O resultado da licitação das obras para reestruturação do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte será publicado amanhã no Diário Oficial do Município (DOM). A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi) realizou ontem a abertura dos envelopes com as propostas apresentadas pelas empresas que concorreram à licitação, onde foi escolhida a Tecnopav Construções Ltda como vencedora, com uma proposta de R$ 3.642.732,60 para o serviço.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Marcelo Toscano, após a publicação do resultado da licitação, a empresa ou o cidadão que desejar recorrer do resultado terá um prazo de cinco dias úteis para contestar a decisão.
Decorrido todo esse processo, a Secretaria vai iniciar a etapa da contratação da empresa e deflagrar a expedição de licenças. A expectativa é de que, dentro de 20 dias, a ordem de serviço seja assinada pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo.
“A nossa intenção é começar as obras o mais rápido possível, mas temos que cumprir com esse prazo de recorrência, conforme determina a lei. Passados esses dias, estaremos encaminhando para assinatura do prefeito. Acredito que entre 5 a 10 de agosto estaremos com a ordem devidamente assinada”, declarou Marcelo Toscano.
Logo no início de sua gestão, o chefe do Executivo Municipal visitou as instalações do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, observando de perto a realidade atual da área. Sujeira, equipamentos danificados, elevadores desmontados, um verdadeiro cenário de abandono. A obra que foi entregue em 2008 não recebeu os devidos cuidados e o equipamento sofreu com a falta de manutenção.
O local permanece fechado até hoje porque apresenta infiltrações em diversas áreas do monumento, banheiros por terminar, falta de climatização, problemas nos elevadores e na parte elétrica. Mesmo sem poder ser aberto para visitação do público, o espaço chegou a ser liberado para prática de atividades físicas, como caminhadas e ciclismo. Entretanto, quem vai ao local em qualquer horário do dia só observa a presença do abandono, que divide espaço com um pequeno número de guardas municipais e do corpo de bombeiros.
Estão previstas melhorias nas partes elétricas, hidráulicas, de passeio público, ciclovias, biblioteca, auditório, acessos e recolocação dos elevadores que foram retirados, desmontados e as peças foram espalhadas pelas salas da administração do parque. Com a reabertura do espaço, o prefeito Carlos Eduardo espera que a rotina do local seja reativada com a população visitando o memorial da cidade, realizando caminhadas, praticando atividades físicas e passeios de bicicleta.
Segundo o titular da Semurb, mesmo sendo uma prioridade do prefeito, a reabertura do Parque não pode ser realizada em um curto prazo em função de problemas na licitação iniciada pela gestão passada. “Logo no início do ano, o prefeito anunciou que iria recuperar o Parque da Cidade de imediato, porém a Procuradoria Geral do Município achou por bem cancelar a licitação já iniciada e abrir um outro processo licitatório. Mas estamos perto de ter o Parque funcionando normalmente”, explicou Marcelo Toscano.
JH RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário