Arquivo FD/Trânsito
De acordo o parlamentar, os motoristas só não foram multados porque a prefeitura estava readequando o limite de velocidade para aplicação da penalidade.
De acordo o parlamentar, os motoristas só não foram multados porque a prefeitura estava readequando o limite de velocidade para aplicação da penalidade. “As multas não foram emitidas, pois a Prefeitura havia reduzido o limite de velocidade dos cruzamentos semaforizados para 50km e não havia informado à população, através de placas ou campanhas publicitárias na tv e no rádio”, afirma o parlamentar.
O secretário adjunto da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), Walter Pedro, informou à reportagem que as campanhas foram iniciadas na tv e no rádio. Além disso, relatou algumas alterações. “Os radares dos cruzamentos semaforizados já estão funcionando, no entanto, eles só começam a multar por excesso de velocidade a partir do mês de março”, explica. Ainda de acordo com Walter, o limite de velocidade permitido que havia sido reduzido para 50km/h foi ampliado para 60km/h.
Durante esta semana, a reportagem do Nominuto manteve contato com a STTU e tentou confirmar os números informados por Kelps, no entanto, até o momento os dados não foram repassados pela secretaria.
O adjunto da STTU, informou à reportagem, apenas os números das multas aplicadas no período de outubro a dezembro de 2014. De acordo com ele, nesses meses os fotosensores registraram 1.171multas aplicadas por parada sobre a faixa de pedestre, além de 5.438 por avanço de sinal. Ao logo do ano a STTU aplica cerca de 5 mil multas por mês, mas, nos últimos meses de 2014 esse número pode ter chegado a 8 mil notificações.
Ainda sobre o assunto, o deputado Kelps Lima criticou a secretaria e ressaltou a falta de campanhas educativas de trânsito e de orientação aos motoristas. “O que eu questiono é a falta de campanhas e placas que informem aos motoristas o limite de velocidade nas vias. Na época em que eu era secretário da STTU nós fizemos isso e por isso conseguimos reduzir o número de multas”, alfineta o deputado.
No último dia 7 de janeiro, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves falou sobre o assunto em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM e reafirmou que os pardais não estavam multando e que a velocidade máxima de 50km/h, sinalizada inicialmente para as vias é estabelecida pelo Código Nacional de Trânsito.
A informação do prefeito foi contestada pelo deputado, Kelps Lima que alertou. “O código não diz isso. O Código classifica as vias de acordo com a densidade e estipula a velocidade pela classificação, que não corresponde ao limite de 50km/h nas vias em que foram colocados os pardais. No entanto, o prefeito pode sim colocar uma velocidade diferente dessas, desde que haja uma sinalização alertando aos condutores”, explica.
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