sábado, 28 de setembro de 2013

Vereadora quer barrar eleição antecipada

A estratégia do presidente da Câmara, vereador Albert Dickson (PP), de antecipar a eleição da Mesa Diretora enfrenta resistências no Legislativo. A vereadora Eleika Bezerra apresentou emenda proibindo a antecipação do pleito. “O princípio democrático coaduna-se com a reeleição das Mesas Diretoras das Câmaras e Assembleias. Todavia, certas manobras políticas, tais como a antecipação desarrazoada, prematura e inoportuna da eleição para o segundo biênio, na prática, por vezes fere o princípio republicano”, justificou a vereadora na emenda. Para entrar em urgência, o projeto da vereadora precisa de 20 votos. 

A articulação que o vereador Albert Dickson está fazendo busca aprovar, já na próxima semana, a emenda a lei orgânica municipal para permitir a reeleição da presidência da Mesa. Pelo plano de Dickson, logo após a aprovação da emenda permitindo a reeleição seria apresentado pedido para antecipar a Mesa Diretora.

A proposta de eleição da Mesa traz outra mudança. A votação seria por cargo e não em chapa fechada. Um dos cargos mais disputados é o de vice-presidente, já que Albert Dickson deverá ser candidato a deputado estadual e, se conseguir ganhar, o vice seria alçado a titularidade da gestão da Mesa. 

Líder do prefeito Carlos Eduardo, o vereador Júlio Protásio (PSB) está articulando para ser candidato a vice-presidente. Maurício Gurgel (PHS) também busca o mesmo cargo. Mas, neste momento, o favoritismo é de Protásio.

fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário