sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

milhares de peixes mortos no municipio de Lagoa Nova

Mortandade de peixes ocorreu no município de Lagoa Nova.

Falta de oxigênio por baixo volume d'água pode ter sido a causa.

deu no  G1 RN

Lagoa foi interditada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Foto: Eliabe Alves)
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) interditou a lagoa que dá nome ao município de Lagoa Nova, a pouco mais de 140 quilômetros da capital potiguar, onde milhares de peixes da espécie tilápia morreram no início desta semana. Em nota, a Sesap informou que a  IV Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), orientou as autoridades do município na questão da retirada e destinação dos peixes mortos.
saiba mais
De acordo com Iraci Nestor, subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, a prefeitura de Lagoa Nova já estava providenciando a retirada dos animais. “A equipe da Ursap orientou o acondicionamento destes peixes com a escavação de uma vala com 2 metros de profundidade e num terreno elevado, que irá sanar o problema do mau cheiro e evitar que outros animais se aproximem”, explicou.

Ainda segundo a nota, a recomendação é para que a prefeitura do município continue fazendo a manutenção e retirada dos peixes diariamente já que, com a estiagem na região, a tendência é que a lagoa evapore e mais peixes apareçam.
A causa da mortandade ainda não foi oficialmente comprovada. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) enviou uma equipe de fiscalização e, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, as informações preliminares são de que a mortandade teria sido causada por falta de oxigênio.

De acordo com Graça Azevedo, coordenadora de fiscalização do Idema, a morte dos peixes por asfixia ocorre por processo natural, já que a seca que atinge o município está reduzindo a quantidade de água na lagoa, que abriga grande quantidade de peixes. “Com isso, a disputa pelo oxigênio se torna maior, causando a morte de vários desses animais”, diz.

Milhares de peixes morreram em lagoa na cidade de Lagoa Nova, no RN (Foto: Eliabe Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário