Uma rebelião em uma unidade prisional em Manaus (AM) resultou na fuga de 144 presos na madrugada de terça-feira (9). Até a tarde de hoje, 61 detentos haviam sido recapturados, restando ainda 83 foragidos, segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas.
O motim no Ipat (Instituto Penal Antônio Trindade) começou na tarde de segunda-feira (8) e se estendeu até as 5h do dia seguinte. Um grupo aproveitou o tumulto para fugir pelos fundos da penitenciária, por um buraco na cerca de arame, antes que a situação fosse controlada.
Onze agentes penitenciários foram feitos reféns, sendo que um deles foi liberado logo nas primeiras horas de negociação, com ferimentos superficiais. Os detentos pediam o desligamento dos bloqueadores de celular e a transferência de três homens que supostamente estavam sob ameaça de facções criminosas rivais.
A rebelião foi encerrada após a Secretaria de Justiça e a seção Amazonas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) negociarem a liberação dos reféns mediante a transferência imediata para a unidade dos três presos ameaçados. Eles são acusados de envolvimento com tráfico de drogas. A liberação do sinal de celular na unidade não foi concedida.
O Ipat comporta 496 detentos, mas antes de a fuga ocorrer contabilizava 668 presos provisórios.
fonte: folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário