sábado, 21 de setembro de 2013

OFICINA DE JOÃO REDONDO EM LAGOA SALGADA-RN

Prêmio Deífilo Gurgel de Cultura Popular

O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por intermédio da SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DE CULTURA/FJA, cria o PRÊMIO DEÍFILO GURGEL DE CULTURA POPULAR tem objetivo garantir a democratização e o acesso aos recursos de incentivo à produção de bens culturais nas várias regiões do Estado do Rio Grande do Norte, projetos e ações, no segmento CULTURA DE TRADIÇÃO – Folclore, João Redondo, Poetas Populares .



PATROCINADORES
 








Coordenadora/Mediadora
Profª Graça Cavalcante



                                  JOÃO REDONDO OU MAMULENGO (O TEMA)

De acordo com Luís da Câmara Cascudo em seu “Dicionário do Folclore”, Mamulengo “é uma espécie de divertimento popular em Pernambuco, que consiste em representações dramáticas por meio de bonecos, em pequeno palco, alguma coisa elevado. Por detrás de uma empanada, esconde-se uma ou duas pessoas adestradas, e fazem que os bonecos se exibam com movimento e fala. A esses dramas servem ao mesmo tempo de assunto, cenas bíblicas e de atualidade. Tem lugar por ocasião das festividades da igreja, principalmente nos arrabaldes. O povo aplaude e se deleita com essa distração, recompensando seus autores com pequenas dádivas pecuniárias. Em outras regiões do país a “brincadeira” (como denominam os praticantes desta arte popular), adquire outras denominações como Babau, na Paraíba, João Redondo, no Rio Grande do Norte e Cassimiro Côco, no Ceará, entre outras,etc”.
A etimologia do termo “mamulengo” é controversa, presume-se  que tenha origem na conjugação das palavras: mão e molengo, mão mole, mão que se move. A tradição ainda resiste no trabalho de diversos Mamulengueiros, principalmente nordestinos, que preservam essa forma popular de arte dramática, o Mamulengo: um teatro  popular, de riso e de deboche.


JOSÉ TARGINO FILHO ( O MESTRE)


O Teatro de João Redondo enquadra-se tanto no gênero das artes plásticas no tocante á construção artística e artesanal dos bonecos e das artes cênicas se tratando das apresentações cênicas do teatro de bonecos.

O mestre José Targino Filho, 86 anos, três filhos, desde criança revelou-se um artista nato, pois entre os seus seis irmãos, o menino José Targino foi àquele que mostrou mais iniciativa e interesse por uma arte. Quando tinha 10 anos de idade, viu o teatro de bonecos pela primeira vez e ficou encantando, com o movimento e as vozes dos bonecos. Foi numa apresentação de um brincante da Paraíba, chamado Manoel Januário, mas que em seu entendimento infantil registrou o nome do brincante como, “Mané Jinuaro” e, no início da brincadeira do mestre paraibano, convidou uma criança para ajudá-lo na mágica e prontamente, o menino José Targino levantou-se para ajudar na mágica. E desde esse dia, o menino teve a ideia de fazer uns bonecos com sabugo de milho e tentou imitar a brincadeira do Calungueiro. Animado com a criação dos bonecos, o mestre mostrou a sua pequena apresentação, para os familiares e vizinhos, que resultou em elogios e incentivos para investir nessa arte. E assim, aos 18 anos de idade, o mestre colheu uma madeira no mato e, sem a ajuda de ninguém, confeccionou uns bonecos, pintou e ficou brincando sozinho e afirma sempre nas entrevistas: “ninguém me ensinou, ficou tudo na minha memória e eu fiz os bonecos. Tirei dos meus estudos mesmo”.

A OFICINA FOI REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL EDMUNDO NEVES DO NASCIMENTO EM LAGOA SALGADA-RN NO PERÍODO DE 16 A 20/09/2013.
 


Participaram da oficina 10 alunos da referida escola, 2 alunos da rede municipal da Escola Francisco Paulino da Cruz, 2 alunos do Colégio Ideal (Santo  Antonio RN) e o editor do blog.

Esperamos que uma semente plantada produza frutos e que jamais desapareça as coisas belas e de inocência que trazem alegria.


IMAGENS DA OFICINA
Secretário de Educação do Município João Dimas na abertura da Oficina e explanação do Jose Targino 





contatos com os bonecos





construção dos camisolões para bonecos

Andrezza Targino neta do Mestre e Rafael






JOSE TARGINO

DETALHES  COM ISMAEL

COSTURANDO O CAMISOLÃO

MATHEUS

EM VISITA A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DANIELA

A PROFESSORA DANIELA AJUDANDO ANDREZZA


ADRICIA BENTO E JOÃO ROBERTO

 



A DIRETORA ANA LOPES QUE FOI IMPORTANTE ´PARA REALIZAÇÃO DA OFICINA, COM ADRICIA BENTO

PROFESSOR DE GEOGRAFIA RAFAEL, PRESENTE EM DUAS OPORTUNIDADES


JACIELMA

JOÃO ROBERTO CONCLUINDO

RAFAEL FEITO

Adicionar legenda

FABIO FERREIRA









Um comentário:

  1. Parabéns pela oficina de formação de multiplicadores desse saber-fazer ministrada pelo mestre José Targino e patrocinada pelo Governo do estado.Viva o Teatro de João Redondo!

    ResponderExcluir