quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Lagoa Salgada-RN Estudantes universitários denunciam os absurdos do transporte escolar

Nos últimos dias Lagoa Salgada está passando por dificuldades que com apenas palavras não é possível descrever. Hoje recebemos mensagens e ligações dos estudantes do ensino superior que utilizam o transporte escolar, antes que algum partidário diga que este transporte não é de responsabilidade do município segue a Lei.


Conforme disposto no Artigo 5º da Lei nº 12.816/2013, os municípios estão autorizados a utilizar o transporte escolar municipal por estudantes universitários.  

O movimento em defesa do transporte escolar municipal para os universitários originou-se no Estado da Paraíba. Essa flexibilização permite que estudantes de nível superior residentes em pequenos e longínquos municípios também possam utilizar o transporte escolar, em especial, no período noturno.

Os estudantes também não esconderam sua indignação tornando público a situação.

Print Facebook


Print Facebook


Print Whatsapp



Ainda segundo os alunos, no mês de setembro o ônibus furou o pneu duas vezes, quando o motorista foi questionado respondeu que é falta de manutenção o mesmo avisa que o veiculo precisa da manutenção o que não acontece, soubemos ainda que o salário do motorista foi diminuído, na semana passada o pneu furou em Vera Cruz e não fez a viagem o suporte estava pior do que o que estava furado e não tem ônibus reserva, quase todos os dias da semana aparece um problema que impede os mesmo de irem assistir as aulas, certa vez o veiculo veio de Macaíba até Lagoa Salgada com o pneu furado.  

Fiquei muito triste com todas as situações pois, sei que estes alunos são os futuros professores, enfermeiros, advogados, nutricionistas, assistentes sociais entre outras profissões que só trarão orgulho para Lagoa salgada, não podemos jamais corta, abortar um sonho de um jovem ainda mais quando estes são lutadores, que se dispões a viajar 120 km todos os dias dormir sempre pós meia noite na batalha de um futuro melhor para eles e porque não para nosso município.

O que aparenta é que nossos governantes querem nosso povo leigo, eu as vezes imagino que é porque seria mais fácil de corromper, comprar e manipular.

Alegro-me porque o que vejo é que eles não estão conseguindo essa geração de estudantes de nosso município esses futuros profissionais do 3º grau serão sim a mola metra na construção de um município melhor para todos, e cada um na conclusão de sua graduação seja se passe para liberdade "porque a liberdade não tem preço e quando vem pelo seu próprio esforço, pela educação não tem preço."   Grifo meu.

Fica uma dica de um educador para liberdade.

A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige permanente busca. Busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. Ninguém tem liberdade para ser livre: pelo contrário, luta por ela precisamente porque não a tem. Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão.
Paulo Freire
A luta é de todos!


Um comentário:

  1. Antes de citar uma lei é preciso saber o alcance dela. A referida lei nao impõe obrigação ao município para transporte de universitário. Assim, ela traz uma permissão. Esta é a finalidade. Se querem reivindicar direitos, saibam argumentar. Embora o transporte de universitário seja essencial nos dias atuais, nada impede que o município venha nao mais ofertar, pois devido a crise financeira que vive o Brasil teve acentuada queda de receita, dificultando esses serviços.

    ResponderExcluir