A operação Lei Seca prendeu 8 motoristas pelo crime de embriaguez ao volante na madrugada deste domingo (4) na blitz montada na Rota do Sol, na Zona Sul de Natal. Entre eles, três menores que conduziam os veículos após consumo de álcool.
Humberto SalesFiscalização resultou em oito prisões e recolhimento de 41 carteiras de habilitação
Além das prisões, a Polícia Militar apreendeu 41 carteiras de habilitações (CNH). Os condutores foram autuados e vão responder administrativamente por dirigir sob efeito de álcool.
O tenente Styvenson Valentim, coordenador da operação Lei Seca, explica que, no caso dos três menores, por não serem habilitados, os pais foram chamados a Delegacia de Plantão Zona Sul e responderão pelo crime de trânsito, bem como os donos dos veículos que liberaram ou passaram a direção.
A operação apreendeu ainda 16 veículos, sendo duas motos, removidos para a sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Lei Seca
A Resolução 432/13, que estabelece diretrizes para o cumprimento da Lei Seca mais rigorosa, sancionada em dezembro de 2012, prevê, em caso do teste do bafômetro apontar marca igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, autuação do motorista, que responderá por infração gravíssima, pagará multa de R$ 1.915,40, terá a carteira de habilitação recolhida e o direito de dirigir suspenso por 12 meses, além da retenção do veículo.
Caso o teste aponte concentração igual ou superior a 0,34 miligrama por litro de ar, o ato de dirigir passa a ser considerado crime, e o motorista, além de pagar a multa e ter a carteira de motorista apreendida, é encaminhado para a delegacia. Comprovada a embriaguez, o condutor pode ser condenado à detenção de seis meses a três anos.
TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário