quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Resolve rapidinho: Dirceu lança site para receber doações e pagar multa do mensalão


Assim como já foi feito com José Genoino e Delúbio Soares, petistas colocaram no ar, na tarde desta quarta-feira (12), um site para arrecadar doações e ajudar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a pagar a multa que lhe foi imposta pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no processo do mensalão. O valor da dívida do petista é de R$ 971 mil.
A vaquinha virtual de Dirceu foi ao ar após e VEP (Vara de Execuções Penais) do Distrito Federal determinar ao ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT) o pagamento imediato da multa pela qual foi condenado no julgamento. Antes da decisão, os mensaleiros eram notificados e tinham até dez dias úteis para pagar o montante.
Segundo a nova determinação da VEP, o processo já está encerrado, portanto não cabem novos prazos. O valor da multa que Cunha deve aos cofres públicos é R$ 373.511,12.
Na página, há uma declaração de Dirceu do dia 15 de novembro do ano passado, quando foi determinada sua prisão, na qual ele questiona o julgamento e sua condenação.
“Não me condenaram pelos meus atos nos quase 50 anos de vida política dedicada integralmente ao Brasil, à democracia e ao povo brasileiro. Nunca fui sequer investigado em minha vida pública, como deputado, como militante social e dirigente político, como profissional e cidadão, como ministro de Estado do governo Lula. Minha condenação foi e é uma tentativa de julgar nossa luta e nossa história, da esquerda e do PT, nossos governos e nosso projeto político”, disse ele na ocasião.
Os organizadores do site afirmam que o processo de arrecadação é um protesto contra as violações que teriam sido cometidas pelo STF no julgamento. “A ajuda para pagar a multa quase milionária imposta pelo Supremo é um protesto coletivo contra as arbitrariedades e violações do julgamento da AP 470. A contribuição de cada um representa muito mais do que um gesto financeiro. Representa antes de tudo um gesto humano e político”.
A Justiça ainda não determinou que Dirceu pague a multa que lhe foi imposta.

do blog do bg

Nenhum comentário:

Postar um comentário