terça-feira, 1 de setembro de 2015

'Tiraram nossa dignidade', diz policial gaúcha alvo de piada sobre salário

A soldado gaúcha Viviane Contessa, 34, publicou um desabafo em uma rede social dizendo ter sido alvo de provocação, ao fazer policiamento na área central da pequena cidade de Santiago (a 364 km de Porto Alegre) , por causa do atraso nos salários dos servidores do Rio Grande do Sul.
Membro da Brigada Militar (a PM gaúcha), há 8 anos, diz que três jovens com cerca de 20 anos de idade a provocaram: "Será que eles aceitam cesta básica de doação?". Viviane conta que o comentário, seguido de olhares e risos irônicos, fizeram-na baixar a cabeça, envergonhada.
O salário dos servidores estaduais foi parcelado pelo governo gaúcho nos últimos dois meses. Na segunda (31), os funcionários receberam apenas R$ 600 –o restante do salário de agosto virá em três parcelas, até o final de setembro.
Um dia depois da piada, a policial desabafou em uma rede social e seu depoimento foi compartilhado mais de 8.000 vezes.
"Só me deu vergonha e vontade de chorar. Foi então que percebi que naquele momento meu lado polícia não estava ali me acompanhando, então o desespero foi maior. Tiraram tudo de nós, mas o que mais está doendo é que tiraram nossa dignidade", escreveu Viviane.
Ela diz que com o valor recebido vai priorizar a alimentação dos filhos, de 14 e 10 anos. Para as demais contas usará seu cartão, "se não estiver bloqueado". A preocupação com as contas a pagar, diz, tem atrapalhado seu sono.
"Tudo na vida gira em torno do salário. Até mesmo os remédios que tive que comprar", diz Viviane, que teve febre e inflamação na garganta. A policial acha que os sintomas são decorrentes de "abalo psicológico" e agora está em casa, por recomendação médica.
CARREIRA
A soldado conta que sonhava desde os sete anos de idade com a carreira militar. A vontade surgiu ao ver pela primeira vez um brigadiano (como os PMs são chamados no Sul) trajando farda e capacete branco. Na época, sua mãe achou graça porque mulheres ainda não faziam parte da BM.
O sonho se realizou muitos anos depois, quando Viviane já tinha dois filhos.
Desde que o depoimento da soldado fez sucesso, pelo menos mais um policial militar publicou um desabafo na internet. O sargento Braulio Santana Pedroso, 42, de Canoas (região metropolitana de Porto Alegre) gravou um vídeo em que pede compreensão aos colegas e conta que gastou os últimos R$ 50 em combustível.
"Vou de ônibus, vou de bicicleta, vou a cavalo, mas vou ir [trabalhar]", diz o sargento. O vídeo foi visto mais de 200 mil vezes.
POLICIAIS AQUARTELADOS
Com protestos de familiares e sindicalistas de outras categorias em frente aos batalhões da Brigada Militar, policiais da corporação deixaram de sair dos quartéis na manhã desta terça-feira (1º), no Rio Grande do Sul.
A orientação da Abamf (Associação dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar) e da ASSTBM (Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar) é para que os policias fiquem "aquartelados" e só atendam emergências.

Nos casos urgentes, apenas os carros regularizados poderão fazer o atendimento.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/09/1676392-tiraram-nossa-dignidade-diz-policial-gaucha-alvo-de-piada-sobre-salario.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário