sábado, 26 de maio de 2012

INVENÇÃO DE GAROTO DE TREZE ANOS

Richard Turere, um jovem Africano de apenas 13 anos de idade surgiu recentemente com uma invenção de baixo custo e ambientalmente correta para proteger o rebanho de gados de sua família, que pode também servir como uma solução para um grande problema em seu país: o conflito entre humanos e animais selvagens.
Richard Turere com o renbanho de gados de sua família / Fonte: AfriGadget
A família de Richard mora no Quênia, próximo ao Parque Nacional de Nairóbi, que é a área com maior densidade de leões de todo o planeta.
Richard já viu muitas das vacas, ovelhas ou cabras de sua família serem devoradas pelos grandes felinos, e com o tempo notou que os leões ficavam longe enquanto alguém estava andando do lado de fora com uma lanterna.
Foi a partir disso que o jovem  teve uma brilhante ideia, reaproveitou as lâmpadas de LED das lanternas quebradas que tinha em casa, e montou um sistema de iluminação automática no entorno do local onde ficam os gados.
As lâmpadas são ligadas a uma caixa com interruptores, e a uma bateria de automóvel com um painel solar que opera o aparelho de televisão família. As luzes piscam em sequência, dando a impressão de que alguém está andando em torno da área.
Desde a instalação do sistema, a família de Richard não apresentou mais problemas com o ataque de leões aos seus animais, e os vizinhos já estão adotando a mesma ideia.
Ilustração do Projeto feito por Richard / Fonte: AfriGadget
Este conflito entre humanos e animais selvagens está cada vez maior, tanto na África como também na Ásia, à medida que áreas selvagens são transformadas para uso agrícola ou em assentamentos humanos, deixando cada vez menor o habitat dos animais, prejudicando ambos os lados. Os agricultores acabam perdendo animais valiosos e parte de suas plantações e muitos leões, como outros animais selvagens, são mortos em retaliação.
A parte boa é que um monte de soluções criativas estão sendo desenvolvidas para permitir que as pessoas e os animais selvagens convivam em harmonia. O sistema de iluminação criado por Richard é um grande exemplo disso, e o mesmo custa menos de R$ 20,00.

EXTRAIDO DE:http://www.docol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário