Professores da Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN) foram os ganhadores do Prêmio Inventor Petrobras de 2014. Maurício Bomio, Carlos Alberto Paskocimas e Fabiana Villela da Mota são pesquisadores do Departamento de Engenharia dos Materiais da UFRN e receberam a distinção por terem desenvolvido três processos produtivos de reaproveitamento de resíduos da produção de petróleo.
Os processo têm as seguintes denominações: “Processo de Produção de Revestimentos Cerâmicos à Base de Resíduo de Cascalho de Perfuração e Respectivas Formulações”; “Processo de Produção de Produtos e Artefatos de Cimento à Base de Solo Calcinado e Respectivas Formulações” e o “Processo de Produção de Tijolos Cerâmicos e de Blocos Cerâmicos à Base de Solo Contaminado com Resíduo de Petróleo e Respectivas Formulações”.
Segundo Maurício Bomio, a pesquisa trata do reaproveitamento dos resíduos sólidos que advém da perfuração de poços de petróleo. Essa ação permite seu uso na fabricação de argamassa de cimento e na produção de tijolos de alvenaria. Para o pesquisador, isso permite à empresa evitar o acúmulo de material, além de gerar uma fonte de renda cujos valores podem ser aproveitados na própria pesquisa a respeito do tema, caso a Petrobras tenha interesse.
O estudo desenvolvido pelos pesquisadores da UFRN contou com a participação de Fred Amorim Salvino, da Petrobras, de Marcio Luiz Varela Nogueira de Moraes, professor do IFRN, além dos alunos Alex Micael Dantas de Sousa, da UFRN, e de Renata Maria Sena Brasil Leal e Márcia Jordana Campos dos Santos, ambas do IFRN.
Reconhecimento
O Prêmio Inventor Petrobras existe há 13 anos, em reconhecimento à criatividade e à capacidade de inovação dos pesquisadores das instituições parceiras da estatal, bem como de seus colaboradores. A entrega do prêmio foi feita no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES), mantido pela Petrobras no Rio de Janeiro.
Com informações da UFRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário