quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

MORTE EM CAMPO NO RN

Abalada com a morte do volante Neto Maranhão, a diretoria Potiguar de Mossoró enviou um ofício no início da tarde desta quarta-feira (9) à Federação Norte Rio-Grandense de Futebol para tentar o adiamento da partida diante do Potyguar de Currais Novos, válida pela primeira rodada do Campeonato Estadual deste ano. O jogo tem data marcada para ocorrer neste domingo, 13.

"Ainda não vi o documento, mas vou examinar e ver os argumentos", disse o presidente da FNF, José Vanildo, que já determinou a realização de um minuto de silêncio nos jogos da primeira rodada em homenagem ao jogador falecido na manhã de hoje. A primeira rodada também foi denominada de Neto Maranhão.
DivulgaçãoNeto Maranhão havia sido contratado nesta temporada para defender o Potiguar de MossoróNeto Maranhão havia sido contratado nesta temporada para defender o Potiguar de Mossoró

Ao portal Defato.com, o diretor de futebol do Potiguar de Mossoró, Neto Juremal, explicou que atletas e diretoria não têm clima para participar do jogo de estreia da equipe, neste domingo (13), em Currais Novos. "Esperamos a compreensão de todos. É um momento de muito dor", disse.

Sobre a condições médicas dos atletas, o presidente da FNF explicou que, quando o jogador é contratado pelo clube, um documento é enviado à FNF com a assinatura do atleta, do clube e de um médico de responsabilidade do time. José Vanildo ressaltou que não é de competência da Federação fiscalizar a atividade médica nos clubes.

"Essas relações trabalhistas são discutidas com o sindicato dos jogadores, com a Delegacia do Trabalho - que possui um fórum próprio para isso -, e dentro da própria legislação trabalhista específica do atleta profissional", disse em contato com a reportagem da TRIBUNA DO NORTE.

Segundo explicou o presidente da FNF, José Vanildo, a FNF atua para "registrar o vínculo contratual que ocorreu e habilitar esse atleta a participar da competição", dentro das condições médicas firmadas no documento envolvendo clube, federação e atleta.

O caso

O volante Roque Alves de Lima Neto, mais conhecido como Neto Maranhão, de 28 anos, morreu após se sentir mal durante um treino do Potiguar de Mossoró, clube que iria defender nesta temporada, na manhã desta quarta-feira (9). Segundo o médico Hélio Jales, do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, o jogador sofreu uma parada cardiorrespiratória e já chegou à unidade sem vida.

"Ele deu entrada no pronto-socorro em óbito. Nós tentamos, fizemos de todas as medidas possíveis de ressucitação cardiorrespiratória, mas não tivemos êxito. Ele já chegou sem condições da gente reverter a situação", explicou o médico.

O médico Hélio Jales ainda explicou que o jogador chegou ao HRTM sem vida e com sintomas de midriase paralítica (uma dilatação na pupila). "Apesar de todos os esforços que nós fizemos e de todos os equipamentos que nós disponibilizamos não foi viável o êxito de reverter", lamentou.

Neto Maranhão se sentiu mal no treino da manhã desta quarta-feira (9). Com o treino paralisado e os jogadores bebendo água, o volante desmaiou. Sem médicos no clube, o atleta tentou ser reanimado pelos atletas e comissão técnica. Os jogadores do clube levaram Neto Maranhão para o Hospital

O jogador havia sido contratado pelo Potiguar de Mossoró em novembro do ano passado, a pedido do treinador do clube, Gilberto Gaúcho, que trabalhou com Neto Maranhão no Coríntians de Caicó no Campeonato Potiguar 2012.

O corpo dde Neto Maranhão foi levado para a cidade de Fortaleza, no Ceará, e de lá segue para São Luís, no Maranhão, onde será  enterrado.

FONTE:TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário