domingo, 28 de maio de 2017

Sisu abre inscrições amanhã; vagas estão disponíveis para consulta

Começam amanhã (29) as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas estão disponíveis para consulta na página do Sisu. As inscrições vão até dia 1º de junho.
Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até dois cursos por ordem de preferência. Até o final do período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de curso. Também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou pelo sistema de cotas destinadas a estudantes de escolas públicas ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Uma vez por dia o Ministério da Educação divulga a nota de corte de cada curso de acordo com as inscrições feitas até aquele o momento e a classificação parcial do candidato na opção de curso escolhida.
Ao todo serão ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. O número de vagas reduziu em relação ao ano passado, quando, no segundo semestre, foram ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. A oferta depende da adesão das instituições públicas de ensino superior, que neste ano ficou aberta até o dia 19 de maio.
Neste processo, valerá a nota do Enem 2016. Para participar, os candidatos não podem ter tirado zero na redação do Enem. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem no ano passado.
O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nesta data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho.
As matrículas serão do dia 9 ao dia 13 de junho e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho.


Com informações da Agencia Brasil
Acesso em 28 de maio de 2017

sábado, 27 de maio de 2017

Fora meme: Como o Governo Temer virou inimigo da indústria das piadas na Internet

bora memeSandro Sanfelice, um analista comercial de 28 anos que mora em Curitiba (PR), recebeu na semana passada uma mensagem que nunca havia visto em seus dez anos à frente da Capinaremos, uma das muitas páginas de memes do país. O Governo o avisava de que as fotografias divulgadas a partir da Presidência “estão liberadas para uso jornalístico e divulgação das ações governamentais. Para outras finalidades, é necessária autorização prévia da Secretaria de Imprensa da Presidência da República”.
Sanfelice ficou perplexo. A mesma mensagem fora enviada à Ah Negão e a outras grandes líderes do complexo industrial de memes brasileiro. Ninguém entendia muito bem o que se queria dizer. Estariam avisando que eles não poderiam mais usar fotografias do presidente em suas páginas? Estaria o governo, que atualmente luta para sobreviver a uma grave crise política com medidas cada vez mais autoritárias, tentando conter a criação de piadas sobre ele na internet? “Num primeiro momento, ficamos apreensivos”, disse Sanfelice ao EL PAÍS. “Os memes são uma forma de expressão, como um artigo de jornal ou uma charge. Não faz sentido proibir nem coibir sua produção”.


Conteúdo: http://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/27/ciencia/1495899503_382776.html

CORREIOS: ACORDA QUEBRANDO DO LADO MAIS FRACO

Sindicatos criticam modelo de recuperação.
Em março, a empresa anunciou o fechamento de 250 unidades, em municípios com mais de 50 mil habitantes. Os Correios também já promoveram duas etapas do Plano de Desligamento Incentivado, com a meta de adesão de 8 mil funcionários. E ainda estariam preparando uma terceira etapa.




Reportagem completa:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-05/com-inovacao-em-servicos-e-gestao-correios-buscam-saldo-positivo-em-2017

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Edital-Concurso Público para provimento de vagas para Agente Penitenciário

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS
COMISSÃO ESPECIAL DO CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 001/2017 – SEARH/SEJUC/RN

O Presidente da Comissão Especial do Concurso Público para provimento de vagas para Agente Penitenciário – Nível I, em face de autorização concedida pelo Chefe do Poder Executivo Estadual constante no processo administrativo protocolado sob o nº 9287/2017-9, e designação do Secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, por meio da Portaria nº 035/2017 – GS/SEARH, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização do Concurso Público para provimento de 571 (quinhentas e setenta e uma) vagas para o cargo de Agente Penitenciário – Nível I da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (SEJUC/RN), regido na forma deste edital e pelas leis pertinentes ao presente concurso público.

Conteúdo > http://www.diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20170524&id_doc=573059

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Plataformas online abrem inscrições gratuitas para simulado do Enem

Feita a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes podem desde já aprofundar ainda mais os estudos. Duas plataformas online disponibilizam simulados gratuitamente este mês. As inscrições do Enem terminaram na sexta-feira (19) e até a última atualização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 6,5 milhões haviam se inscrito.
Geekie Games abriu neste fim de semana acesso a um simulado gratuito com dois cadernos de provas. As áreas de conhecimento estão organizadas da mesma forma que o Enem: haverá questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias no primeiro dia de avaliação; matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias estarão no segundo dia de prova. Os estudantes têm até as 20h do dia 28 deste mês, no horário de Brasília.
Após iniciado o teste, os estudantes terão até duas horas seguidas para concluir cada caderno de prova. Ao entregá-las, os participantes receberão imediatamente um relatório gratuito com os assuntos mais errados, além do gabarito das questões. Também poderão comparar se conseguiriam ou não ser aprovados no curso que desejam, com base nas notas do ano passado. Para fazer os simulados de 2017 basta que o estudante crie uma conta gratuita no site do Geekie Games ou baixe o aplicativo para Android.

Com informações da Agencia Brasil

A MALA SUMIU?

A mala com R$ 500 mil de dinheiro da JBS recebido pelo deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) está desaparecida.
O parlamentar foi filmado pela Polícia Federal em uma ação controlada (planejada para flagrar delitos) carregando a bolsa ao sair de uma pizzaria em São Paulo às pressas.
Rocha Loures havia se encontrado no local com Ricardo Saud, lobista e delator do frigorífico, para pegar o dinheiro.
Segundo o Ministério Público Federal, o pagamento era por uma ajuda prometida pelo deputado para defender os interesses da empresa no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

CONTEÚDO FOLHA.COM

sábado, 20 de maio de 2017

Grupo de Hackers Anonymous declara guerra contra o Grupo JBS; Site da Friboi é invadido

O famoso grupo de hackers Anonymous invadiu o site da Friboi, empresa pertencente ao grupo JBS e declarou guerra. Todos os bancos de dados foram expostos. 



Conteúdo TechTudo

A JBS e o segundo mergulho profundo nas entranhas corruptas do Brasil

O magnata da JBS, Joesley Batista.Uma bomba atômica no coração do poder, a segunda em um ano. Uma delação que arrancou as vestes da República e dos homens públicos do Brasil que nunca mais vai deixar os políticos dormirem tranquilos. Quem deve treme hoje no país. A audácia dos magnatas mundiais da carne Joesley e seu irmão Wesley Batista  de arquitetar um minucioso plano para se livrar da cadeia jogou todos na fogueira, num lance sem precedentes na história brasileira — e isso depois do "fim do mundo" instalado pelas confissões da Odebrecht. Presidente da República, ex-presidentes, ministros e ex-ministros, senadores, deputados, e governadores.
Ao todo, mais de 1.800 nomes de 28 partidos foram traídos pelo empresário de 45 anos e sotaque do interior de Goiás. Entre eles, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff que patrocinaram seu crescimento estratosférico no mundo dos negócios por meio de generosos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Pelas palavras de Joesley, eles tinham, em troca, uma conta bancária polpuda no exterior para gastos de campanha dos dois mandatários ou outros fins. No final de 2014, o saldo dessa conta, que o próprio Joesley manejava, era de 150 milhões de dólares. “Eles sabem disso?”, teria questionado o empresário ao então ministro da Fazenda, Guido Mantega, responsável pela gestão desses recursos de caixa 2. “Sim, eu falo tudo para eles”, teria respondido Mantega. Joesley levava um extrato da conta para "prestar contas" com Mantega, segundo ele.




Conteúdo Elpaís
http://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/20/politica/1495251478_411389.html

Semana de Meio Ambiente da UFRN começa dia 5 de junho

A Semana de Meio Ambiente (SeMA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será realizada de 5 a 10 de junho. Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Diretoria de Meio Ambiente da Superintendência de Infraestrutura (DMA-INFRA) e centros acadêmicos da universidade, a programação oferece rodas de conversa, oficinas e mesas-redondas, além de um circuito ambiental com caminhada e passeio ciclístico por diversos setores da universidade.
A data 5 de junho foi instituída como o Dia Mundial de Meio Ambiente pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, acontecida em Estocolmo, em 1972. O objetivo da comemoração é chamar a atenção da população, gestores públicos e do setor produtivo para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Com informações da ASCOM – Reitoria/UFRN

“O país sempre vai sobreviver”, diz Cármen Lúcia sobre crise política


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, afirmou hoje (19) que o “país sempre vai sobreviver, porque o país é o povo”, ao comentar o atual momento político. A declaração foi feita pela ministra após uma visita informal ao comitê de imprensa do tribunal.
“O país sempre vai sobreviver, porque o país é o povo. E o povo, o ser humano, tem o instinto de vida muito mais forte que o de instinto de morte. As gerações, eu acredito muito que vão vir coisas e pessoas boas, depois que a gente já tiver ido embora, e que vão lembrar isso como uma passagem”, disse a presidente do Supremo.
Na avaliação de Cármen Lúcia, as instituições brasileiras estão funcionando. “Preocupados com o Brasil, nós estamos o tempo todo. O papel do Poder Judiciário, no que a democracia ajudar, nós estamos fazendo, temos que continuar. As instituições estão funcionando, o Brasil está dando uma demonstração, acho que de maturidade democrática. Os percalços fazem parte das intempéries.”

Conteúdo Agencia Brasil

Planejar o cronograma de estudos com antecedência ajuda a ir bem no Enem


1. Entenda sua rotina (e seja realista)

estudar_planejar_enem (Foto: Divulgação)Vale a pena parar por cinco minutos e entender como funciona sua rotina. Muitos estudantes organizam planos de estudo fora da realidade e, depois, não conseguem cumpri-los. Pense em como é o seu dia a dia: De quantas horas de sono você precisa? Seria viável acordar mais cedo? Você gasta tempo no trânsito? Trabalha? Tem que preparar seu almoço? Quais outras tarefas, além de estudar, você tem que cumprir? Os detalhes da sua rotina devem ser levados em conta na hora de se programar.
2. Coloque tudo no papel
Assim fica mais fácil visualizar como seu dia será programado. Algumas pessoas preferem usar planilhas, o que é ótimo. Mas se você não se dá tão bem assim com tabelas, pode usar outro método. Uma folha de papel dividida em dias da semana ou uma cartolina grande colocada na parede do quarto, por exemplo, são boas alternativas. O importante é que você consiga enxergar sua semana completa, inclusive com os finais de semana.
3. Ajuste seus horários
Depois de anotar todas as suas atividades, verifique quanto tempo livre sobrou para os estudos. Só não vale trapacear e encher sua semana com compromissos aleatórios. Mantenha o foco e tenha em mente que agora seu objetivo é tirar uma boa nota no Enem.
Como saber quantas horas por dia você deve estudar? Não existe uma regra que se aplique à rotina de todo mundo. O que você pode fazer é considerar alguns pontos:
- Escolha o melhor período do dia para você: pode ser pela manhã, à noite, no fim da tarde. A maioria das pessoas consegue ser mais produtiva em um determinado turno, então aproveite isso. Determine o horário de início e fim.
- Faça pequenos intervalos a cada duas horas. Alguns minutos para levantar, tomar água ou comer uma fruta são importantes para manter sua energia.
- Nunca estude a mesma matéria por mais de três horas. Depois de tanto tempo, você tende a não prestar mais atenção no assunto.
- Não se preocupe em dedicar o mesmo número de horas para todas as matérias. Priorize as que você tem mais dificuldade.
4. E o fim de semana, como fica?
Provavelmente, é nos finais de semana que você terá mais tempo livre para estudar. Por outro lado, também é importante manter seus momentos de lazer. Ao planejar seu cronograma, tente escolher, pelo menos, um turno de cada dia para se dedicar aos conteúdos. Na hora de sair, pense em programas mais leves, como um filme com a galera, por exemplo. Fica mais fácil de manter a rotina.
5. Alterne as matérias
Se for estudar mais de uma matéria por dia, alterne matérias mais exatas, como Matemática, com outras mais teóricas, como História. Outra dica importante é revezar diferentes maneiras de estudar: depois de ler durante uma hora, por exemplo, comece a fazer exercícios ou responder questões de simulados.
Com essas dicas, estudar para o Enem vai se tornar uma tarefa muito menos complicada. Não esqueça: planejamento aumenta suas chances de chegar mais preparado e tranquilo para a prova!

Conteúdo portal G1