terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

'Dei sorte', diz professor de jiu-jitsu que sobreviveu a atentado no RN

Lutador Júnior Sustagen foi baleado nas pernas em Natal (Foto: Ademir Júnior/Arquivo pessoal)Lutador Júnior Sustagen foi baleado nas pernas 
(Foto: Ademir Júnior/Arquivo pessoal)
Professor de artes marciais na mesma academia em que o lutador de MMA Luiz de França Trindade, de 25 anos, foi assassinado nesta segunda-feira (10), Ademir Júnior, conhecido como 'Júnior Sustagen', acredita que a sorte evitou o mesmo destino do colega de trabalho. Baleado nas pernas, o atleta de jiu-jitsu e luta olímpica estava ao lado do jovem morto quando dois homens em uma moto se aproximaram e um deles começou a atirar. Em entrevista exclusiva ao G1 nesta terça-feira (11), o professor diz que espera justiça em relação ao crime cometido na calçada da academia Alta Performance, no conjunto Cidade Satélite, zona Sul de Natal.

"Saímos da academia na mesma hora por coincidência. Os dois chegaram de moto. Um desceu e deu o primeiro tiro a queima roupa na cabeça do Luiz. O terceiro tiro acertou minha perna esquerda, atravessou e pegou na direita", relata o professor de artes marciais. A bala rompeu o tendão da perna direita de Sustagen, que ficará de dois a seis meses se recuperando e afastado dos treinamentos. "Dei sorte. Nada justifica isso. Espero justiça", acrescenta o atleta, que foi atendido no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, e liberado no mesmo dia do crime.

Sobre os responsáveis pelo crime, o professor conta que não foi possível identificá-los. "O que atirou usava bermuda e moleton verde, mas os dois estavam de capacetes", lembra. Até o momento o único suspeito investigado pela Polícia Civil é o tenente da Polícia Militar Iranildo Félix. Por meio de sua defesa, o oficial nega participação no crime e afirma ter álibis que comprovam que ele não esteve na academia Alta Perfomance, no conjunto Cidade Satélite, onde Luiz de França foi assassinado.
Junior Sustagen ao lado do potiguar Renan Barão, campeão do UFC (Foto: Ademir Júnior/Arquivo pessoal)Junior Sustagen ao lado do potiguar Renan Barão, campeão do UFC (Foto: Ademir Júnior/Arquivo pessoal)
Investigação

O delegado Sílvio Fernando, titular da 11ª Delegacia de Polícia Civil, trabalha até o momento com duas linhas de investigação. Uma delas é que o crime pode ter sido motivado por uma traição. “Podemos estar diante de um crime passional. Temos informações de que o lutador teria se envolvido com a namorada do tenente. Ela ainda será ouvida”, afirmou.
Ainda segundo Juliana Melo, o tenente acredita que foi apontado como suspeito do crime devido ao desentendimento na academia e pelo fato de ser policial. "Os dois não tiveram mais nenhum tipo de contato após esse desentendimento. O oficial inclusive bloqueou a vítima nas redes sociais para não ter mais contato", afirma a advogada.A outra suspeita da Polícia Civil é que um desentendimento entre o PM e o lutador de MMA possa ter motivado o crime. A defesa do tenente Iranildo Félix confirma que os dois se desentenderam, mas alega que o caso não foi grave. "Houve um desentendimento, mas nada muito grave. Não houve discussão mais pesada, nem agressão física", explica a advogada Juliana Melo.

De acordo com a defesa, o policial fez uma aula experimental no fim de janeiro na academia Alta Performance, onde o lutador foi assassinado, porém não gostou do treinamento. A advogada diz que quando foi para o segundo treino o tenente decidiu não continuar e por já ter feito o pagamento adiantado da mensalidade, teve o dinheiro devolvido. "A mudança foi para uma academia da mesma rede. Se tivesse sido expulso, o oficial não poderia fazer isso", acrescenta.
Luiz de França foi assassinado dentro de academia em Natal (Foto: Luiz de França/Arquivo pessoal)Luiz de França foi morto na calçada da academia
(Foto: Artur Dantas)
'Álibi fraco', diz delegado
O tenente Iranildo Félix prestou depoimento nesta segunda e foi liberado em seguida. O álibi apresentado pelo oficial não convenceu delegado Sílvio Fernando. No depoimento, o policial afirmou ter ido a uma outra academia por volta das 8h. No entanto, segundo o delegado, a biometria e as câmeras do local mostram que o oficial da PM chegou às 10h08, logo após o assassinato ter acontecido. "O crime ocorreu antes das 10h", afirma Sílvio Fernando. "Os percursos e os horários informados por ele não batem. O álibi é muito fraco", acrescentou o delegado.
Apesar de não ter sido convencido pelo depoimento, o delegado explica que ainda não tem elementos suficientes para indiciar o oficial da PM. Durante esta semana estão previstos os depoimentos das testemunhas que presenciaram o assassinato. Além de Luiz de França, o professor de artes marciais Ademir Júnior, conhecido como 'Júnior Sustagen', também foi atingido por um disparo. O tiro atingiu a perna do atleta, que passa bem.
Velório e enterro
O corpo de Luiz de França Sousa Trindade, de 25 anos, foi velado e enterrado em meio a muita comoção na noite desta segunda-feira no cemitério Morada da Paz, em Emáus, na Grande Natal (veja vídeo ao lado).
Familiares, amigos e colegas de academia não quiseram falar com a imprensa.
O lutador levantou seu último troféu de campeão no sábado. Foi durante a primeira etapa do Campeonato Norte-rio-grandense de Luta Olímpica, realizado no Colégio Objetivo Natal.
Luiz de França foi o campeão da categoria até 86 Kg e era o favorito a representar o Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica, que será realizado entre os dias 22 a 24 de maio, no Rio de Janeiro.
Ainda nesta segunda, pelas redes sociais, parceiros de treino de Luiz de França na Kimura Nova União ficaram chocados com o crime. Jussier Formiga e Ronny Markes, que fazem parte do UFC,lamentaram a morte do atleta.
Luiz de França foi morto em academia no bairro de Cidade Satélite, em Natal (Foto: Augusto Gomes)Academia Alta Performance fica no conjunto
Cidade Satélite (Foto: Augusto Gomes)
O crime

Luiz de França Sousa Trindade foi assassinado a tiros na manhã desta segunda na calçada da academia Alta Performance, que fica na rua Serra da Jurema, no conjunto Cidade Satélite, zona Sul de Natal.

O lutador levou vários disparos de pistola e morreu no local. O professor de artes marciais Ademir Júnior, conhecido como 'Júnior Sustagen', também foi baleado na perna, mas passa bem.
Segundo testemunhas, o suspeito de efetuar os disparos fugiu numa moto acompanhado de outro homem.

FONTE: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário