terça-feira, 26 de julho de 2016

LAGOA SALGADA-RN JOVENS PROTESTAM E VEREADORES VOTAM POR CONGELAMENTO DE SALÁRIOS


Aconteceu na noite desta segunda (25/07) uma sessão histórica onde a força dos jovens e da população conseguiram com que os vereadores congelassem seus salários, organizado por um grupo de jovens pelas redes sociais o movimento cresceu e levou o povo para Câmara Municipal de Lagoa Salgada. A sessão foi inciada e com a presença de apenas 5 vereadores presentes, Lorena Buriti (presidenta da Câmara), João Benjamim, Josineide Fortunato, Pedro Rodrigues Thiago Araujo, forma constatadas as ausências dos vereadores Ana Catarina, Ozivaldo Queiroz, Daniel de Osmar e João Maciel.
Antes da deliberação a presidenta concedeu a palavra ao professor Elinaldo Medeiros.
Professor Elinaldo

Trecho(...)"Se a felicidade é um estado de espírito não seria melhor para os nossos nobres representantes que aqui povoam esta casa lutar por um bem comum? Quão verdadeiro seria para vocês, hoje, ao chegar a vossos lares puderem olhar no fundo dos olhos de seus familiares e dizer: meus queridos familiares procurei atender aos anseios de nossa população! Não fui capaz de votar afavor do meu aumento salarial ou dos próximos sem antes procurar mostrar que faço ou farão juz a esse aumento! Aparti de hoje instalarei dentro de mim um dispositivo simples de se manusear, mas que o terei e o usarei sempre como uma segunda pele que é a luta pela democracia já que me propus a ser representante do povo e para tanto me foi depositada por este mesmo povo a confiança deles! Como seria maravilhoso para vocês deitarem e dormirem sabem, porque seria de fato o sono dos justos; o sono feliz!"


Ainda como inscrito o servidor público José Marcio de Mendonça frisou "... eu aceitaria ser vereador voluntário caso tenha essa possibilidade..."  O último a falar foi o jovem Paulo Medeiros que questionou quanto a ausência dos quatro vereadores pois se um trabalhador falta ao trabalho o desconto é certo em seu pagamento e perguntou: "acontece o mesmo quando um vereador falta?"  Em seguida presidenta colocou o projeto em votação que foi rejeitado por todos os presentes e imediatamente foi votado a emenda que congela os salários até 2020. 

FRENTE DA CÃMARA MUNICIPAL

JULHO DE 2016 FICARÁ NA HISTÓRIA DE LAGOA SALGADA
VEREADORES (AUSENTE VEREADOR JOÃOZINHO)
O MOVIMENTO CONTOU COM PAREDÃO,APITOS E NARIZ DE PALHAÇOS... O POVO CONSTRUINDO SUA PRÓPRIA HISTÓRIA!


AUSÊNCIA DOS VEREADORES DO PMDB


DIZERES COMPARTILHADOS DEPOIS DA REUNIÃO (EM REDES SOCIAIS)









quinta-feira, 21 de julho de 2016

LAGOA SALGADA-RN EVENTO CRIADO EM REDE SOCIAL CONVOCA O POVO PARA CÂMARA MUNICIPAL

De acordo com o cronograma de reuniões da Câmara Municipal de Lagoa Salgada próxima segunda-feira(25) haverá reunião ordinária para conclusão da votação do aumento dos salários, a votação foi adiada e pelas redes sociais principalmente os jovens confirmam presença e criaram eventos  e fazem contagem regressiva.
Em cada foto chamando para o eventos os jovens publicam textos...



ATRIBUIÇÕES DE UM VEREADOR ! 


O Vereador é a pessoa eleita pelo povo para cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à administração pública, ditando as leis necessárias para esse objetivo, sem, contudo, ter nenhum poder de execução administrativa.
Portanto, não pode prometer, já que não tem poderes para cumprir e/ou realizar obras, resolver problemas da saúde, da educação, do esporte, da cultura, do lazer, do asfalto, do meio ambiente, do trânsito, dos loteamentos e casas populares, etc.
Sua atribuição é auxiliar a administração nesses objetivos, por meio de Indicações e/ou Requerimentos.
Os Vereadores têm quatro funções principais:
a. Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis, buscando organizar a vida da comunidade.
b. Função Fiscalizadora: o Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação
dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através
do pedi do de informações.
c. Função de Assessoramento ao Executivo: esta função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).
d. Função Julgadora: a Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administra dores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.

Texto e imagem extraído do Facebook:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1136576479761155&set=a.316838468401631.75672.100002264423183&type=3




DO EVENTO
Em um cenário de crise econômica, política, moral e ética que assola o País, os Estados e os Municípios, no Munícipio de Salgada/RN, mesmo com a Prefeitura atrasando salários dos servidores e professores, demitindo funcionários contratados por falta de dinheiro, o Prefeito quer ampliar o próprio salário e o salário dos Vereadores.

#NaoPassarao
#NaoVaiTerAumento



PLANTÃO: PF prende grupo que preparava atos de terror na Olimpíada


Givaldo Barbosa
A Polícia Federal realizou a primeira prisão com base na lei antiterror.
Foi preso um grupo que já estava em atos preparatórios para ações terroristas durante a  Olimpíada.
O ministro Alexandre de Moraes vai detalhar o ocorrido ainda hoje numa entrevista.



Fonte: O Globo


Inflação medida pelo IPCA-15 volta a subir e fecha últimos 12 meses em 8,93%


Sementes de fejião
O feijão-carioca, cujos preços subiram, em média, 58,06%, foi o item que exerceu o maior impacto sobre a inflação medida pelo IPCA-15   Marcello Casal Jr./ABr






















A prévia da inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) voltou a acelerar este mês, ao subir 0,14 ponto percentual e passar de 0,40% para 0,54% entre junho e julho deste ano. Com o resultado, o IPCA-15 acumula alta de 8,93% nos últimos doze meses – resultado, no entanto, que chega a ser 0,05 ponto percentual inferior ao da taxa acumulada nos 12 meses imediatamente anteriores: 0,98%.
Os dados foram divulgados hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam que o total acumulado no ano é de 5,19%, bem abaixo dos 6,9% registrados em igual período do ano anterior. Em julho de 2015, a taxa havia sido 0,59%.


Fonte: Agencia Brasil

segunda-feira, 18 de julho de 2016

O POVO LOTOU CÂMARA MUNICIPAL REINVINDICAM QUE VEREADORES PONDEREM SOBRE AUMENTO DE SÁLARIO

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Lagoa Salgada de hoje (18/07) foi colocado em pauta o aumento dos subsídios, a sessão foi iniciada e o primeiro pronunciamento foi do jovem Jerffeson Roberto que defendeu que  não seria momento adequado com nosso município em uma profunda crise com demissões em massa, atrasos de salários, falta de ambulância, falta de médicos e segundo o jovem o sepultamento da cultura e esporte do município e ainda que as reuniões de acordo com o regimento acontecem mês sim e mês não e apenas nas segunda feiras, não existiria uma carga de trabalho tão absurda que justificasse o aumento, pelo menos neste momento. 
O jovem Paulo Medeiros também fez uso da palavra e entre outros questionamentos que embasavam o não aumento questionou a irregularidade dos transportes de estudantes do sítio cajueiro, ainda questionam se a falta injustificada dos vereadores iriam gerar descontos nos vencimentos dos vereadores faltantes.  
Estiveram presente os vereadores Lorena Buriti (presidenta da câmara municpal), João Benjamim, Ana Catarina, Ozivaldo Queiroz, Josineide Fortunato, Thiago Araujo, Daniel de Osmar e não estiveram presentes o vereador João Maciel e Pedro Ferreira.
Segundo a Presidenta da mesa não seria possível abrir a votação tendo em vista que o presidente da comissão o Sr. Pedro Ferreira (Pedro Crente) não estando presente não seria possível colocar em votação, ainda existia a possibilidade da relatora Josineide Fortunato como relatora autorizar no entanto a mesma se absteve, sendo assim a sessão foi encerrada.






quarta-feira, 13 de julho de 2016

LAGOA SALGADA-RN EM TEMPOS DE CRISE AUMENTO DE SALÁRIOS DO PREFEITO E VEREADORES GERAM PROTESTOS





(Recebido via Whatsapp)

Povo salgadense. ( EVENTO ORGANIZADO PELO POVO )


Nesta segunda feira dia 18 as 19hs na Câmara Municipal os vereadores de Lagoa Salgada estarão votando sobre o aumento de seus salários que passará de R$ 1. 800 reais para 4. 000 reais e o do prefeito de 12. 000 para 15. 000. Se alegam que o município está em crise porque nosso país tb está em crise o que os levam a crer que podem fazer isso? Porque demitiram aproximadamente 80 pessoas? Será que foi para sobrar para seus bolsos? Vamos a luta pessoal. Convidamos todos a estarem com roupas pretas na Câmara para juntos mostrarmos que somos gente que somos povo É que somos salgadenses com orgulho.


Ainda segundo alguns dos contratados demitidos falta receber o pagamento de já se arrasta desde maio, recebemos também que os ônibus escolares teria parado já na última sexta e sábado não teria levado os universitários.


Por tudo isso é importante sua presença na Câmara Municipal para:
  1. questionar os vereadores quanto os percentuais de aumento;
  2. cobrar posicionamento em relação aos atrasos;
  3. cobrar posicionamento em relação os demitidos;
  4. barrar o aumento tendo em vista a crise do município;
  5. discutir a situação dos ônibus escolares.

FOTO:http://nelsonbrelaz.com.br/materias_ver.asp?ID=154

terça-feira, 5 de julho de 2016

Em ano eleitoral, TCE/RN rejeita prestação de contas de 1.364 gestores

TCE/RN divulgou lista de gestores com contas reprovadas nesta terça (5) (Foto: Kléber Teixeira/ Inter TV Cabugi)
O Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE/RN) divulgou nesta quarta-feira (5) a lista dos gestores com contas reprovadas nos últimos oito anos. O documento intitulado 'relação ficha limpa' lista o nome dos responsáveis por contas de governo que tiveram suas contas de gestão rejeitadas por irregularidade insanável em decisões das quais não cabe mais recurso. Ao todo, 1.364 gestores foram citados pela lista (CONFIRA AQUI).

De acordo com o TCE, a lista tem caráter apenas informativo, cabendo a Justiça Eleitoral decidir se os citados podem ou não se candidatar durante as eleições. Foram listados pelo órgão os gestores públicos que tiveram as contas reprovadas a partir de 05 de julho de 2008.
Dentre os nomes citados na lista estão o atual prefeito de Caicó, Roberto Germano (PMDB), o vereador em Natal Paulinho Freire (SD), o ex-deputado estadual Wober Júnior e do ex-deputado federal Laíre Rosado Filho.
Segundo o presidente da Corte de Contas do TCE, Carlos Thompson Fernandes, um ofício foi enviado para a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Maria Zeneide Bezerra, e para o procurador do Ministério Público Eleitoral, Kléber Martins de Araújo, informando da disponibilidade das listas na página eletrônica do tribunal.
“O TCE tem a obrigação legal de enviar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral uma lista na qual contenha os nomes de pessoas que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável em razão do exercício de cargos ou funções públicas. Essa lista, cumpre esclarecer, não significa a inelegibilidade automática”, aponta Thompson.
Fonte:http://g1.globo.com/
Lista de Lagoa salgada...

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Homens invadem fazenda e roubam mil sacas de feijão no oeste da Bahia


FEIJAOREPORTAGEM COM VÍDEO AQUI
Cinco homens armados invadiram uma fazenda no anel da soja, em Barreiras, oeste da Bahia, e renderam um funcionário e a mulher dele na madrugada de sábado (2). Segundo a Companhia Independente da Polícia Especializada (CIPE) Cerrado, os assaltantes roubaram cerca de mil sacas de feijão fradinho.
Os assaltantes levaram ainda um carro, dois televisores, dinheiro e equipamentos da fazenda. A polícia fez buscas no local, mas ninguém foi preso.
G1


Via Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz4DRoB98se