terça-feira, 21 de outubro de 2014

VEREADOR SANDRO PIMENTEL EM DEFESA DOS ANIMAIS


Carlos Eduardo recebe Frente Parlamentar e OGNs em Defesa dos Animais


Foto: Alex Régis
O prefeito Carlos Eduardo recebeu na manhã desta terça-feira (21), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara Municipal de Natal (CMN), tendo na vanguarda o vereador Sandro Pimentel, afora representantes de diversas Organizações não Governamentais (OnGs), que lidam com a causa animal. O grupo levou ao chefe do executivo municipal uma pauta propositiva, principalmente em relação ao curral da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).
19969Entre outras reivindicações, a Frente pleiteia a presença de veterinários 24 horas no curral, ambulatório permanente com medicamentos, vacinação e castração de animais, além do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) dos Carroceiros. O grupo pediu o empenho da prefeitura na resolução das questões apresentadas.
De imediato, ficou definido a presença de um veterinário uma vez por semana no curral, como medida emergencial, melhorias no local, com cerca separando animais machos e fêmeas, um computador para cadastramento dos bichos e acesso livre das OnGs ao curral.
“O papel da sociedade civil é muito importante. Temos problemas de orçamento, mas determino às secretarias envolvidas a se voltarem para o problema. A questão é de humanidade. Nós vamos encontrar as soluções”, disse o prefeito Carlos Eduardo.
O secretário de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, reconheceu a gravidade da situação, mas, por outro lado, ressalvou que já “melhorou bastante”. Ele assinalou que a Semsur precisa ter orçamento para montar uma estrutura. Por sua vez, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Toscano, citou a implementação de políticas públicas para os animais no Estado do Paraná. Ele vai conhecer de perto o programa para aplicar em Natal. Sugeriu a criação de um departamento na Semurb para desenvolver políticas ambientais voltadas para os animais.
Participou, ainda, da reunião o diretor do Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alessandro Tavares. O gestor explicou que o Centro recebe cachorros com Calazar ou Raiva. Neste caso, a equipe segue o protocolo do Ministério da Saúde: aplicação da eutanásia, precedido de anestesia. “Todo o procedimento é feito com orientação de veterinários, e só depois que os exames clínicos comprovam a doença entre os cachorros”, afirmou Tavares.
FONTE: BLOG DO BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário