sexta-feira, 28 de agosto de 2015

'Narcotráfico é pior do que droga', diz Pepe Mujica, em evento no Rio

O ex-presidente do Uruguai José Alberto Mujica, 80, defendeu a descriminalização das drogas durante um evento em sua homenagem, nesta quinta-feira (27) na sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no centro do Rio. Atualmente, o STF (Supremo Tribunal de Justiça) discute se é crime ou não o porte de drogas para uso próprio no Brasil.
"No Uruguai ainda não tivemos tempo suficiente para avaliar os resultados da liberação. O narcotráfico é pior do que a droga. O que queremos é assegurar uma compra segura sem que tenha que recorrer ao tráfico", disse o ex-presidente, que legalizou a comercialização da maconha em 2014 no Uruguai.
Indagado sobre movimentos que clamam pela volta da ditadura militar, Mujica respondeu que "há loucos por ai". O ex-presidente uruguaio ficou preso por quase 14 anos (dos quais 10 foram na solitária) por lutar contra a implantação da ditadura no Uruguai (1973-1985), como membro do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros.
Bem-humorado, completou citando um ditado popular castelhano. "No creo en brujas, pero que las hay, las hay".
O ex-presidente falou a uma plateia de convidados ao receber o prêmio "Personalidade Sul 2015" oferecido pela Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur). A premiação, em sua primeira edição, celebrou a sua trajetória.

Fonte: folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário