terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ação ostensiva reforça segurança

Os primeiros dias da Operação Avante, de combate à volência em Natal e na região metropolitana, transcorreram sem maiores incidentes. Iniciada na última sexta-feira 13, a ação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) em parceria com as Polícias Militar e Civil, concentrou suas ações nos municípios de Macaíba, no bairro de Felipe Camarão, zona oeste da capital, Avenida Mangabeira, no bairro de Potengi, e em trechos da BR-224.
Joana LimaOperação Avante continua nos municípios da Grande NatalOperação Avante continua nos municípios da Grande Natal

De acordo com o Major Trigueiro, a escolha inicial para dar início à Operação Avante reforçando a segurança nessas localidades tem uma explicação estratégica: “Nossa equipe recebe informações do núcleo de inteligência da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Sesed, que acompanha os índices de violência, a respeito das áreas onde estão ocorrendo maiores ações de criminalidade”.

No primeiro dia da Operação, sexta-feira 13, foi apreendida uma arma calibre 32 com dois menores, em Macaíba. No sábado (14), o serviço transcorreu normalmente e no domingo (15), as ações extensivas foram direcionadas à orla marítima, desde o Morro do Careca, na Praia de Ponta Negra até a Praia da Redinha, onde as abordagens também não resultaram na apreensão de drogas. 

Participam da ação, cerca de trinta e cinco policiais militares, equipados com cinco viaturas e três motos para cada veículo, além de policiais civis.  O efetivo de policiais militares que participa da Operação Avante é composto por homens do Batalhão de Choque da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas, o Rocam, que prestam o serviço à população em regime de horas extras. De acordo com a Sesed, guardas municipais de Natal também estão apoiando a operação.

A Secretaria de Saúde Pública pretende fazer uso de toda a estrutura do  Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, Ciosp, somado à dados estatísticos e  análises criminais em tempo real, para reduzir os índices de violência apresentados em toda a região metropólitana. 

Os principais crimes combatidos pela Operação Avante são roubos, latrocínios, homicídios e tráfico de drogas. “Além de realizar abordagens com a finalidade de busca e apreensão de armas e drogas, outro foco da Operação Avante é a busca por fugitivos da justiça” - lembra o Major Trigueiro.

Operação verão

A Polícia Militar deve anunciar ainda hoje quando dará início à Operação Verão, que pretende reforçar o policiamento nas praias de todo o litoral do estado, para garantir maior segurança aos cidadãos e aos turistas. 

De acordo com o Comandante Geral da PM, Coronel Araújo, as medidas serão anunciadas depois que forem avaliadas as demandas das prefeituras de vários municípios da região metropolitana. 

A partir de então, será possível definir data de início para a operação, contingente de policiais envolvidos e outros detalhes.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário