidade do Sindicato não reflete satisfação da categoria.
“A categoria dos professores está muito fragilizada, devido a essa relação do Sinte-RN com o governo. O PT comanda os dois. É uma forma de que eles encontraram para conter qualquer mobilização da categoria. Mas o posicionamento do sindicato não representa o sentimento dos servidores”, declarou a parlamentar, em entrevista ao portalnoar.com, nesta segunda-feira (1).
A vereadora destacou que existe um déficit de professores na rede estadual superior a 600 profissionais. Disse também que o governo não cumpriu o piso nacional com o dia semanal que o professor deveria ter para planejamento. Ela ainda criticou a forma de contratação de temporários que o secretário Francisco das Chagas Fernandes (PT) adotou.
“Essa metodologia é a mais precária possível. O diretor da escola sai com um formulário, procurando quem queira preencher para dar aulas de 25 horas semanais, por R$ 900 por mês. Esse valor não é nem a metade do piso. Não existe garantia dos direitos trabalhistas e nenhuma estabilidade”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário