quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CONHEÇA: Oito praias de nudismo oficiais do Brasil (POR TURISMO)

A partir deste ponto, a nudez é obrigatória. Não do texto, mas do corpo em oito recantos do litoral brasileiro.

Caminhar e lagartear no sol bronzeando os recônditos do físico é regra nas praias de naturismo do país –que ganharam recentemente mais um reconhecimento legal.
Roberto de Oliveira/Folhapress
Naturistas na praia de Barra Seca que é a primeira e única praia de nudismo do Espírito Santo
Naturistas na praia de Barra Seca que é a primeira e única praia de nudismo do Espírito Santo
Em novembro, a Prefeitura do Rio sancionou lei oficializando o nudismo em Abricó; outras sete praias brasileiras (na Paraíba, na Bahia, no Espírito Santo, no Rio e em Santa Catarina) são oficiais ou por força de decreto ou de lei municipal. Em qualquer outro ponto da costa em que o banhista tire a roupa, ele pode ser detido por ato obsceno.
"Já percebemos um aumento na frequência da praia com pessoas que, agora, com a lei, devem estar se sentindo mais seguras", afirma Pedro Ribeiro, presidente da associação naturista de Abricó.
Zelar pela ética do naturismo –como não deixar ninguém fotografar ou observar banhistas ostensivamente– é um desafio não só de Ribeiro. Segundo Renata Freire, que assume a presidência da Federação Brasileira de Naturismo no fim deste mês, a atividade ainda precisa ser reconhecida como algo sério.
"Há desconhecimento por parte de gente que acha que pode assumir comportamentos inadequados porque o lugar é naturista, ainda que eles sejam impróprios em qualquer lugar", diz Renata.
Segundo César Xisto, presidente da Associação Baiana de Naturismo, um homem se excitar é normal. "O que não pode é ficar se insinuando."
O "problema" da nudez para o brasileiro, diz a antropóloga e colunista da Folha Mirian Goldenberg, é que ele não a vê como uma coisa natural como em outros países.
"Na Europa, o corpo não é o principal capital das pessoas", diz. "Mesmo nua, a europeia não está se exibindo. Já a brasileira coloca biquíni, mas faz questão de mostrar a marquinha. Fica de fio dental, mas não tira a calcinha."
Para ajudar a despir preconceitos e entender como funciona o naturismo no Brasil, repórteres da Folha tiraram a sunga para contar como são as praias em que o nudismo é oficial no país.
Editoria de Arte/Folhapress
Praias de nudismo oficiais do país
Praias de nudismo oficiais do país
EM SÃO PAULO
São Paulo, o Estado mais populoso do país, ainda não tem uma porção oficial de litoral em que se possa circular nu. E deve continuar assim por mais um tempo.
A luta para oficializar a prática na praia Brava, em São Sebastião, litoral norte, já foi abandonada pela Federação Brasileira de Naturismo.
"Não queremos praias para criar caso, e lá houve um mal-estar, principalmente com os surfistas. Então, não estamos mais correndo atrás dela", afiram Renata Freire, futura presidente do órgão.
Procurada, a Secretaria de Turismo de São Sebastião disse que aguarda eventuais trâmites oficiais para ouvir a comunidade, mas ressaltou que a prefeitura não vê a Brava como ponto de naturismo –e não estimula a prática.
Segundo Renata, alguns grupos de naturistas de São Paulo miram, no momento, a praia da Desertinha, em Peruíbe (SP). Quem vai lá no fim de semana pode até encontrar alguém pelado. "Mas por lá, até onde sabemos, nenhum frequentador está em desacordo com o naturismo."
Procurada, a prefeitura de Peruíbe disse que desconhece a prática de nudismo no local.
Não é preciso, porém, ir à praia para ficar pelado em público: a federação tem, entre seus filiados, campings, pousadas e clubes em 12 Estados.
Ilustração Carolina Daffara Ferreira/Editoria de Arte/Folhapress
Dicas básicas para o nudista de 1ª viagem
Dicas básicas para o nudista de 1ª viagem

FONTE: FOLHA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário