quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Lais Souza não mexe braços nem pernas após acidente em treino de esqui

A ex-ginasta e esquiadora Lais Souza, 25 anos, respira com ajuda de aparelhos e não consegue mexer os braços nem as pernas após sofrer acidente durante treino de esqui aéreo, esporte que representaria o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia. Ela seria a primeira representante brasileira na disputa do esqui aéreo na edição de inverno das Olimpíadas.
Norbert FoesterlingLais Souza participava de projeto que investia em atletas para representar o Brasil no esqui aéreo; treinos começaram em 2013Lais Souza participava de projeto que investia em atletas para representar o Brasil no esqui aéreo; treinos começaram em 2013

Após o acidente, ocorrido na segunda-feira passada (27), em Salt Lake City, nos Estados Unidos, ela foi submetida a cirurgia após deslocamento na coluna cervical. As informações estão no boletim médico divulgado pelo Hospital da Universidade de Utah, onde ela está internada e foi cirurgiada.

Lais estava nos Estados Unidos provisoriamente acompanhada de Josi Santos, outra integrante da equipe brasileira e também ex-ginasta, além do técnico Ryan Snow. As duas agurdavam para as próximas horas a confirmação da classificação para os jogos de Sochi.

O pai da atleta foi o primeiro a chegar nos Estados Unidos para acompanhar a filha junto ao técnico. Ele disse que, apesar do acidente, não pretende convencer a filha para que desista do esporte. "Podemos estar abaixo de um teto e morrer. Eu não vou encorajar ela a parar não, isso vai ser uma atitude dela", disse.

Veja abaixo o boletim médico na íntegra:

Utah, 28 de janeiro de 2014 

Lais Souza, 25 anos, atleta integrante do Time Brasil, sofreu grave acidente enquanto esquiava em Park City, Utah, na ultima segunda-feira,  27 de janeiro de 2014. Neste momento ela está sendo tratada na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica do Hospital da Universidade de Utah, em Salt Lake City. Lais sofreu um trauma severo na coluna cervical. 

De acordo com a equipe médica, Lais foi submetida a tratamento cirúrgico para realinhar a coluna cervical. Lais está acordada, segue comandos, mas não pode mover seus braços e pernas neste momento e está com o auxílio de ventilação mecânica para respirar. Está sendo cuidada pela Dra. Holly Ledyard, neurointensivista, e pelo Dr. Andrew Dailey, neurocirurgião, ambos da Universidade de Utah. 

"Lais terá uma longa recuperação à sua frente. Neste momento, não podemos prever como será seu prognóstico em longo prazo. Ela está recebendo cuidados médicos excelentes e sua equipe médica está fazendo tudo para que ela tenha a melhor recuperação possível", disse o médico do Time Brasil, Dr. Antonio Mattos.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário