terça-feira, 27 de outubro de 2015

LAGOA SALGADA/RN PACIENTES DE DIABETES DIZEM QUE NO POSTO NÃO TEM NEM SERINGA

Hoje à tarde formos abordado pela 3ª vez só esta semana pelos pacientes de diabetes segundos os mesmo é um tratamento diário  e que não pode faltar, no entanto no Posto de Saúde em alguns dias não tinha nem seringa.



Fica nosso apelo pela regularização do serviço.
Com saúde não se brinca!




SEGUE ALGUNS ESCLARECIMENTOS SOBRE O ASSUNTO


1) Gostaria de saber como devo fazer para receber os medicamentos grátis, pelo SUS, como insulina e fitas.
Redação da SBD: A lei federal de n° 11.347 (assinada em 27 de setembro de 2006 pelo Presidente da República) está em vigor e determina que os pacientes com diabetes recebam, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde - SUS, os medicamentos necessários para o tratamento, assim como os materiais exigidos para a sua aplicação e a monitoração da glicemia capilar. O texto da lei afirma que, para ter este direito, é preciso estar inscrito em algum programa de educação especial em diabetes.

Na prática, a pessoa precisa ir ao posto de saúde mais próximo de sua residência, e cadastrar-se como paciente com diabetes do SUS ou do Sistema de Informação em Hipertensão e Diabetes (Hiperdia). No mesmo local, deve-se pedir pelos medicamentos necessários ao tratamento, prescritos pelo médico responsável em uma receita que será ali apresentada.


Caso não seja plenamente atendido, paciente deverá relatar o caso à ouvidoria da Secretaria da Saúde do estado ou do município e também na própria sede da mesma. Se ainda assim não for atendido, em último caso, o paciente poderá entrar com uma ação judicial exigindo o fornecimento gratuito de todos os itens indispensáveis ao seu tratamento médico. Para tanto, precisará de um advogado, que pode ser público (Defensoria Pública, localizada nos fóruns de cada município) ou um profissional particular de sua confiança.


FONTE;http://www.diabetes.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário