terça-feira, 18 de agosto de 2015

Frente discute castração de animais em Natal

presente_animal
A Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, da Câmara Municipal de Natal, reuniu-se hoje (18) para debater sobre a celeridade no processo de castração dos animais (cães e gatos) na cidade. A medida é para combater a superpopulação de felinos espalhada pelas ruas da capital, mas também abrange os caninos. A reunião, foi conduzida pelo presidente da Frente, vereador Sandro Pimentel (PSOL) e contou com a participação dos vereadores Franklin Capistrano (PSB), presidente da Casa; Maurício Gurgel (PHS), vice-presidente da Frente; representantes da prefeitura que tratam de saúde animal; militantes de defesa dos animais; e Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Em 2014, foi aprovada emenda orçamentária na Câmara Municipal no valor de R$ 484 mil para ser usada no trabalho de castração dos bichos e durante a audiência, o vereador Sandro Pimentel anunciou que essa emenda será executada. Ele foi informado pela Secretaria de Saúde do Município de que ainda nesta semana será publicado edital para aquisição de dois castra-móveis para facilitar o trabalho. “Serão dois trailers para circular pelos bairros por meio de um cronograma. O objetivo é castrar animais, cães e gatos, nas residências porque são estes animais que procriam e suas crias são jogadas na rua ampliando ainda mais a população. O edital será publicado para as empresas apresentarem suas propostas. É uma ótima notícia porque mostra que o esforço da Frente está surtindo efeito e a prefeitura começa a fazer sua parte”, disse o vereador.
Na reunião, o supervisor de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semurb), Gustavo Szilagyi explicou que a secretaria possui um imóvel desocupado na Avenida Jaguarari, Zona Oeste da cidade, onde será implantada uma clínica veterinária em parceira com uma universidade privada. “Estamos fazendo uma parceria com a universidade que tem curso de medicina veterinária, mas não tem laboratório. Então nós podemos ceder o local e eles entram com a clínica veterinária e profissionais para realizar pequenas cirurgias, castrações, e atendimento a animais de pequeno porte”, disse o supervisor.

Fonte: Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário