sábado, 16 de fevereiro de 2013

WALFREDO GURGEL O CAOS CONTINUA...


Ar condicionado quebrado de UTI pediátrica em Natal afeta pacientes

Pai abana filho para aliviar calor na UTI pediátrica (Foto: Tázia Frederico/Divulgação) 
Pai abana filho para aliviar calor na UTI pediátrica
(Foto: Tázia Frederico/Divulgação)
Os pacientes internados na UTI pediátrica do hospital Walfredo Gurgel  - a maior unidade pública de urgência e emergência do RN - estão enfrentando o calor excessivo no local. O problema é provocado pelo não funcionamento do ar condicionado. Segundo o médico Gustavo Paiva, que trabalha na unidade de terapia intensiva, o ar condicionado está quebrado desde a semana passada. O hospital Walfredo Gurgel fica em Natal.
"Se está muito desconfortável para a gente, que não está doente, imagine para as crianças internadas. O calor excessivo eleva a temperatura das crianças e as deixa muito agitadas, o que prejudica a recuperação", indicou Gustavo Paiva.

A direção administrativa do hospital Walfredo Gurgel informou, por meio da assessoria de comunicação, que o ar condicionado central que resfria o primeiro andar -  onde funcionam  a UTI pediátrica, o Centro Cirúrgico e o pós-operatório - foi consertado na quinta (14). Contudo, a instalação apresentou novos problemas na manhã desta sexta (15). Ainda de acordo com a direção, os técnicos estão trabalhando na execução dos reparos.
"Ontem [quinta-feira], em menos de uma hora, eles conseguiram consertar. Se o problema for similar, ainda hoje [sexta] deve ficar pronto" indicou Marcelo Soares, assessor de comunicação do hospital.
A técnica em enfermagem da UTI pediátrica, Tázia Frederico, em entrevista ao G1, disse que os acompanhantes dos pacientes estão revoltados com a situação, e recorreram a pedaços de papelão para amenizar o calor das crianças.
"A gente não tinha o que fazer. A solução foi dar papelão para os acompanhantes, que estão abanando as crianças. Uma situação altamente imprópria. Estamos no horário de visitas e todos estão bem revoltados", lamentou Tázia.
Ainda segundo a técnica em enfermagem, a UTI tem seis leitos, todos ocupados. Destes, quatro pacientes com menos de um ano. "É uma situação que dificulta o tratamento destes pacientes. Um deles está com frebre de 40 graus, e esta estufa piora o quadro", enfatizou Tázia. "Aqui é tudo fechado, sem ventilação como uma UTI deve ser. Mas sem ar condicionado fica impraticável", completou.

FONTE:PORTAL G1 RN
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário