sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Golfinho é encontrado morto na praia do Farol em São Bento do Norte

Um golfinho da espécie nariz de garrafa, com cerca de 3 metros, foi encontrado na manhã desta sexta-feira por populares que caminhavam na orla da praia do Farol, em São Bento do Norte, a 115 quilômetros de Natal.
Segundo um estudante de biologia, a causa da morte pode ter sido o enroscamento do animal em redes de pesca clandestina. Para ele, o golfinho deve ter se perdido do grupo e a perfuração – mesmo superficial – encontrada na cabeça, pode ter sido originada por algum ataque ou doença.
O estudante entrou em contato com um biólogo marinho que irá fazer a necropsia do peixe para saber o motivo da morte do animal marinho. O Ibama foi comunicado sobre o fato.
O bico comprido, bem semelhante ao gargalo de uma garrafa, deu origem ao curioso nome da espécie. Além do focinho único e inconfundível, esses mamíferos aquáticos também são famosos pela sua inteligência e por viverem sempre em grupos sociais.
Brincalhões, os golfinhos-nariz-de-garrafa gostam de acompanhar as embarcações e fazer piruetas, chegando a saltar vários metros para fora da água. Eles dormem cerca de oito horas por dia e “nadam” a uma velocidade de cerca de 20 km por hora, podendo mergulhar até 20 minutos e a uma profundidade de 300 m.
Em regiões costeiras, os exemplares da espécie costumam viajar em grupos de até 10 indivíduos. Já em alto mar, esse número cresce para 25, embora já tenha sido registrado um grupo formado por cerca de 500 animais. Assim como outros golfinhos, eles se comunicam uns com os outros através de sons e linguagem corporal.
Apesar de ainda existirem em bom número, os golfinhos-nariz-de-garrafa têm sido erradicados de alguns lugares. São caçados, principalmente, pela sua carne, e muitos também acabam se afogando em redes utilizadas para a pesca de outras espécies marinhas, como o atum.
FLIPER - Na década de 60, o golfinho-nariz-de-garrafa ficou conhecido em todo o mundo por ser personagem principal de uma série de televisão produzida nos Estados Unidos. O nome do golfinho no seriado era Flipper e, até hoje, muita gente ainda chama os exemplares da espécie assim.
i67i76i
o98o98o8
87i5y642y
fonte: JHRN








Nenhum comentário:

Postar um comentário