domingo, 23 de junho de 2013

IBOPE: 75% DOS BRASILEIROS APOIAM MANIFESTAÇÕES

Mesmo com cenas de vandalismo, de destruição do patrimônio público e privado e da escalada da violência, manifestações são defendidas pela ampla maioria da população; pesquisa Ibope feita em 79 municípios de todos os Estados revela apoio de 75% e participação de 6%; transporte público é apontado como o principal motivo por 77%; segundo o Datafolha, atos devem continuar em São Paulo para 66% dos paulistanos.
247 – Apesar das cenas de vandalismo, de depredação do patrimônio público e privado e da escalada da violência, institutos de pesquisa captam que os brasileiros apoiam a continuidade das manifestações que têm ocorrido em cidades de todo o País nas últimas semanas. Em São Paulo, palco de manifestações pacíficas, mas também de atos de extrema violência, como o cerco à Prefeitura e as depredações no centro - além da repressão da Polícia Militar no início - a maioria defende que os atos continuem.
Com abrangência nacional, uma pesquisa Ibope mostra que 75% dos brasileiros apoiam os atos que têm ocorrido em diversas cidades nas últimas semanas. De acordo com o levantamento, encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e divulgado pela revista Época, 6% participaram dos protestos. Nas entrevistas, realizadas nos dias 19 e 20, o transporte público foi apontado como o principal motivo para os atos por 77%, seguido pelos políticos (47%) e pela corrupção (32%).
Realizada com 1.008 pessoas de 79 municípios de todos os Estados, a pesquisa apontou também que 40% apoiam a Copa das Confederações no País, 28% apoiam em parte e 31% não apoiam. Já a Copa do Mundo de 2014 não tem o apoio de 29% dos brasileiros. Os entrevistados deram notas de 0 a 6, de 7 a 8 e de 9 a 10 para políticos de diferentes cargos. A presidente Dilma Rousseff teve o melhor desempenho, enquanto vereadores e deputados receberam as piores notas, segundo a Época.
São Paulo
Uma pesquisa do Instituto Datafolha realizada com 606 pessoas na última sexta-feira e divulgada neste domingo pelo jornal aponta que 66% (dois a cada três) dos paulistanos querem que as manifestações prossigam. De acordo com o levantamento, o apoio se mostra mais contundente entre os mais escolarizados, com renda mensal de cinco a dez salários mínimos ou os mais ricos. Os que se mostram contra (34%) são em sua maioria mais velhos e com renda de até dois salários mínimos.
Na avaliação de 65% dos paulistanos, as manifestações trazem mais benefícios pessoais do que prejuízos. Quanto à pauta das reivindicações, ampliada depois que os protestos aumentaram e se espalharam por outras cidades – ou foi manipulada pela grande mídia (leia mais) – 40% defende que ela deva ser a melhoria da saúde, enquanto outros 20% acreditam que a educação deveria ser a principal reivindicação dos ativistas que estão nas ruas.
A Polícia Militar, que no início reprimiu com violência os protestos na cidade de São Paulo, não é bem vista para boa parte dos paulistanos. Segundo o Datafolha, 30% veem a corporação como nada eficiente na prevenção de crimes. O resultado aumentou 3% desde a pesquisa feita no dia 13, quando 105 manifestantes foram feridos, de acordo com os organizadores. Para 43%, a PM é mais violenta do que deveria, parcela que diminuiu 8% depois que os policiais passaram a acompanhar os atos pacificamente

FONTE:DEDÉCAMILO

Nenhum comentário:

Postar um comentário