sexta-feira, 11 de agosto de 2017

A desativação do Banco Postal dos Correios de Lagoa Salgada gera protesto da população

Segundo aviso exposto na entrada da Agencia dos Correios de Lagoa Salgada a referida agencia só terá operações com numerário até no próximo dia 21 de agosto. Com essa informação a população que utiliza os serviços de banco no município ficaram preocupados pois terão que se dirigir até Parnamirim para realizar as operações tendo em vista que a cidade mais próxima seria Monte Alegre, mais a agencia do Banco do Brasil daquele município foi destruída por uma explosão.
Segundo apuramos:
• A Agencia é arrecadadora, capita recurso e repassa, portanto o numerário ao pagamento se mantém na rotatividade sustentável;
• O Banco Postal iniciou as atividades na cidade no ano de 2002;
• Possui Porta giratória e segurança armada (o último assalto aconteceu no ano de 2012);
• Fortalece a economia local. (Tendo em vista que os moradores não precisam se deslocarem a outras cidades para receberem seus auxílios proventos);
• O correspondente Bancário por oferecer  produtos e serviços de instituição financeira desafoga os bancos e se fechar afeta a economia da cidade;
• De acordo com o que me foi vivenciado clientes de outras cidades buscam aqui os serviços bancários;
• O contrato formalizado no ano 2017 dos Serviços para cidade de Várzea entre os Correios com o Banco do Brasil está ativo para o triênio 2017 a 2019.

O ato contou com a Presença do SINECT-RN, representado por Sidney e presentes também o Prefeito do Município Osivan Queiroz e se fizeram presentes vereadores e secretários do municipais, alguns comerciantes locais, além da população em geral.   

Ainda sobre o assunto a senadora Fátima Bezerra usou o plenário do senado para falar do assunto.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) lamentou o possível fechamento do Banco Postal em diversas agências dos Correios no Brasil por conta de um corte de gastos. Segundo a senadora, a situação atinge diretamente a população das cidades menores do seu estado, que não contam com agências bancárias.
Fátima Bezerra explicou que um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público e os Correios garante que o Banco Postal só pode funcionar nas localidades onde há vigilantes. O motivo eram os constantes assaltos que as unidades sofriam, alguns deles com ocorrência de mortes.
Na época, a segurança aumentou, os funcionários puderam trabalhar com mais tranquilidade e a população teve a possibilidade de utilizar os serviços de correspondência e também do Banco Postal. Agora, existe a possibilidade de fechamento do serviço em um grande número de agências no Rio Grande do Norte.
- No Rio Grande do Norte a situação fica ainda mais complicada pois 118 municípios perderão seus bancos postais com a recente decisão da empresa de retirar vigilantes armados de várias agencias em todo o país - disse a senadora .


Nenhum comentário:

Postar um comentário