segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

LAGOA SALGADA/RN SEPULTAMENTOS DE JOVENS... TRISTEZA VEZES TRÊS.

O município de Lagoa Salgada se dividiu em três nesta segunda (15/12/2013/ para prestar condolências, as famílias, dos jovens assassinados na noite do ultimo domingo. Moradores se revesaram toda noite, em visitas as residencias de familiares. 

IMAGENS/BLOGALEXMANGA




Mas, um dia nossos entes queridos se vão. Quando menos esperamos e sem nenhum aviso, Deus tira de nós o que mais amamos. Em nosso peito apenas a dor de um punhal que a cada "meus pêsames" parece pesar. Nossos pensamentos levam para cada gota de sangue em nosso corpo a culpa de nunca ter dito: "te amo"; "preciso de você", "estou sempre aqui", "me preocupo", e como se não bastasse vem à frase mais forte "a culpa foi minha". Nossos sonhos caem por terra, nossa independência parece perder a importância. E a resposta para essa dor? O tempo é uma certeza: Quando amamos transmitimos o amor em pequenos atos e gestos, e as palavras não importam mais; quando precisamos de alguém, sentimos sua presença, e as palavras não têm mais sentido; quando nos sentimos sós e abandonados, surge uma palavra ou um gesto e descobrimos que nunca estaremos sós. E a culpa? A culpa é da vida que tem início, meio e fim. 






A nossa culpa está apenas em amar tanto e sentir tanto por perder alguém. O tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros. Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes, nossa vida conquista anjos. E no fim resta apenas a saudade. Não importa onde estejam, quem amamos sempre estará conosco!



VAMOS SALVAR OS JOVENS
A juventude encontra-se preocupada com a  incerteza de um futuro, espantada pelo poder conseguido por poucos homens em detrimento de muitos, essa desproporcionalidade e desigualdade amedronta a possibilidade de oportunidades no ensino e no mercado de trabalho. Ser cidadão é respeitar o direito dos outros e conhecer seus limites. Precisamos olhar com amor e ser solidário com os jovens e seus semelhantes, especialmente com os mais carentes e com as mães sofredoras, pois as dificuldades, as dores e as angústias têm levado a buscar no álcool e nas drogas o seu refugio.
As autoridades governamentais precisam entender que o jovem quando flagrado fumando maconha, precisa de um médico, de um psicólogo, de um conselho e não de cadeia ou bordoada. A crise do dialogo familiar, onde pais e filhos gastam horas e horas assistindo os personagens de TVs, mas não gastam minutos dialogando e trocando experiências uns com outros. Esse comportamento e carência de interiorização educacional fazem com que eles percam sua melhor oportunidade de desenvolver funções mais profundas do psiquismo humano: a capacidade de pensar e refletir sobre si mesmo; a capacidade de analisar seus comportamentos, atitudes, limites e conseqüências.
Quando se cultiva um dialogo franco, aberto, de respeito e de consideração com os que não pediram essa vida, “utilizar droga” com certeza, é possível ocupar um lugar mais importante que a droga em seus corações.
A vida que possuímos é bela e maravilhosa, é preciso que a sociedade abrace esta causa para rejeitar drasticamente o uso de drogas, mas não devemos em hipótese alguma rejeitar aqueles que estão fazendo uso delas. Devemos entender que o jovem que faz uso de drogas inicialmente quer experimentar, não sabendo que pode se viciar e se tornar mais um dependente dela, como uma amarga prisão, é um caminho sem volta.
Os pais deveriam começar a expor bem cedo aos seus filhos o perigo das drogas, antes que eles aprendam nas ruas, conceitos falsos. Muitos pais percebem que seu filho já está usando drogas, depois que falharam completamente como pais. O momento é de reflexão, porque esses jovens vivem numa sociedade individualista, egoísta, covarde, frouxa e omissa e que muito influencia, portanto é preciso muito cuidado e autoestima em vez de culpar o filho, condenando-o severamente.
As escolas deveriam ministrar cursos de prevenção contra drogas e ser o maior ponto de apoio para os pais, no que diz respeito à formação de personalidades sadias e equilibradas das crianças.
Fora do ambiente familiar a informação educativa é um dos melhores meios de se prevenir os jovens contra o uso de drogas e de alertá-los contra o perigo da dependência.
Mostrar ao jovem que a vida que possuímos é bela, maravilhosa, preciosa e misteriosa e que as drogas é uma agressão a vida não colabora para uma vida sóbria, livre e feliz.
Vamos ajudar nossos jovens, exigindo do governo uma educação pública de qualidade com a valorização profissional do professor, só assim poderemos formar cidadãos para resgatar a dignidade do ser humano, a felicidade de viver do jovem, a paz familiar e a soberania desse País.


trecho(Alderico Sena)


IMAGEM DO FACEBOOK LUTERO CAVALCANTI



Nenhum comentário:

Postar um comentário