sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Nota sobre a antecipação da eleição da mesa diretora da câmara municipal de natal

1af7e6c80622d2ac78429fb1fd7fdc9fnota publica620Na quinta-feira (26), os vereadores de Natal foram convocados para uma sessão extraordinária em que seria votada a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014. Ao invés disso, aqueles que compareceram à sessão foram surpreendidos com o anúncio da antecipação, em um ano, da eleição da mesa diretora da Câmara (presidente, vice e secretários). A Presidência do Legislativo Municipal convocou para esta sexta-feira (27) uma sessão especial a fim de garantir esta vergonhosa eleição, que corresponde ao biênio 2015-2016 e só deveria ocorrer no final de 2014.
O requerimento que convocou a eleição da Mesa Diretora da Câmara foi assinado, lamentavelmente, pelos vereadores Adão Eridan (PR), Albert Dickson (PROS), Aquino Neto (PROS), Aroldo Alves (PSDB), Bertone Marinho (PMDB), Bispo Francisco de Assis (PSB), Chagas Catarino (PROS), Dagô de Andrade (DEM), Dickson Jr. (PSDB), Eudiane Macedo (SDD), Felipe Alves (PMDB), Franklin Capistrano (PSB), Júlia Arruda (PSB), Júlio Protásio (PSB), Junior Grafith (PRB), Luiz Almir (PV) e Ubaldo Fernandes (PMDB).

Na ocasião, até foi solicitado que pelo menos um, dos dezessete vereadores que subscreveram o pedido, pudesse explicar à população e aos demais vereadores os motivos políticos que justificassem a antecipação. Nenhum deles atendeu à solicitação.

Seria difícil para qualquer um dos dezessete responder ao questionamento porque a antecipação se dá pelas razões mais escusas possíveis. Não há qualquer interesse popular envolvido nisso. Há apenas interesses econômicos e as maracutaias típicas da velha política que sempre dominou o RN: distribuição de cargos comissionados, liberação de legendas para a campanha em 2014, apoios financeiros a candidaturas X ou Y, quem fica com cargos na Mesa Diretora, quem fica com mandato de federal ou estadual... acordos desse gênero.

Esta eleição é apenas para atender ao jogo eleitoral de 2014 e as preocupações econômicas e políticas dos diversos subgrupos de vereadores governistas, todos sob a liderança do vereador Júlio Protásio (PSB), do atual presidente Albert Dickson (PROS), da vice-prefeita Vilma de Faria e do prefeito Carlos Eduardo (PDT). Essa absurda e imoral manobra é um desrespeito aos interesses prioritários da população de Natal. A saúde, a educação e o transporte estão um verdadeiro caos em nossa cidade, mas não recebem a mesma atenção e agilidade da maioria da Câmara, como nesse caso da eleição da Mesa Diretora.

Diante de tanto absurdo, repudiamos a antecipação da eleição da Presidência da Câmara. Optamos por não legitimar esse processo e nos retiramos do plenário na ocasião da votação. A atitude de antecipar a escolha da Mesa Diretora reflete o cotidiano do Legislativo e da atuação de cada um destes vereadores, que estão mais interessados em viabilizar suas reeleições e beneficiar seus grupos políticos, completamente indiferentes aos problemas da população. Para além disso, ainda ousam colocar dois impactados da composição da mesa diretora, mais uma afronta à população potiguar.
Assinam: Sandro Pimentel (PSOL), Amanda Gurgel (PSTU), Marco Antonio (PSOL) e Eleika Bezerra (PSDC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário