quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O ALIVIO DE MACARRÃO????

Macarrão surpreende e responsabiliza Bruno pelo desaparecimento de Eliza Samudio



FONTE: DN ONLINE
Um testemunho de amizade grafado na pele. "Bruno e Maka. Amizade nem mesmo a força do tempo irá destruir, amor verdadeiro". A tatuagem feita nas costas pelo melhor amigo do goleiro Bruno, Luiz Henrique Romão, o Macarrão, fomentou especulações sobre um relacionamento homossexual entre os dois e de uma possível confissão de Luiz para livrar o amigo. No entanto, Macarrão quebrou todas as expectativas e surpreendeu o júri ao confirmar, durante depoimento nesta madrugada, em Contagem, que o goleiro Bruno foi o único responsável por arquitetar o sumiço da modelo Eliza Samudio. Durante o interrogatório da juíza Marixa Rodrigues, ele disse que as acusações que recaem sobre ele são parcialmente verdadeiras, afirmou que não é um monstro como tem sido tratado e ressaltou que só não falou nada antes porque os advogados não o permitiam. A principal parte da confissão foi feita em meio a muito choro do réu.

Em seu depoimento, Macarrão desmentiu a versão prestada anteriormente à Justiça, na qual contava ter deixado Eliza em um ponto de táxi, e revelou que levou a modelo até um homem que desembarcou de um Palio preto na Região da Pampulha. Ele não soube dar detalhes da suposta execução e do que aconteceu depois, mas inocentou Elenilson, Wemerson e Fernanda. "Por ter complicado a vida deles por tanto tempo, peço perdão. Que possam me perdoar", declarou, após dizer que também pedia perdão à mãe da vítima. Macarrão ainda contou que, pressentindo que iriam executar a modelo, tentou aconselhar o amigo. "Eu falei com ele, Bruno, estou te falando como irmão, deixa essa menina em paz, deixa essa menina", contou. O goleiro, no entanto, teria respondido, batendo no peito: 'deixa comigo'.

Ao fim do interrogatório da juíza Marixa Rodrigues, Macarrão desbafou. "Se tem alguém que acabou com a vida de alguém, foi o Bruno, que acabou com a minha vida", declarou. Desde o início de seu depoimento, ele se referiu ao goleiro, na maior parte do tempo, por “meu patrão”, não pelo nome. Transpareceu certa mágua quando disse que o ex-atleta o viu chorar dirariamente durante os dez meses em que partilharam cela na cadeia, mas jamais admitiu a possibilidade de revelar a trama e inocentar os demais envolvidos no caso.

Macarrão começou a responder às perguntas da magistrada por volta das 23h20. Às 1h20 a mãe de Eliza Samudio, Sônia de Fátima Moura, que prestou depoimento pela manhã e acompanhou todo júri atentamente, deixou o plenário. A advogada que a representa, Maria Borges Gomes, esclareceu que pediu à Sônia que voltasse para o hotel ao perceber que Luiz Henrique estava arrastando o relato. Para ela, a presença da mãe de Eliza estaria constrangendo o depoente, que acabou revelando que a modelo foi de fato enviada à morte por Bruno vinte minutos depois que Sônia se ausentou.

Em momento algum Macarrão citou o nome do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, apontado pela promotorita como o matador contratado por Bruno para dar fim à vida de Samudio. Ele afirmou que não viu quem era o homem no Palio preto que recebeu a vítima na Pampulha. Destacou que ela foi iludida por Bruno, que disse para ela acompanhar o amigo de infância porque iria ser levada, por uma terceira pessoa, até um apartamento que o atleta comprou para ela. Ele ainda garantiu que desconhece como se deu a execução da jovem, embora o adolescente primo do goleiro tenha narrado, com riqueza de detalhes, a cena macabra de asfixia e esquartejamento da vítima, na presença dele e de Macarrão.

“Se eu soubesse onde estava o corpo, teria assumido o crime sozinho, há dois anos, pelo vínculo de amizade com Bruno, a quem tinha como um irmão”, declarou ao júri. Chorando muito, ele disse que sofreu a angústia de ser responsabilizado por um crime que não arquiterou durante “dois anos, quatro meses e 22 dias”, destacando que teme ser morto daqui em diante. Ele falou claramente que teme represália por parte do próprio goleiro.

A confissão continuou com o interrogatório do promotor Henry Castro, que saudou o réu pela coragem de quebrar o silêncio. Foi nesta etapa que o nome de Bola foi citado pela primeira vez. Quem o citou foi o representante do Ministério Público, que quis saber se Macarrão o conhecia. O réu garantiu que só conheceu o ex-policial civil durante banho de sol na Penitenciária Nelson Hungria.

Os registros das ligações telefônicas entre os aparelhos celulares de Bola e Macarrão foi o ponto mais abordado pelo promotor. Macarrão disse que falava muito com o ex-policial, cuja identidade e nome desconhecia, porque, a pedido de Bruno, buscava negociar o ingresso do filho de Marcos Aparecido no time 100%, patrocinado pelo atleta. Macarrão afirmou que só tratava o interlocutor por 'parceiro', 'irmão' ou 'cara'. Disse ainda que seu celular era usado por todos do círculo de convivência de Bruno, o que justificaria o grande volume de ligações feitas e recebidas.

Concluído o interrogatório do promotor, a juíza concedeu aos assistentes de acusação e à advogada que representa a mãe de Eliza formularem poucas perguntas ao réu. Em seguida, ela leu três perguntas formuladas pelos jurados. Havia ainda uma quarta pergunta dos jurados, mas a magistrada disse que não a formularia porque ela tinha tom sugestivo.

Confissão parcial e inteligente
Já na parte externa do Fórum de Contagem, o promotor Henry de Castro conversou com os jornalistas sobre a confissão de Macarrão. Ele avaliou a atitude do réu como inteligente e diz que já esperava a confissão, pois a defesa já havia sinalizado isto. “Pela primeira vez, nós temos entre os acusados que permanecem vivos, a imputação deste assassinato ao Bruno”, declarou. Em sua análise, Castro afirmou que se Macarrão não fizesse a revelação de que o goleiro foi o único mentor do plano, seria o próprio Macarrão o único articulador do crime.

Segundo o promotor, Macarrão responderá pelo crime de homicídio simples, não qualificado como definia a denúncia do Ministério Público. “Único delito que o Macarrão de alguma maneira se implicou foi no próprio delito de homicídio como partícipe. Todavia o que a acusação sustenta é que o réu é mais do que um partícipe, é um autentico coautor e coarticulador desse delito”, disse.

O promotor ressaltou também que as palavras de Macarrão inocentaram alguns réus. “Ele inocenta a Fernanda, o Elenilson, o Wemerson, e tenta também afastar as responsabilidade do Bola, e implica tudo diretamente ao Bruno. Nem a si mesmo ele implica de maneira completamente direta, por isso é uma confissão parcial”, explicou. Entretanto, ele fez questão de destacar que a promotoria não tem dúvida de que Macarrão participou de todo o trâmite na execução de Eliza, conforme depoimento prestado pelo adolescente primo de Bruno à época.

A ex-mulher de Bruno continua sendo apontada pelo promotor como uma das personagens principais do crime. “A Dayanne não é mandante. Ela é uma das protagonistas deste delito”, conta Henry, explicando que o filho de Eliza não foi morto porque a ex-companheira do goleiro assumiu que iria garantir de alguma maneira a guarda do bebê.

Por fim, o promotor afirmou, categoricamente, que os restos mortais de Eliza jamais serão encontrados. “O corpo de Eliza foi totalmente destruído", garante. Ele disse que a modelo foi esquartejada e teve os pedaços tornados cinzas, que foram espalhados em um areal onde, inclusive, foram encontrados vestígios de sangue.

Sobre o temor de Macarrão em ser assassinado, o promotor disse que, após o cumprimento da pena, quando o condenado tiver direito ao regime aberto ou ganhar a liberdade, poderá, caso solicite, ser incluído no Serviço Nacional de Proteção à Testemunha.

Defesa fala em pena branda

O advogado de Macarrão, Leonardo Diniz, acredita que a confissão de seu cliente vai fazê-lo responder apenas por co-participação no crime de homicídio. “Ele só vai responder o crime por levar Eliza Samudio para o local da morte. Compete agora o conselho de sentença decidir qual é o crime e a importância dele. Macarrão é réu confesso de ter participado de um crime de homicídio”, explicou o defensor, que disse esperar uma pena branda, embora tenha preferido não sugerir qual será a sentença dada pela juíza após a conclusão do júri.

Alívio

A advogada Maria Borges Gomes, que representa Sônia Fátima de Moura, mãe de Eliza, disse que sua cliente não tinha dúvidas de que a filha tenha sido morta e que já não tem esperanças de que os restos mortais sejam encontrados, já que a execução foi feita por um matador profissional. Porém, afirmou que a família da modelo fica aliviada com a confissão, porque garante, enfim, que a justiça seja feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário