segunda-feira, 18 de março de 2013

Minissérie bíblica causa controvérsia por semelhança entre Satã e Obama


Na semana em que mantém os esforços para o corte de gastos do orçamento americano, o presidente americano Barack Obama está sendo considerado o demônio por vários setores da economia. Mas será que a crítica ao político teria ido além na minisssérie "The Bible" ("A Bíblia"), do History Channel?
Ao ter o segundo episódio veiculado na noite deste domingo (17), o programa bíblico apresentou o seu Satã, vivido pelo ator Mohamen Mehdi Ouazanni, que, maquiado para o papel, guardaria uma semelhança impressionante com o presidente Obama.
A controvérsia começou quando o apresentador Glenn Beck, que é conservador e católico, colocou em sua página no Twitter uma foto de Satã. Ele levantou a bola com a pergunta: "Alguém mais acha que o demônio em 'The Bible' parece com um certo sujeito?". O comentário despertou uma comoção online nos Estados Unidos, com vários internautas repercutindo a semelhança e outros rebatendo.

Yuri Gripas/Reuters/Divulgação
À esq., o Satã da série "The Bible"; à dir., o presidente dos EUA, Barack Obama
À esq., o Satã da série "The Bible"; à dir., o presidente dos EUA, Barack Obama
"Coincidência ou um comentário político nada sutil?", questionou a publicação "The Hollywood Reporter", citando que o ator marroquino já fez outros filmes bíblicos para a TV, como "Davi" (1997) e "Os Dez Mandamentos" (2006).
Os executivos do canal e os produtores da minissérie Mark Burnett e sua mulher, Roma Downey, precisaram se pronunciar oficialmente nesta segunda-feira (18) para desmentir as supostas segundas intenções levantadas pelo programa. "O History Channel tem o maior respeito pelo presidente Obama. A série foi produzida com um elenco internacional diverso e respeitado. É um infortúnio que qualquer pessoa faça esse tipo de ligação falsa", rebateu o History Channel por meio de sua assessoria.
"É completamente sem sentido. O ator que faz Satã fez vários personagens em outros épicos bíblicos --inclusive papeis satânicos antes mesmo de Barack Obama ser eleito nosso presidente", disse Downey.
"The Bible" transformou-se em um hit quando estreou semana passada com 14 milhões de espectadores, estreia superior a da série "The Walking Dead", da AMC. A minissérie em dez partes baseada em trechos da Bíblia caiu para 10 milhões de espectadores no último domingo, uma queda considerada normal.

fonte:folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário