segunda-feira, 20 de julho de 2015

População protesta contra aumento da tarifa de ônibus

Centenas de pessoas foram às ruas nesta segunda-feira (20) para protestar contra o aumento da passagem de ônibus em Natal. Em aproximadamente 2h30 de ato, grupo percorreu avenidas de Natal até o shopping Midway Mall. Duas pessoas foram presas e uma mulher ficou ferida.
Alex Régis
Manifestantes ocuparam vias de Natal durante protestoManifestantes ocuparam vias de Natal durante protesto

Utilizando as redes sociais para marcarem o ponto de encontro, os manifestantes iniciaram o protesto na lateral do shopping Via Direta. Pela internet, mais de cinco mil pessoas haviam confirmado presença. Porém, segundo a Polícia Militar, o protesto teve aproximadamente 500 pessoas. Para minimizar a possibilidade de incidentes, PM e PRF realizaram uma revista prévia em determinados grupos.

Antes mesmo da saída do grupo até o shopping Midway Mall, um jovem foi detido com pequena quantidade de maconha e levado até a delegacia de Plantão. Até o início da manifestação, havia sido a única ocorrência. Contudo, momentos depois, a polícia teve que trabalhar mais uma vez.
Protesto terminou no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira - Foto:Alex Régis

















Com os manifestantes ocupando a faixa da BR-101 no sentido centro, um homem soltou um rojão em direção à via por onde trafegavam os veículos no sentido zona Sul. O artefato entrou pela janela do carro de uma mulher e a feriu na perna. Inspetores da PRF identificaram e prenderam o suspeito, que não teve confirmada a ligação ao movimento. Já a mulher foi levada ao hospital Promater por outro policial e uma amiga.

Apesar do incidente, o movimento transcorreu com tranquilidade até o shopping Midway Mall, no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira. Durante alguns minutos as duas vias foram bloqueadas, com a intervenção da polícia e STTU para orientar desvios aos motoristas. Contudo, às 20h05 o trânsito foi totalmente liberado e o protesto foi oficialmente encerrado.

Ação

Os manifestantes ainda aguardam a definição sobre uma ação judicial do vereador Sandro Pimentel, que pede a suspensão do aumento da tarifa de ônibus até que ocorram audiências públicas para a discussão dos valores. O pedido está na 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal e será analisado pelo juiz Luiz Alberto Dantas. 

Até o início da noite, no entanto, o pedido de liminar do vereador ainda não havia sido apreciado.







Fonte:Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário