quinta-feira, 20 de junho de 2013

ADÃO ERIDAN X SANDRO PIMENTEL CAMARA DE NATAL "PEGA FOGO"

O vereador Sandro Pimentel, do Psol, informou na manhã desta quinta-feira que encaminhou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Natal uma representação contra o vereador Adão Eridan, do PR, por danos morais.  Ele disse que Adão Eridan foi desrespeitoso quando o chamou de “mentiroso” e o assunto, segundo o vereador do Psol tem que ser examinado pela Comissão de Ética. A discussão aconteceu em plenário na sessão desta última quarta-feira. “Estou também consultando o meu advogado para saber se posso entrar com uma ação na justiça contra Adão Eridan”, disse Sandro Pimentel, acrescentando que tudo começou quando as redes sociais divulgaram o nome dos vereadores, inclusive Adão Eridan, que votaram pelo aumento dos vereadores previsto para 2015.
Dizendo não ter sido o responsável pela divulgação dos nomes dos vereadores na mídia social, Sandro Pimentel relatou os fatos dizendo ter pedido retratação por parte de Adão Eridan, o que não aconteceu. “Pelo contrário, o vereador continuou com as agressões pessoais e eu não admito isso”, disse o vereador do Psol. Ouvido pela reportagem d´O JORNAL DE HOJE, Adão Eridan reiterou que o vereador Sandro Pimentel  “é mentiroso” ao afirmar que os vereadores votaram pelo aumento de salários dos vereadores. “Sandro Pimentel é mentiroso, e quem concordar com ele é mentiroso também. Ele foi para as redes sociais dizer que os vereadores aumentaram os seus próprios salários e isso não é verdade”, repetiu Adão Eridan, esclarecendo que aumento de vereador é determinado por lei federal.

Chagas: “Está existindo agressão nos debates de plenário na CMN”
Os desentendimentos em plenário de vereadores considerados de esquerda, notadamente do Psol e PSTU, com integrantes de outras legendas não é de agora, mas desde o início da atual legislatura quando chegaram à Casa os vereadores, Amanda Gurgel, Sandro Pimentel e Marcos Antonio.  A partir de então, foi estabelecida uma nova dinâmica nos debates, entretanto, está existindo exageros de ambas às partes, segundo avalia o vereador Chagas Catarino, do PP, considerado um vereador moderado que se auto-proclama defensor intransigente das comunidades.
Outro que está na pauta da conciliação é o vereador Paulinho Freire (PP), que recentemente usou a tribuna para pedir moderação aos colegas mais exaltados, a exemplo de Rafael Motta (PP) e Felipe Alves (PMDB), que também têm apelado no sentido de que os debates sejam direcionados para tentar resolver os problemas de Natal. Entre os problemas mais urgentes os vereadores citam a melhoria na saúde pública e o aumento nos índices de violência nos diversos bairros da capital. O vereador Luiz Almir, do PV, por exemplo, defende um movimento popular para diminuição da maioridade penal. Ele, inclusive, está coordenando um abaixo assinado a ser encaminhado as autoridades em Brasília pedindo mudança na lei. (JP)

Amanda diz que estudantes continuarão nas ruas
A vereadora Amanda Gurgel, do PSTU, informou na manhã de hoje que os estudantes nalalenses irão continuar com o movimento reivindicatório nas ruas de Natal para pacificamente reivindicar que o aumento no preço da passagem de transportes coletivos em Natal seja revogado pelo prefeito Carlos Eduardo. “Essa é uma luta permanente, até que a nossa reivindicação seja atendida”, disse a vereadora, defendendo que tudo seja feito dentro da normalidade, sem agressões e sem depredação do patrimônio público e privado. “Essa é a nossa intenção”, ressalta a vereadora, esperando que mais de 15 mil pessoas compareçam ao movimento reivindicatório em frente ao Shopping Via Direta.
Amanda Gurgel, disse ainda que participará do movimento no final da tarde de hoje quando  manifestantes natalenses estarão reunidos nas imediações do Shopping Via Direta reivindicando melhorias para os serviços públicos, principalmente para a saúde e educação em todo o Brasil. Quem também se mostra favorável ao momento é o vereador Adão Eridan, do PR, segundo ele, desde que não aconteçam cenas de vandalismo. “Sou favorável às manifestações, mas vejo que existem bandidos dentro do movimento que vão assaltar e roubar”, constata o vereador do PR, acrescentando, entretanto, que não participará do evento, segundo ele, “propício para o grupo do PSTU e do Psol.

PROTESTO
Amanda denuncia que depois dos primeiros protestos contra a passagem de ônibus em Natal, que foram reprimidos pela polícia, o prefeito Carlos Eduardo (PDT) reduziu em apenas dez centavos a tarifa. Segundo a vereadora, a medida preservou o lucro dos empresários e manteve a precariedade do transporte. Para se ter uma ideia, entre 1996 e 2013, a tarifa de transporte em Natal subiu 458,14%. Entretanto, no mesmo período, a inflação medida pelo INPC foi de 196,40%. Ou seja, a tarifa aumentou 88,31% acima da inflação. Ainda assim, os serviços de ônibus continuam de péssima qualidade.
“É hora de a juventude e os trabalhadores tomarem as ruas em passeatas. É possível revogar o aumento, garantir os direitos e derrotar a repressão dos governos. Eu e o meu partido estaremos na manifestação, como sempre estivemos.”, destaca a vereadora Amanda.
Para a socialista, a passagem poderia ser muito mais barata e com passe livre para estudantes e desempregados, caso as linhas de ônibus em Natal não fossem operadas por seis empresas que sempre lucraram fortunas à custa do sofrimento da população. “Não podemos admitir que um serviço essencial que deveria ser um direito da população, como é o transporte, seja caro, de péssima qualidade e só sirva para encher os bolsos dos empresários.”, diz a parlamentar do PSTU.

FONTE: JHRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário