sexta-feira, 15 de abril de 2016

Tamires: Alunos desenvolvem sistema que integra criação de peixes com hortaliças

No polo de Macaíba, alunos do curso técnico em Aquicultura ofertado pelo e-Tec/EAJ/UFRN desenvolveram ao longo de dois meses sistemas de aquaponia na Unidade de Aquicultura Integrada da Escola Agrícola de Jundiaí. A aquaponia é um sistema sustentável de criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças.
Divididos em três grupos, eles trabalharam durante dois meses desenvolvendo seus sistemas de aquaponia, conforme explica o tutor a distância, Lucas Valério Silva. “Com o objetivo de integrar os alunos, desenvolvemos este projeto de extensão e sustentabilidade. O desempenho foi surpreendente. Todos se empenharam e se dividiram para não deixar as estruturas sozinhas”.
“Na aquaponia, não há necessidade do uso de terra, o cultivo é feito em água. Os dejetos dos peixes ou restos de ração presentes na água são filtrados e transformados pelas bactérias em nitrato, que é absorvido pelos vegetais, e esta água retorna para o sistema bem mais limpa”, completa o tutor presencial, Emerson Eduardo Silva de Moura.

Para a aluna Maria Tamires Alves Barbosa, 23 anos, foi muito simples desenvolver o projeto. “O projeto é tão simples que qualquer produtor pode aplicar em sua unidade de produção, e no caso ele atende aos três princípios da sustentabilidade, social, ambiental e econômico”.
Este meio de cultivo oferta economia, preservação ambiental e saúde. O cultivo pode ser realizado em pequenos locais como quintais, varandas e corredores. Caso a produção tenha excedente, há possibilidade de distribuição local para os moradores da própria região, gerando economia solidária, saúde e educação.
“Nossa ideia é que esse sistema de aquicultura integrada que foram desenvolvidas pelos alunos de Aquicultura do e-Tec/EAJ/UFRN possam ser utilizadas como unidades demonstrativas para outros alunos de e-Tec e outros cursos da EAJ”, afirma o tutor presencial, Emerson Eduardo Silva de Moura.
Para o aluno José Antônio, 53 anos, foi muito positivo desenvolver este projeto. “Já trabalhei com produção de peixe e busquei o curso para me aperfeiçoar. Este tipo de sistema ele é totalmente viável para implantação. Foi ótimo. Atingimos bons resultados”.
DSC_0460





Com informações de http://www.etec.eaj.ufrn.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário