quarta-feira, 6 de março de 2013

CINTURÃO DE RADIAÇÃO DA TERRA

Um 3º cinturão de radiações ao redor da Terra


Desde 1958 cientistas sabem que a Terra é circundada por dois anéis em formato de rosca com partículas carregadas, chamados cinturões de radiação de Van Allen.
Agora, um terceiro cinturão temporário foi descoberto, aparecendo durante um mês no ano passado, antes de ser dispersado por uma onda de choque emitida pelo Sol.
Astrônomos  esperam descobrir com que frequência o terceiro anel se forma, além de saber mais sobre o comportamento dos três cinturões, que podem prejudicar os satélites de comunicações e GPS, além de expor  astronautas a doses extras de radiação.
Os cinturões de Van Allen, assim chamados em homenagem a seu descobridor, James Van Allen, se inflam  periodicamente em consequência do clima espacial e tempestades solares, mas o motivo exato disso ainda é pouco compreendido.
As novas observações, publicadas na revista Science, foram feitas pelas sondas gêmeas de Van Allen da Nasa, lançadas em 30 de agosto levando a bordo equipamentos de detecção de partículas de alta tecnologia.
O mais externo dos dois cinturões de Van Allen era anteriormente visto como um anel  blurry ring, mas imagens em alta resolução obtidas pelo instrumento Relativistic Electron Proton Telescope a bordo das sondas  revelaram dois aneis separados, com um claro espaço entre eles. O novo cinturão esteve visível por quatro semanas antes de ser destruído por uma onda de choque vinda do Sol.
 
FONTE: BLOG DE TUDO UM POUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário