sexta-feira, 29 de junho de 2012

VERME NO OLHO (LEIA)

Médico retira verme de 13 cm de olho de homem na Índia

Paciente não chegou a ter a visão afetada.
Animal teria entrado por um corte no pé ou pela alimentação.


Um médico indiano retirou um verme vivo, com 13 centímetros de comprimento, de dentro do olho de um paciente de 75 anos. O animal estava por baixo da conjuntiva, uma fina membrana que reveste o olho.
“Foi a primeira vez em minha carreira de 30 anos que vi um caso desses”, afirmou o médico V. Seetharaman, que já tinha ouvido falar da remoção de vermes menores, de 2 ou 3 centímetros, e acredita que esse possa ser um “recorde”.
Na última quarta-feira (27), o médico descobriu o verme no olho de P.K. Krishnamurthy, que se queixava de irritação e vermelhidão no olho. Segundo Seetharaman, o paciente também apresentava sinais de confusão mental.
À esquerda, o verme; à direita, o médico e o paciente (Foto: AFP Photo/Fortis Hospital)À esquerda, o verme; à direita, o médico e o paciente (Foto: AFP Photo/Fortis Hospital)
O verme foi removido através de um pequeno furo feito na conjuntiva, em uma cirurgia simples que levou 15 minutos. O animal foi levado ao laboratório para ser identificado.
Já o paciente não deve ter efeitos colaterais mais graves. “Se o verme não tivesse sido retirado, poderia ter entrado nas camadas do olho e provocado perda visual”, admitiu o médico. “Ele poderia ter entrado no cérebro e provocado sérios problemas neurológicos”.
Seetharaman acredita que o verme que protagonizou o caso raro tenha chegado ao olho pela corrente sanguínea. Ele teria entrado no corpo de Krishnamurthy em algum alimento mal lavado ou mal cozido, ou ainda por algum corte no pé do paciente.

fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário