quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Funcionários dos Correios entram em greve

Greve correios São José dos Campos 2013 (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Greve correios teve início nesta quinta-feira (30) em
São José (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Trabalhadores dos Correios iniciaram nesta quinta-feira (30) uma greve por melhorias nas condições de trabalho e dos benefícios. Segundo o sindicato da categoria, por volta das 11h30, o movimento teve a adesão de cerca de 60% dos funcionários na região.
A greve dos Correios foi aprovada pelos trabalhadores na noite quarta-feira (29) durante assembleia. A categoria é contra a privatização do plano de saúde e reivindica o pagamento de uma gratificação prevista no plano de cargos e salários e a entrega de cartas no período matutino - o que, segundo o sindicato, tornaria o trabalho menos penoso.

"A principal discussão é a privatização do plano de saúde. Os Correios estão fazendo uma empresa para gerir nosso plano de saúde e com isso deve gerar um desconto na folha de pagamento dos trabalhadores. O plano está sendo criado e não nos dão informações sobre isso", afirmou Anderson William, delegado sindical. A região do Vale do Paraíba possui 51 unidades.
Em setembro de 2013, os trabalhadores dos Correios fizeram uma paralisação por reajuste salarial. O setor de correspondência foi o principal afetado e um mutirão para a entrega de cartas foi realizado após o protesto em algumas cidades.

Por meio de nota, os Correios informaram que os serviços funcionam normalmente nesta quinta-feira. Veja abaixo a íntegra da nota:

Os Correios em todo o Brasil estão funcionando normalmente nesta quinta-feira (30). Todas as agências estão abertas, todos os serviços estão disponíveis e a entrega de cartas e encomendas está normal. Não há adesão significativa nas localidades que decretaram paralisação e nessas localidades, os Correios já estão implantando seu plano de contingência e garantindo o funcionamento normal das atividades.
A empresa tem se reunido mensalmente com os representantes dos trabalhadores de todo o Brasil na Mesa Nacional de Negociação Permanente, assim, não há justificativa para paralisações que não representam a vontade da maioria dos empregados dos Correios.
Plano de saúde - Os Correios estão cumprindo o que foi definido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) no ano passado a respeito do plano de saúde da empresa: todos os benefícios estão garantidos, incluindo dependentes cadastrados, porcentagem de compartilhamento, não cobrança de mensalidade ou tarifas, rede credenciada e cobertura de procedimentos entre outros.
Com relação ao Plano de Cargos e Carreiras PCCS, a empresa ressalta que os Correios realizaram a implementação das progressões salariais conforme proposta apresentada em audiência na Justiça do Trabalho de São José dos Campos. Não houve até o momento nenhuma decisão judicial em contrário.
Com relação às entregas pela manhã, desde 2012, os Correios desenvolvem um projeto-piloto para a implantação do programa de entregas matutinas em algumas localidades das diretorias regionais do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Em 2013, esse projeto-piloto foi ampliado para algumas cidades de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário