quinta-feira, 25 de julho de 2013

Um ano após título, Renan Barão comemora ‘virada’ na vida

O lutador potiguar de MMA, Renan Barão, vive um momento “impar” na carreira, com um nível de profissionalização que o permite se dedicar exclusivamente aos treinos e o acompanhamento “de perto” de preparador físico, fisiologista,nutricionista, fisioterapeuta e outros especialistas ligados à saúde esportiva. Uma mudança radical de quem, um dia, já alimentava o sonho de viver apenas do esporte.
O momento que vive hoje, segundo Barão, só é possível graças ao que viveu há um ano, quando conquistou diante do americano Urijah Faber, o título de campeão interino do UFC, no peso galo (até 61 quilos). “Minha vida mudou muito. Foi a realização de um sonho. Sempre sonhei em ser o melhor, conquistar o mundo. Hoje, posso dizer que sou o campeão da categoria”, afirmou ele, acrescentando que isso o permitiu investir mais na profissão.
“Graças a Deus, posso dizer que vivo exclusivamente do que ganho com o MMA. Posso ajudar minha família, comprei uma casa para minha mãe, que sempre foi um objetivo meu. Minha vida realmente mudou depois que conquistei o título. Posso dividir a minha carreira entre antes e depois do cinturão.”
Com relação à luta contra Faber, oportunidade em que conquistou o cinturão interino, Barão afirmou guardar boas lembranças, fruto de uma das melhores preparações que já fez. “Estava muito bem ali. Muito preparado. Ele é um grande atleta, um cara duro, mas já tinha o estudado muito bem. Eu e meus técnicos. Sabia que ele tinha golpes fortes e treinei meu jogo para neutralizá-lo. Deu tudo certo e hoje estou contando essa história como vencedor”, afirmou Barão.
Desde a luta pelo cinturão interino do peso-galo, realizada no dia 21 de julho de 2012, Barão fez só mais uma exibição no UFC, quando venceu o também americano Michael McDonald, por finalização. Lutaria novamente no mês passado, mas uma lesão o tirou do confronto contra Eddie Wineland. O encontro dos dois, agora, está previsto para o dia 21 de setembro. “Estou com muita vontade de voltar a lutar. É isso que quero. Continuar lutando e conquistando vitórias, crescendo na organização”, afirmou.
Retorno
Mas não é apenas Renan Barão que está conseguindo trilhar um caminho de destaque no UFC. A entidade divulgou esta semana o pôster oficial do retorno da organização a Belo Horizonte, previsto para o dia 4 de setembro. E, no cartaz, o destaque não é só para a luta principal da noite, entre o brasileiro Glover Teixeira e o americano Ryan Bader. O pesosmoscas Jussier Formiga, representante potiguar no evento, é também um dos principais nomes do confronto na capital mineira. O lutador aparece ao lado do seu adversário, Joseph Benavidez.
Na sua última luta pelo UFC no Combate II, realizado em maio, o potiguar saiu vitorioso do confronto contra o americano Chris Cariaso. Melhor nos dois primeiros rounds, Formiga venceu a luta por decisão unânime dos jurados (29 a 28, 29 a 28 e 29 a 28), em duelo válido pela categoria mosca. Foi a primeira vitória de Jussier em duas lutas realizadas no UFC. Em toda a carreira, o potiguar soma 14 vitórias em 16 combates.

fonte: JHRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário