segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Terceirizados da saúde estadual fazem ato público para cobrar 13º salário atrasado

Os servidores terceirizados da saúde estadual estão reunidos no Hospital Walfredo Gurgel, na avenida Salgado Filho, para um ato público com objetivo de cobrar o 13º salário integral que está atrasado desde o meio do ano. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos profissionais de enfermagem, técnicos, duchistas, massagistas e empregados em hospitais e casas de saúde do Rio Grande do Norte (Sintern), Domingos Ferreira, a primeira parcela deveria ter sido paga na metade do ano e a segunda no dia 20 de dezembro, contudo, nenhum valor referente ao décimo foi depositada desde então.

Os trabalhadores que estão em greve desde o dia 20 pretendem hoje percorrer a avenida Salgado Filho e parar no cruzamento com a Bernardo Vieira. Segundo o sindicato, a caminhada depende da quantidade de servidores que irá comparecer ao local. Um número grande de profissionais - aproximadamente 150 - é esperado na manifestação de hoje. Por enquanto, os grevistas estão concentrados em frente ao Walfredo Gurgel. 

Os servidores só irão retomar os trabalhos quando o pagamento do 13º salário for depositado. "O Governo informou que o dinheiro já foi para o banco, mas nenhum servidor está com o valor depositado", disse Domingos Ferreira. 

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) disse que na manhã de hoje foram realizados os trâmites necessários para o pagamento do realinhamento do contrato da Sesap com a empresa SAFE, fato que permitirá o pagamento do 13º salário aos funcionários terceirizados a fim de serem retomados os serviços paralisados.

"A expectativa é de que os recursos solicitados sejam liberados pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) a partir da tarde de hoje (30) até a manhã desta terça-feira (31)", garantiu a Sesap.

Além do pagamento do décimo terceiro, os servidores cobram a regularização dos salários para o próximo ano. Domingos Ferreira disse que os pagamentos durante o ano de 2013 não foram feitos como o combinado, em todo o quinto dia útil. "Todos os meses atrasam e o pagamento só é realizado depois do dia 10", explica o presidente.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário