segunda-feira, 15 de abril de 2013

Nicolás Maduro é eleito presidente da Venezuela

Considerado sucessor político de Hugo Chávez e atual presidente interino do país, Nicolás Maduro, foi eleito presidente da Venezuela, de acordo com anúncio da presidenta do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena. Maduro, candidato da situação, teve 50,66% dos votos, superando os 49,07% do oposicionista Henrique Capriles. Maduro irá suceder Hugo Chávez, que morreu em março após lutar contra um câncer.

De acordo com a presidenta do conselho, não há como o resultado mudar. Até então, haviam sido apuradas 99,12% das urnas. "O CNE, quando dá um resultado eleitoral, é porque é irreversível", disse. Segundo o conselho, 78,71% dos eleitores votaram nesse domingo (14). O resultado foi divulgado às 23h16 (horário de Caracas).
Elza Fiúza/ ABrNicolás Maduro, sucessor de Chávez, foi eleito presidente da Venezuela nesse domingoNicolás Maduro, sucessor de Chávez, foi eleito presidente da Venezuela nesse domingo

Maduro tem 51 anos, foi motorista de ônibus e participou desde o início do movimento de esquerda fundado por Hugo Chávez. Em 2000, foi eleito deputado da Assembleia Nacional, e em 2006, assumiu o cargo de Ministro das Relações Exteriores do governo de Chávez, e se manteve na função até ser designado vice-presidente do país.

Ele assumiu interinamente a Presidência da Venezuela, quando Chávez teve de se afastar de suas funções para tratar o câncer. Foi escolhido, pelo próprio Chávez, para ser seu herdeiro político. Maduro continuou como presidente do país após a morte de Chávez e durante o período eleitoral. Sua estratégia de campanha buscou vinculá-lo fortemente à imagem do líder venezuelano.
 
Tibisay Lucena apelou para que os candidatos peçam a seus seguidores que recebam o resultado das urnas com tranquilidade, ressaltando que o processo de votação foi tranquilo, pacífico e que os venezuelanos definiram os rumos do país "em paz e por meio dos votos".
fonte:Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário