Moradores de São Francisco do Sul (SC) tiveram que deixar as casas às pressas na madrugada desta quarta-feira (25) após o incêndio em depósito de fertilizantes que lançou uma nuvem de fumaça sobre a cidade.
"Assim que saímos a fumaça tomou conta da rua. Eles [Defesa Civil] falaram que era para sair que tinha fumaça tóxica. Nem fiz pergunta, só saí do jeito que estava", disse a dona de casa Luana Nascimento, 27.
A fumaça, que cobriu seis bairros da cidade, é resultado de um incêndio iniciado por volta das 23h de terça-feira (24), após explosão de um galpão com carga de dez toneladas de fertilizantes.
Até o início da tarde desta quarta-feira (25), o fogo ainda não havia sido controlado, segundo o Corpo de Bombeiros local.
O governo de Santa Catarina informou no início da tarde que a fumaça não pode ser considerada tóxica, mas oxidante. É composta sobretudo por nitrato de amônia, produto que causa irritação na pele, mucosas, sistema respiratório e olhos.
Moradores do entorno do depósito tiveram que sair de casa de madrugada. Integrantes da Defesa Civil e bombeiros voluntários bateram de porta em porta pedindo que as pessoas deixassem a área.
No começo da madrugada, cerca de 200 pessoas estavam acomodadas em centros de triagem montados pelas prefeituras em duas escolas.
"Colocamos a escola à disposição dos bombeiros para abrigar as pessoas. Várias pessoas chegaram aqui tossindo muito e foram encaminhadas pelo Samu ao hospital", disse Eliete Estácio, diretora de uma das escolas transformadas em abrigo.
Alguns moradores apresentavam sintomas como dor de cabeça, náuseas e ressecamento da garganta e dos olhos.
"Apesar de a fumaça ser tóxica, quem ficou exposto por pouco tempo não corre risco. Basta sair da fumaça e respirar ar fresco", disse Cleones dos Santos, coordenador de enfermagem do Samu da região.
Salmo Duarte/Agência RBS | ||
Bombeiros do norte de Santa Catarina tentam controlar um incêndio de grandes proporções em um armazém de produtos químicos, em São Francisco do Sul |
Nenhum comentário:
Postar um comentário